sexta-feira, 4 de março de 2011

Golden Boys


Golden Boys, uma das bandas do movimento Jovem Guarda no Brasil, eles são, na origem, o quarteto Doo Wop, formado por três irmãos: Roberto, Ronaldo, Renato Correa José Maria, e um primo, Valdir Anunciação... Começaram num programa de calouros da Rádio Mauá, no Rio de Janeiro, onde todos nasceram, e ainda em 1958 lançaram o primeiro LP, pela Copacabana, com uma faixa que chegou a se destacar nas paradas de sucesso: Meu romance com Laura (Jairo Aguiar).

A partir daí, o grupo se apresentou em todo o Brasil e realizou tournée em vários países, como Uruguai, Chile, Argentina, Venezuela, EUA, Martinica e Nassau, além de algumas cidades européias. Chegou até a atuar no início da carreira na revista musicada "Tem bububu no bobobó", fazendo coro de apoio aos cantores, mas como eram menores de idade, ficavam ao lado do palco, perto da orquestra dirigida pelo maestro Vicente Paiva.

A banda tem gravado muitas trilhas de novelas, vinhetas e prefixos de programas para o rádio e a tv e participado de diversos movimentos da música popular brasileira, viajando por todo o Brasil e por diversos países.



Os Golden Boys começaram a carreira muito jovens, por volta de 1958, como versão brasileira do conjunto americano The Platters. Destacaram-se em apresentações de rádio e televisão, e, inspirados nos quartetos norte-americanos, gravaram vários discos voltados para o público jovem.

Os irmãos Roberto, Renato e Ronaldo também atuaram como compositores de canções de sucesso gravadas por outros artistas, além de serem também produtores. Os Golden Boys excursionaram nos anos 60 por países da América do Sul e gravaram diversos discos.



Este vídeo, que tem o objetivo de lembrar a data e homenagear esses excelentes cantores, traz o registro feito em 1968 para o clássico "Smoke gets in your eyes", de Otto Harbach e Jerome Kern. Canção foi composta originalmente para o musical Roberta, de 1933, sendo que dois anos depois foi levada às telas do cinema, cujo elenco era encabeçado por Irene Dunne, Fred Astaire e Ginger Rogers, tendo ainda a paticipação de Randolph Scott e Lucille Ball, entre outros. No entanto, foi com a gravação feita pelo grupo The Platters em 1958 - ano em que os Golden Boys gravaram o primeiro disco - que se tornou mundialmente conhecida.
Os maiores sucessos foram reunidos em uma coletânea de dois volumes da série Melhores Momentos. Algumas dessas faixas são: Cabeção (Roberto Correia/ Silvio Sion), Alguém na Multidão (Rossini Pinto) e versões de músicas dos Beatles, como Michelle e Ontem (Yesterday).



Os irmãos mais jovens formaram o Trio Esperança, com Regina, Mario e Evinha, mais tarde substituída pela irmã mais nova, Marizinha.

Os Golden Boys lançaram um CD histórico com musicas dos festivais de todos os tempos, pela gravadora Som Livre. São reliquias como Travessia, Cantiga por Luciana, Viola Enluarada, Prá Não Dizer que Não Falei de Flores, Juliana, Ponteio, Sabiá, Alegria Alegria, Casa no Campo, O Cantador, A Banda, Casaco Marrom, Andança e Domingo no Parque.

São músicas de Gilberto Gil, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Marcos Valle, Edu Lobo, Renato Correa, Danilo Caymmi, Geraldo Vandré, Zé Rodrix, Nelson Motta, Paulo Sérgio Valle e outros genios da MPB, em lançamento Som Livre. Como se não bastasse, ainda tem arranjos de Hugo Bellard.

A carreira dos Golden Boys é rica em premios, desde os primeiros discos. Foram muitas Antenas de Ouro, Pandeiros de Ouro, Discos de Ouro e Platina, e mais recentemente a indicação para o Prêmio Sharp dos Melhores do Ano.

Também participaram em 4 faixas no CD de "30 Anos de Jovem Guarda", em lançamento Universal.

Os Golden Boys têm uma trajetória de sucesso. Não é a toa que artistas famosos fazem questão de ter o grupo vocal em seus discos, como já aconteceu com Gonzaguinha, Djavan, Milton Nascimento, Simone e tantos outros.

Pela sua qualidade, os Golden Boys são requisitados no mundo todo, não só na França, mas também nos Estados Unidos, onde já se apresentaram diversas vezes em Orlando e Miami.


(Os Golden Boys interpretam Alguém na multidão, de Rossini Pinto, um dos grandes sucessos do grupo que iniciou a carreira em 1958. A apresentação aconteceu em junho de 2007 no Garden Hall, no Rio de Janeiro, durante o show GoldHerança, que reuniu também os irmãos do Trio Esperança. )


Os irmãos Roberto, Renato e Ronaldo também atuaram como compositores de canções de sucesso gravadas por outros artistas, além de serem também produtores. Renato compôs "É papo firme", lançada em 1967 por Roberto Carlos, e "Casaco marrom" (com Danilo Caymmi e Guttemberg Guarabira), grande êxito do repertório de Evinha (1970).


Ronaldo já participou de quase todos os festivais de música no Brasil e escreveu várias músicas, entre elas um de seus grandes sucessos, "Não precisa chorar", gravada por Roberto Carlos, em 1966, na CBS. O irmão mais velho, Roberto, teve seu maior êxito como autor, ao lado de Sylvio Son, de "Eu já nem sei", gravada em 1968 por Wanderléa. A Ternurinha também gravou outros sucessos dos irmãos: "Foi assim" (Ronaldo e Renato Corrêa), "Te amo" (Roberto e Sylvio Son) e "Finalmente encontrei você" (Ronaldo e Renato Corrêa).

Golden Boys - "Meu Romance com Laura"


Cena do Filme "Cala a boca Etelvina". - Golden Boys cantam "Meu Romance com Laura" - 1958

CALA A BOCA ETELVINA, 1958, Rio de Janeiro, RJ. Cala a boca, Etelvina é um filme brasileiro - do gênero chanchada, dirigido por Eurípides Ramos e com roteiro baseado em peça teatral de Armando Gonzaga.

Em 2008 o grupo vocal Golden Boys comemorou 50 anos de carreira.



O grupo ganhou notoriedade na época da Jovem Guarda, e contabilizou inúmeros sucessos, como "Se eu fosse você" (Rossini Pinto), "Michelle" (Lennon e McCartney), "Andança" (Edmundo Souto e Danilo Caymmi), "Mágoa" (Tito Madi), "Alguém na multidão" (Rossini Pinto), "Pensando nela" (A. Xavier e Salomão José, versão de Rossini Pinto para "Bus Stop", dos The Hollies), "O cabeção" (Roberto Correia e Sílvio Son), "Fumacê" (Rossini Pinto), "Erva venenosa" (versão de Rossini Pinto para "Poison Ivy"), "Ai de mim" (versão de Neusa de Souza para All of me), "Se você quiser mas sem bronquear" (Jorge Benjor), e várias outras.

FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: