quarta-feira, 30 de março de 2011

Cidadão Instigado


O Cidadão Instigado criado por Fernando Catatau, que responde pela famosa guitarra de timbres distorcidos e também pelos vocais e teclados. O resultado é um rock psicodélico com referências a Roberto Carlos, Santana, Pink Floyd e Bee Gees. Os novos arranjos se embalam numa música brasileira contemporânea, cheia de guitarras alucinadas e letras poéticas, cantadas numa voz melódica, única. A banda foge de rótulos e diz que o único regionalismo presente em sua música é o sotaque cearense do vocalista.

O Cidadão Instigado é uma banda brasileira de rock, criada em 1994, em Fortaleza.

Criada em 1994 e liderada por Fernando Catatau, também compositor e arranjador de todas as músicas da banda, o Cidadão Instigado faz um rock influenciado pela música nordestina e pelo rock dos anos 1970, além da música romântica "brega" brasileira - o que se evidencia pelo tom muitas vezes melancólico das canções.

O primeiro álbum da banda foi gravado no ano de 2002, intitulado O Ciclo da De.Cadência. Três anos mais tarde, foi lançado O Método Túfo de Experiências.

Em setembro de 2009, a banda lançou o álbum UHUUU!, que contou com a participação de Arnaldo Antunes (cujo álbum "Iê Iê Iê" foi produzido por Fernando Catatau) nas canções "Doido" e "O Cabeção" e de Edgard Scandurra na faixa "Dói". O projeto UHUUU!, produzido pela própria banda, foi um dos vencedores do Prêmio Pixinguinha e contou com o patrocínio da Funarte.



"UHUUU!” traz várias participações especiais. Arnaldo Antunes, que teve seu mais recente álbum (a ser lançado), produzido por Catatau, canta em “Doido” e “O Cabeção”. Edgard Scandurra faz vocais  em “Dói”. Tiquinho (trombone), Hugo Hori (saxofone alto) e Reginaldo (trompete) tocam os metais, bastante presentes no álbum. Marco Axé, que assim como Catatau, é integrante da banda de Otto há oito anos, e responsável pelas congas em “Homem Velho” e “O Cabeção”. Karina Buhr (Comadre Fulozinha) toca pandeirola em “Como as Luzes”.

Integrantes

Fernando Catatau - guitarra e voz
Regis Damasceno - guitarra, violão e voz
Rian Batista - baixo e voz
Dustan Gallas - teclado
Clayton Martin - bateria

Discografia

Álbuns de estúdio

1994 - EP
2002 - O Ciclo da Decadência - Selo Instituto
2005 - Cidadão Instigado e o Método Túfo de Experiências
2009 - UHUUU!



Singles

2009 - Escolher Pra Quê?
2010 - Contando Estrelas

FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário: