quinta-feira, 3 de março de 2011

Wagner Segura


O violonista, arranjador, compositor Wagner Segura teve seus primeiros contatos com a música ainda na infância e aos 16 anos conheceu o choro, do qual nunca se afastou. Inicialmente o cavaquinho, em seguida, o bandolim e atualmente dedica seus estudos aos violões 6 e 7 cordas. Foi integrante de alguns grupos de choro como o “Vibrações” e o “Nosso choro’’. Apresentou-se com grandes nomes da música brasileira, com Artur Moreira Lima, Altamiro Carrilho, Silvio Caldas e Noite Ilustrada...



Wagner do Amaral Segura (29/9/1961) Instrumentista. Violonista, cavaquinista e bandolinista. Arranjador. Compositor. Um dos principais propagadores e divulgadores do gênero choro em Florianópolis, onde integrou conjuntos do gênero, tais como Vibrações e Nosso Choro.



Tem cursos de Harmonia Aplicada e Música Popular Brasileira com Ian Guest (RJ), e Prática de Choro, com Luiz Otávio Braga (RJ), realizado pela Fundação Cultural de Curitiba.

Criador do Centro Musical Wagner Segura, escola pela qual passaram vários músicos da nova geração de Santa Catarina, entre os quais o cavaquinhista Chico Camargo, Daniel Aranha, Guilherme Cardoso, Anderson Ávila, Marinho e Ademar, além dos integrantes do grupo Ginga do Mané (formado por Andrey Miranda, Fernanda Silveira, Fabrício Gonçalves, Thiago Larroyd e Igor Issikaba).



No início da década de 1980 foi um dos fundadores do grupo de choro Vibrações, com o qual atuou em projetos como o "Projeto Pixinguinha", em Santa Catarina, e o "Projeto Pixingão", no Rio de Janeiro. Como músico acompanhou artistas como Paulo Moura, Altamiro Carrilho, Ademilde Fonseca, Sílvio Caldas, Neide Mariarrosa, Zininho, Artur Moreira Lima, Marcelo Bratte, Rute Gebler, Neide Mariarrosa, Maria Helena, Noite Ilustrada, Nei Lopes, Dominguinhos do Estácio, David Corrêa, Aroldo Melodia, Almir Guineto e Monarco, entre outros.

Participou dos concertos da Pró-Música. Atuou como músico e arranjador, de diversas gravações de artistas catarinenses. Atuou, também, como produtor musical e arranjador em discos de Irene Pavone e Anita Hoepke, Brasil & Argentina e grupo Nosso Choro.



Um dos fundadores e integrante do grupo Nosso Choro, criado em 1991 e com o qual lançou, em 1996, o CD "Nosso Choro", pela Fundação Catarinense de Cultura, disco no qual foram incluídas as suas composições "Egoísta", "No embalo de lá", "Brincando com o sax" e "Gracinha".

Como arranjador, violonista, bandolinista e cavaquinhista, de 1995 a 2003 produziu discos e CDs de todos os sambas-enredo da Embaixada Copa Lord; a trilha sonora dos filmes sobre Victor Meireles e Cruz e Souza, participou como músico e arranjador da gravação de discos e CDs de: Zininho, Neide Mariarrosa, Jorge Coelho, Nosso Choro, Maria Helena, Brasil e Argentina (Deuri e convidados); V ida e Sonhos (Deuri), Anita Hoepcke, Paulinho Vidal, Bom Partido, Bar Fala Mané, Ed Júnior, Acordioníssimo (Irene Pavoni), Jorge Gibbon, Januário, Elias Marujo, Celinho da Copa Lord, entre outros compositores catarinenses.

Em 2010 - O novo CD do violonista Wagner Segura, “Nova Manhã”, deu nome ao espetáculo marcado para dia 29 de outubro às 21 horas, no Centro Cultural de Eventos da UFSC. O show fez parte do Projeto Arte Comercial e contou com a participação dos integrantes da Velha Guarda da Escola de Samba Embaixada Copa Lord.

Wagner tem participado de alguns dos mais importantes eventos musicais de Santa Catarina. Com mais de 25 anos de carreira, o violinista mantém o Centro Musical Wagner Segura, onde já transmitiu seus conhecimentos para vários alunos.

FONTE

DICIONÁRIO MPB

Nenhum comentário: