quinta-feira, 3 de março de 2011

Dona Jandira


Nascida em Maceió, Alagoas, em 1938, Jandira iniciou seus estudos musicais ainda criança, com a mãe, que era professora de piano e acordeom. Devido aos preconceitos da época, não recebeu incentivo para seguir a carreira musical.



Dona Jandira se formou em Pedagogia e optou pela profissão de educadora, na qual trabalhou por longo tempo. Depois dedicou-se ao artesanato, motivo pelo qual participou de um evento em Recife, onde surgiu o convite para trabalhar em Minas Gerais. Chegando em MG se instalou na cidade de Ouro Branco, e algum tempo depois foi morar no pequeno distrito de Itatiaia, onde reside até hoje.

Sua carreira musical começou no final de 2004, aos 66 anos, quando necessitou de uma carteira profissional de músico, pelas atividades desenvolvidas com o coral infantil que criou na cidade onde mora. Quando procurou a Ordem dos Músicos do Brasil, encontrou o músico e produtor José Dias, que ficou encantado com a força e o talento desta excepcional cantora. Começou então, uma parceria que obteve os melhores resultados possíveis e em pouco mais de quatro anos de carreira, obteve total aceitação de público e crítica.



Desde então tem sido considerada uma grande revelação da música em Minas Gerais. Recebeu o XI Troféu Mulheres Influentes pelo jornal MG Turismo e o Troféu Pró Música 2007, idealizado pelo jornalista Ildeu Lino Soares. O reconhecimento não para por aí.

Dona Jandira realizou importantes apresentações na TV, onde se destacam, na Rede Minas, os programas Leila Entrevista (Leila Ferreira), Brasil das Gerais (Roberta Zampetti), Feira Moderna, Arrumação (Saulo Laranjeira), e outros, como Globo Horizonte (TV Globo), Viação Cipó (TV Alterosa), Caleidoscópio (TV Horizonte), Jornal da Band (TV Bandeirantes), TV Aparecida (SP), Sr. Brasil (Rolando Boldrin - TV Cultura SP), na Rádio Inconfidência, os programas Bazar Maravilha (Tutti Maravilha), Feito em Casa (Miguel Rezende), Delírio e Companhia (Everton Gontijo), Rádio Extra (Cristian Fedrnandes) e Rádio Itatiaia, nos programas de Acir Antão e Eduardo Lima.



Na imprensa escrita recebeu matérias de destaque nos principais jornais do estado, como Estado de Minas, O Tempo, Diário da Tarde, Jornal Pampulha, Hoje em Dia e Revista Encontro.

O saldo deste reconhecimento foi a realização de mais de duzentas apresentações com sua banda em importantes casas de espetáculo: Vinnil Cultura Bar, Lapa Multishow, Capim Limão, Mezanino da Travessa, Status, Utópica Marcenaria, Studio B, dentre outros.

Os shows aconteceram em importantes locais e eventos, como no Aniversário da Rádio Inconfidência (Parque Municipal), Museu de Arte da Pampulha, Festival de Inverno da UFMG (Diamantina), Dia Internacional da Mulher (Pça.do Gloria– Contagem), Aniversário da cidade de Nova Lima (Pça.Pública – Nova Lima), Teatro Municipal (São João Del Rei), Estação Cultura (Uberlândia), Festival de Inverno de Ouro Branco, Museu Abílio Barreto, Caravana da Cultura (Nova Lima), Abertura do Congresso do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em BH, 33° Festival de Inverno de Itabira, Festival Internacional de Teatro (FIT), Festival de Cinema (Tiradentes), Stereoteca, Teatro Usina Gravatá (Divinópolis), Centro Cultural Usiminas (Ipatinga), Teatro Fernando Sabino (UFV - Viçosa), Estação do Conde (BH), 20º Encontro da Feliz Idade (Águas de Lindóia-SP), Teatro Manoel Franzen de Lima (Nova Lima), Serraria Souza Pinto (BH), Grande Teatro do Palácio das Artes e muitos outros.


Ainda com fôlego? Pois bem, em agosto de 2008 Dona Jandira lançou seu primeiro CD, interpretando clássicos de artistas como Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso e Ataulfo Alves. O CD conta ainda com composições inéditas de Chico Amaral, Sérgio Moreira, José Dias e Murilo Antunes. O lançamento aconteceu no Grande Teatro do Palácio das Artes, acompanhada de uma banda composta de dez grandes músicos, seguido de uma turnê por sete cidades do interior de Minas.



FONTE

SITE OFICIAL

Nenhum comentário: