terça-feira, 15 de março de 2011

Elizângela


Eu até batizei uma boneca minha com o nome de Elizângela por causa da música "Pertinho de você"...

Elizângela começou a atuar com 7 anos, na TV Excelsior. Ainda criança, ela fez inúmeros comerciais, de colchão a gelatina. Apresentou noticiários na telinha e, nos anos 70, atacou de cantora. "Vendi muito", lembra. A canção mais famosa foi Pertinho de Você, mas Elizângela não queria ser refém da indústria fonográfica. "Era uma manipulação horrorosa. Queriam me forçar a entrar em um gênero e eu queria buscar meu estilo." E estilo não falta à atriz, assim como humor - e uma ótima gargalhada! (aqui)

A atriz Global Elizângela se tornou a cantora da música de maior sucesso em vendagens de discos no Brasil, na era do vinil. A música "Pertinho de Você" ficou um ano inteiro em 1º lugar na Parada de Sucessos, além de ser a música mais vendida segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos, que reune as grandes gravadoras. Foi também a campeã em execuções pelo ECAD.

No "Fantástico" de 23 de julho de 78, Elizângela
lançou-se como cantora com a música
Pertinho de Você, de Hugo Bellard.

O compacto simples de "Pertinho de Você" permaneceu 52 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso e veio a ser a gravação feminina mais vendida no Brasil naquele ano.) O disco lançado pela então RCA (hoje BMG), se transformou no compacto simples mais vendido da história da musica brasileira, com mais de 1 milhão de discos vendidos no Brasil e exterior, numa época em que vender 100.000 discos já era dificil, disco de ouro então, uma façanha.

Este record provavelmente nunca será batido, já que o vinil e o compacto simples acabaram. E tudo começou de brincadeira. Elizangela e seu então marido estavam na casa do produtor de discos Hugo Bellard, na Lagoa, Rio de Janeiro, quando brincou sobre gravar um disco cantando.

Passadas algumas semanas, Hugo ligou seu Sintetizador e compôs 2 musicas para Elizangela: "Ele ou Você" e "Pertinho de Você". Tudo na brincadeira, na verdade ninguém ali pensava em comercializar a gravação. A voz, foi colocada no mini studio que havia no local. Todos os instrumentos foram gravados por Hugo num sintetizador Arp Soloist, um dos primeiros sintetizadores existentes.

O que nem Hugo e nem Elizangela sabiam, era que ali estava sendo criado o disco mais vendido no Brasil, que viria a ficar 54 semanas em 1º lugar nas paradas de sucesso oficiais das gravadoras: o NOPEM e a parada da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos). Quando Hugo se deu conta de que aquilo que tinha em suas mãos tinha tudo para ser sucesso, levou a fita nas principais gravadoras. Curiosamente ninguem acreditou no produto. Polygram, EMI, Som Livre, RCA e CBS (hoje Sony), uma a uma recusaram o disco.

Quando Elizangela e Hugo já haviam esquecido da gravação, o diretor da RCA Durval Ferreira ligou para Hugo perguntando pela fita (ele acabara de lançar o ator Francisco Cuoco com relativo sucesso!) O disco foi lançado, mas a RCA não se interessou em trabalhar o produto nas rádios, preferindo investir toda sua máquina na cantora Lilian, produzida por Roberto Livi, e que venho a ser sucesso com a musica "Sou Rebelde" com 250.000 discos vendidos.

Mas a música "Ele ou Você" fez parte da trilha sonora da novela "Pecado Rasgado" da TV Globo. Porém o melhor ainda estaria por vir. Uma apresentação de Elizangela produzida por Aluizio Legey para o Fantástico, fez com que o outro lado do disco começasse a fazer sucesso estrondoso. Primeiro no norte / nordeste, depois no Rio de Janeiro e São Paulo.



Em poucos dias Elizangela vendia cerca de 20.000 discos por semana em todo Brasil. Em 5 meses já passava de 500.000. Em um ano ultrapassava 1 milhão de discos, sendo 200.000 em espanhol na America Latina.

Para muitos historiadores, a batida de "Pertinho de Você" aliado ao balanço que Elizangela fazia com as pernas, que era muito imitado pelo público no nordeste, seria o inicio do que viria a ser a futura lambada, o ritmo que sacudiria a Europa.

Na verdade, segundo Hugo, ele misturou o ritmo de um disco do Jesse Green, que fazia sucesso nas discotecas no momento, com o estilo da Tina Charles, da Ivone Elyman (flautas) e da Marilyn McCoo. E compôs uma música inédita usando esta mistura ritmica, que acabou dando certo aqui.

A musica "Pertinho de Você" teve mais de 30 regravações até 1999. Mel com Terra, Limão com Mel, Conrado, Mariane, os Motokas, Forrozão Baby Som, Calcinha Preta e dezenas de outros artistas gravaram e tocam o sucesso de Elizangela, de autoria e arranjo de Hugo Bellard, em seus shows.

Em 2001, uma regravação de PERTINHO DE VOCÊ com o grupo de forró CAPIM COM MEL, vendeu mais de 250.000 cópias ! A mesma música mostrou sua força através das décadas.

Elizangela ainda gravou outro sucesso: "Esperando Você".



Depois, sem poder dividir o sucesso das novelas com os sucessos dos discos, Elizangela acabou por encerrar prematuramente sua carreira de cantora.


(Elizangela recebendo premio de disco mais vendido no Brasil - "Pertinho de Você" foi a música mais vendida no Brasil em Compacto Simples em todos os tempos, produção, composição, letra e arranjo de Hugo Bellard.)

BIO

Elizângela do Amaral Vergueiro (Resende, 11 de dezembro de 1957) é uma atriz brasileira.

Começou na televisão no Clube do Guri da TV Tupi do Rio e em 1965 apresentou o programa Essa Gente Inocente na TV Excelsior do Rio.

Na TV Globo do Rio estreou em 1966 no Clube do Capitão Furacão, programa infantil da TV Globo comandado por Pietro Mário.

Elizângela começou a atuar em novelas nos anos 70.

Em 1978 gravou a música Pertinho de Você, que fez muito sucesso e se tornou o compacto simples mais vendido da história da música brasileira, com mais de um milhão de discos vendidos no Brasil e exterior.

Interpretou diversos personagens marcantes na TV. Entre eles a bela e mimada Patrícia de Locomotivas (1977), a dissimulada Mariúcha de Jogo da Vida (1982), a obsessiva Marilda de Roque Santeiro (1985), a extravagante Rosemary Pontes de Pedra sobre Pedra (1992), a chantagista Djenane de Senhora do Destino (2004), a interesseira Shirley Miranda de Cobras e Lagartos (2006)e a cafetina Cilene na novela A Favorita de João Emanuel Carneiro. Atualmente interpreta a divertida Nicole no remake de Ti Ti Ti de Maria Adelaide Amaral.

A partir de Agosto de 2007, passa a integrar o elenco do sucesso "Os Monólogos da Vagina", de Eve Ensler com tradução, adaptação e direção de Miguel Falabella. Elizângela divide o palco com Fafy Siqueira e Vera Setta. A atriz substitui Tânia Alves.



Vaidosa, Elizângela confessa ter feito duas plásticas e é adepta da malhação. Casada duas vezes e mãe de Marcelle, a atriz abraçou a solteirice e hoje se define como "ficante convicta". A atriz também revelou que não vê problema nenhum em se envolver com homens mais novos, mas sem exageros.

Sou uma ficante convicta. Um namoro só se for uma coisa muito interessante, senão… Não me interessa não. É engraçado porque isso faz com que as pessoas grudem. Quanto mais a gente diz que não quer, as pessoas grudam. Eles não acreditam que eu não quero casar”, contou em entrevista.

Televisão

1971 - O Cafona - Dalva (Globo)
1972 - O Bofe - Sandra (Globo)
1972 - Bandeira 2 - Taís (Globo)
1973 - Cavalo de Aço - Teresa (Globo)
1974 - Supermanoela - Elizângela (Globo)
1975 - Pecado Capital - Emilene (Globo)
1975 - Cuca Legal - Lu (Globo)
1976 - O Casarão - Mônica (Globo)
1976 - O feijão e o sonho - Cidoca (Globo)
1977 - Locomotivas - Patrícia (Globo)
1978 - Te Contei? - Ritinha (Globo)
1979 - Feijão Maravilha - Adelaide (Globo)
1980 - Plumas & Paetês - Sandra (Globo)
1981 - Jogo da Vida - Mariúcha (Globo)
1982 - Paraíso - Maria Rosa (Globo)
1983 - Voltei pra Você - Lucinha (Globo)
1984 - Partido Alto - Cidinha (Globo)
1985 - Roque Santeiro - Marilda (Globo)
1986 - Tudo ou nada - Guadalupe (TV Manchete)
1992 - Pedra sobre Pedra - Rosemary Pontes (Globo)
1994 - Éramos Seis - Marion (SBT)
1994 - As Pupilas do Senhor Reitor - Teresa (SBT)
1996 - Malhação - Zizi (Globo)
1997 - Por Amor - Magnólia (Globo)
1999 - Suave Veneno - Nazaré (Globo)
2001 - O Clone - Noêmia (Globo)
2004 - Senhora do Destino - Djenane / Edileuza (Globo)
2005 - A Lua me Disse - Assunta (Globo)
2006 - Cobras e Lagartos - Shirley Miranda (Globo)
2008 - A Favorita - Cilene (Jucilene Maria Gonzaga) (Globo)
2010 - Ti Ti Ti - Nicole (Globo)


Cinema

1969 - Quelé do Pajeú
1970 - O Enterro da Cafetina
1971 - Vale do Canaã
1973 - O Judoka
2006 - 1972
2008 - Xuxa Gêmeas - Tia

FONTE

MUSIKCITY
wikipédia

Nenhum comentário: