sexta-feira, 4 de março de 2011

Ronnie Cord


Ronnie Cord, nascido Ronald Cordovil (Manhuaçu, 22 de janeiro de 1943 — São Paulo, 6 de janeiro de 1986) foi um cantor brasileiro.

Filho do maestro e compositor Hervé Cordovil, aos seis anos já tocava violão.

Em 1959 fez um teste na Copacabana Discos, no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, realizou sua primeira gravação, lançada em LP que reunia vários outros cantores.


Ainda em 1960, gravou o primeiro disco individual, um 78 rpm, com Pretty Blue Eyes (Teddy Randazy) e You're Knochin'me Out (Neil Sedaka e H. Greenfieid).



Seu grande sucesso foi outra música norte-americana, Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polkadot Bikini (Lee Pockriss e Paul Vance), com a qual se manteve, durante seis meses, em primeiro lugar nas paradas de sucesso, e que lhe valeu o troféu Chico Viola do ano.

Em 1961 estreou como compositor lançando Sandy, pela Copacabana. Seu maior sucesso foi a canção Rua Augusta, com letra de Hervé Cordovil, lançada pela RCA Victor em 1963, recebeu, em 1964 e em 1965, vários troféus.



Entrei na rua Augusta a 120 por hora
Botei a turma toda do passeio pra fora
Com 3 pneus carecas sem usar a buzina
Parei a 4 dedos da esquenaBye,Bye Jonny
Bye,Bye, Alfredo
Quem é da nossa gangue não tem medo
Bye,Bye Jonny
Bye,Bye, Alfredo
Quem é da nossa gangue não tem medoMeu carro não tem
breque, não tem luz, não tem buzina
Tem 3 carburadores todos os 3 envenenados
Só para na subida quando acaba a gasolina
Só passa se tiver sinal fechado
(No tremendão)Bye,Bye Jonny
Bye,Bye, Alfredo
Quem é da nossa gangue não tem medo
Bye,Bye Jonny
Bye,Bye, Alfredo
Quem é da nossa gangue não tem medo

Curiosamente, o maior hino do rock brasileiro pré-jovem guarda veio com “Rua Augusta”, escrita por Hervê Cordovil (parceiro de Noel Rosa) e gravada por seu filho Ronaldo, que artisticamente atendia por Ronnie Cord. Com uma harmonia simples, como a maioria dos rocks de então, “Rua Augusta” trazia uma letra que captava com perfeição o espírito daqueles anos dourados: “Entrei na Rua Augusta a 120 por hora/ botei a turma toda do passeio pra fora/ fiz curva em duas rodas sem usar a buzina/ parei a quatro dedos da vitrina… Legal!”.

Era mesmo na cidade da Rua Augusta que o rock efervescia, com o aparecimento de diversos cantores, que, se não conseguiram êxito comercial, colaboraram em dar tamanho e variedade para a coisa.


Ronnie já tinha feito o primeiro hit em 1960 com uma cover de “Itsie Bitsie Teenie Weenie Yellow Polkadot Bikini”, de Brian Hylland – quatro anos depois, curiosamente, ele retornou às paradas com uma versão em português da mesma canção: “Biquíni de Bolinha Amarelinha”. Outro clássico.

Em 1965 fez muito sucesso com a versão Biquini de Bolinha Amarelinha (seu sucesso de 1960 em versão de Hervé Cordovil), gravada na RCA Victor.


Ana Maria entrou na cabine
E foi vestir um biquíni legal
Mas era tão pequenino o biquíni
Que Ana Maria ate sentiu-se mal
Ai, ai, ai, mas ficou sensacional

Era um biquíni de bolinha amarelinha tão pequinininho
Mal cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Que na palma da mão se escondia
Ana Maria toda envergonhada
Não que sair da cabine assim
Ficou com medo que a rapaziada
Olhasse tudo por tim por tim
Ai, ai, ai, a garota tá pra mim

Era um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Mau cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Que na palma da mão se escondia

Ana Maria olhou-se no espelho
E fosse quase despida afinal
Ficou com o rosto todinho vermelho
E escondeu o maió no dedal
Acabou toda folia
Da mocinha da cabine
Mas quem é que não queria
Ver a moça no biquíni

Em 1965 e 1966, com seus irmãos Norman e Hervé Júnior (1950-1992), participou dos conjuntos The Cords e Os Cords, que gravou alguns compactos na RCA. Por essa época, atuou em televisão e rádio, no Rio de Janeiro e São Paulo, inclusive no programa Jovem Guarda, da TV Record, do qual participou como contratado nos anos de 1965 e 1966.

Em 1969 lançou as marchas Mulher e meia (Hervé Cordovil e Manoel Vitório) e Um brinde à lua (Hervé Cordovil). Gravou quatro LPs, sendo os três primeiros em inglês.

Abandonou a carreira artística no início da década de 1970, embora participasse esporadicamente de shows de pioneiros do rock brasiteiro.

Faleceu de câncer no pulmão em 1986 com apenas 42 anos de idade, deixando três filhos. Ele trabalhava no setor de vendas e publicidade da companhia Listas Telefônicas Brasileiras.

FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: