sexta-feira, 11 de março de 2011

Ivon Curi


Ivon Curi 1956 - "Delicadeza"


Ivon Curi canta no filme "Depois eu Conto", de José Carlos Burle & Watson Macedo, de 1956. Na cena ainda estão Dercy Gonçalves e Eliana Macedo.


Ivon Curi, cujo nome de registro é Ivon José Cury, nasceu em Caxambu, cidade balneária do sul de Minas Gerais, em 5 de junho de 1926. Os irmãos mais velhos de Ivon eram locutores da Rádio Nacional, a maior emissora brasileira, situada no Rio de Janeiro. Seus nomes: Alberto e Jorge Cury. Por estar muitas vezes com os irmãos, Ivon foi fazendo amizades no ambiente artístico e teve coragem de mostrar seus dotes artísticos de cantor, pois antes ele era um simples caxeiro-vendedor.

Passou então a cantar em festas e shows , desde o ano de 1944. Era um garotão alto, moreno, bonito. E cantava sambas-canção e cançonetas francesas. Era influenciado pelo cantor francês Jean Sablon. Sua voz melodiosa , bonita, aliada a sua aparência de galã, fazia sucesso.



E em 1947, conseguiu seu primeiro contrato com a Rádio Nacional. Na emissora cantavam ídolos do Brasil, como Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Emilinha Borba, Marlene.

Ivon transferiu-se para a Rádio Tupi. E isso foi bom para ele, pois veio para São Paulo, e quando a Televisão Tupi foi inaugurada na capital paulista, em 1950, o jovem cantor mineiro foi convidado para cantar com Hebe Camargo a música: "Meu Pé de Manacá". E isso foi gravado em película, se constituindo em um dos poucos registros da época. Ivon Curi, ao lado de Hebe Camargo, cantando Manacá, foi inúmeras vezes repassado nas telas da televisão.


http://www.youtube.com/watch?v=fdrTprs7KuA

Em 1949, um ano antes da inauguração da televisão, Ivon já havia gravado pela Continenntal, ao lado de Carmélia Alves, o baião: "Me Leva".

Em 50, participou ainda do filme:'Aviso aos Navegantes". E , no ano seguinte, "Aí Vem o Barão".

Em 52, atuou no filme: "Barnabé, Tu És Meu". Depois gravou em francês:"La Vie en Rose"; "C'est Si Bon". Em seguida gravou músicas de sua autoria, pois Ivon era também compositor. Gravou: "Obrigado"; "Tá Fartando Coisa Em Mim";"Humanidade".

Foi nessa época, 1952, que começou a incluir em seus shows, piadas e brincadeiras. Era um show-man, um cançonetista e fazia muito sucesso. Era amado pelo público. E também tinha repertório de músicas nordestinas. Gravou:"Ë Fogo Na Roupa"; "Baião das Velhas Cantigas"; "Farinhada"; "O Xote das Meninas"; "João Bobo"; "Beija-Flor". Excursionou então pela Europa, fez muito sucesso em Portugal, tendo sido considerado o melhor cantor do Brasil.

IVON CURY - 1957, DE LUIZ VIEIRA : "ESTRADA DO COLUBANDÊ".

Em 1961, casou-se com Ivone. Em 1977, porém, a Continental já havia lançado o LP "Ivon Curi".

Esteve uns anos afastado da vida artística, mas em 84 voltou, fazendo uma retrospectiva de sua carreira, e fez sucesso. Lançou novas canções. Em 84, quando ele voltou aos shows, fazia 40 anos de carreira.

Em 87, lançou o disco: "Ivon Curi, Ontem e Hoje", arrebatando o público, que tinha saudade.

Em 93, gravou : "Douce France". E sua úlltima gravação foi: "O Forró do Beliscão", em 1995.

Além de cantor, compositor e show-man, Ivon Curi também foi ator e comediante, tendo participado,entre outros, no programa:"Adoráveis Trapalhões".

Grande cantor e grande figura humana, Ivon Curi faleceu em 24 de junho, de 1995, na cidade do Rio de Janeiro.




FONTE
MUSEU DA tv

Nenhum comentário: