segunda-feira, 21 de março de 2011

Bando da Lua


O Bando da Lua foi um conjunto vocal e instrumental brasileiro, primeiro no país a harmonizar as vozes de acordo com a moda na época nos Estados Unidos e, com isto, criou uma mania nacional. Conjunto musical do Rio de Janeiro, dos anos 1930 e 40, conhecido principalmente por seus trabalhos com Carmen Miranda.

A importância do Bando da Lua para a música brasileira está no humor que imprimiu a suas interpretações e no fato de ter sido o primeiro grupo a cantar em diversas vozes. Antes dele, os grupos só cantavam em uníssono. O Bando inaugurou o arranjo vocal.


(O Bando da Lua, tocando Aquarela do Brasil (Ary Barroso). Note-se também, nessa gravação, o som de um triolim (violão tenor, de quatro cordas).

Formado no início dos anos 1930, o grupo era composto inicialmente por Aloysio de Oliveira (violão e vocal), Hélio Jordão Pereira (violão), Vadeco (pandeiro), Ivo Astolphi (violão tenor e banjo) e pelos irmãos Afonso (ritmo e flauta), Stênio (cavaquinho) e Armando Osório (violão). Este último veio a se desligar do grupo em 1934.

Gravaram vários discos com canções carnavalescas nos anos 1930 (38 discos, de 1931 a 1940) e, com sucesso, excursionaram pela Argentina.

Em 1933, na Odeon, lançaram no Carnaval um disco com a marcha Opa opa e o samba É tua sina, ambas de Maércio e Mazinho. Na Odeon, ainda fizeram um disco no meio do ano.

Em 1934 foram para a gravadora Victor, já com um sucesso no Carnaval desse ano, a marcha A hora é boa, de Mazinho e Aluísio. Excursionaram nesse ano, pela primeira vez, à Argentina, embarcando com Carmen Miranda.

No Carnaval de 1935, lançaram com sucesso a marcha Segure na mão (Enéias e Martinez Grau) e, no meio do ano, o samba Mangueira (Assis Valente e Zequinha Reis). Nesse ano, também estrearam no cinema, no filme carnavalesco Alô, alô Brasil, de Wallace Downey, João de Barro e Alberto Ribeiro, no qual cantaram com Almirante a marcha Deixa a lua sossegada (João de Barro e Alberto Ribeiro), ao qual se seguiu Estudantes, de Wallace Downey. No final do ano realizaram nova temporada na Argentina.

No Carnaval de 1936, lançaram as marchas Não resta a menor dúvida (Noel Rosa e Hervé Cordovil) e Negócios de família (Assis Valente), que também cantaram no filme Alô, alô Carnaval, de Ademar Gonzaga. O maior sucesso veio com Maria Boa (Assis Valente). Nesse ano fizeram duas temporadas na Argentina.

No Carnaval de 1937, Assis Valente deu-lhes novos sucessos com os sambas Que é que Maria tem? e Cansado de sambar. Nesse ano, realizaram nova temporada, de quatro meses, pelo Prata, atuando na Radio El Mundo, de Buenos Aires, em teatros, em Baía Blanca e Rosário e na Radio Carve, de Montevidéu.

No Carnaval de 1938, fizeram sucesso com a marcha Bola preta (Assis Valente) e depois retornaram à Argentina, seguida do Chile, excursão que não se estendeu ao Peru e à Colômbia porque Stênio adoeceu. Começou aí a ligação artística com Carmen Miranda.

Numa das noites em que se apresentavam com Carmen no Cassino da Urca, estava presente o empresário teatral americano Lee Shubert, que a convidou a ir aos E.U.A. Ela aceitou, com a condição da ida do Bando da Lua.

O conjunto também se comprometeu a cantar no pavilhão brasileiro da Feira Mundial de New York, que estava para ser inaugurada. Embarcaram em 1939, com estréia na revista Streets of Paris, com grande sucesso. Meses depois, Ivo voltou para o Brasil, sendo substituído por Garoto (Aníbal Augusto Sardinha), que chegou a tempo de participar dos discos de Carmen Miranda na Decca e do seu filme, Serenata tropical (Down Argentine Way), da 20th Century-Fox. Na Decca, além do acompanhamento de Carmen, gravaram vários discos sozinhos, e, com o nome de Bando Carioca, a parte rítmica de gravações de músicas brasileiras e latino-americanas.



Cena do filme "Greenwich Village", ou "Serenata Boêmia" (1944), com Carmem Miranda e o Bando da Lua, com destaque para Zé Carioca e Nestor Amaral, ambos tocando intrumentos de corda. São interpretadas "Give me a Band and a Bandana", "O que é que a baiana tem" e "Quando eu penso na Bahia".

Em 1939, Ivo Astolphi saiu do grupo, sendo substituído por Garoto, que permaneceria por dois anos, entrando em seu lugar Nestor Amaral.

Voltaram com Carmen Miranda ao Brasil em 1940, para uma breve permanência, gravando então quatro músicas na Columbia para o Carnaval de 1941, com destaque para Samba da minha terra (Dorival Caymmi). Garoto preferiu ficar no Brasil, e foi substituído pelo cantor e violonista Nestor Amaral.

De 1931 a 1940, lançaram em nosso país 38 discos em 78 rpm, com 74 músicas, sendo 62 pela Victor. Em 1942 foi a vez de Hélio Jordão sair. Em 1944, Vadeco voltou ao Brasil, podendo ser considerado esse o fim do Bando da Lua original, que participou dos primeiros oito filmes de Carmen Miranda e de todos os seus espetáculos americanos.

Em 1944, o grupo se desfaz. Em 1948, Aloysio remontou o conjunto com elementos dissidentes dos Anjos do Inferno, que estavam nos EUA. Nessa segunda fase, ficou formado por Aloysio, solista vocal e violão, Lulu (Aluísio Antunes Ferreira), violão, Harry Vasco de Almeida, pistom e ritmo, e Russinho (José Ferreira Soares), pandeiro.

Gravaram vários discos, um deles sendo escolhido pela revista Metronome, em 1950, como disco do mês. Nesse disco interpretaram Rag mop samba (Lee Wills, Anderson e Aluísio) e Bibbidi-bobbidi-boo (Hoffman, Livingston e David E. Santos). e as eventuais participações de Bob Lester e Russo do Pandeiro. A partir daí, a ênfase maior é dada ao repertório vocal norte-americano, cantando em inglês e fazendo versões.



A carreira de Bob Lester teve início em 1936, quando ele ganhou um concurso em que tinha como concorrentes Aracy de Almeida e Francisco Alves. Graças ao Cassino da Urca ele entrou para o Bando da Lua, o grupo musical que acompanhou Carmen Miranda em shows pelo Brasil e exterior. Com o grupo ele fez oito filmes e fez diversos shows na Europa e nos Estados Unidos. Dezesseis anos depois, ele iniciou sua carreira solo, período em que trabalhou com figuras como Frank Sinatra, Fred Astaire, Oscarito e Grande Otelo.

Em 1954, a versão do antigo sucesso de Glenn Miller In the Mood (Garland e Razaf), que Aloysio transformou num bem-humorado Edmundo, também foi sucesso. Com a morte de Carmen Miranda em 1955, o conjunto se desfez. O conjunto foi o primeiro no Brasil a harmonizar as vozes e a fazer sucesso no exterior, servindo como modelo para vários outros grupos posteriores.
A dissolução do Bando da Lua aconteceu em 1955, com a morte de Carmen Miranda.



Sucessos

A Hora É Boa, Aloysio de Oliveira e Mazinho (1934)
A Noite Vem Descendo, Alfredo Neto e Henrique Gonzales (1934)
Abandona o Preconceito, Francisco Matoso e Maércio Azevedo (1935)
Bola Preta, Assis Valente (1938)
Mangueira, Assis Valente e Zequinha Reis (1935)
Maria Boa, Assis Valente (1936)
Menina Que Pinta o Sete, Ataulfo Alves e Roberto Martins (1936)
O Samba da Minha Terra, Dorival Caymmi (1940)
Que É Que Maria Tem?, Assis Valente (1936)




Extraído do filme ALÔ ALÔ CARNAVAL - Cinédia - 1936
NEGÓCIOS DE FAMÍLIA - Bando da Lua

GRAVAÇÃO ORIGINAL

Título: NEGÓCIOS DE FAMÍLIA
Gênero: MARCHA
Autor: ASSIS VALENTE
Intérprete: BANDO DA LUA
Acompanhamento: -
Gravadora: VICTOR
Número do disco: 34.008-b
Número da matriz: 93015-1
Data de gravação: 01/12/35
Data de lançamento: jan.1936



CURIOSIDADES

* Originou-se do "Bloco do Bimbo", no ano de 1930. No carnaval desse ano o "Bloco do Bimbo" chegou a ganhar, num banho de mar à fantasia, uma taça como o melhor conjunto musical do Flamengo. Constituído por uns 30 rapazes da classe média, a maioria estudantes, que se reuniam à porta da casa do "Vadeco"
(Oswaldo Éboli), à Vila Martins da Mota nº 26.

*O maestro J. Thomaz os levou para um teste na Parlophon, que deu em nada. Um dia, numa festa, o grupo foi ouvido pelo Prof. Josué de Barros, descobridor de Carmen. Josué viu possibilidades no conjunto, ensaiou-o e o levou para gravar na Brunswick um disco, em meados de 1930, de nº 10.163, com as composições: "Que Tal a Vida" e "Tá De Mona". O disco não apareceu.

*"Bando da Lua", nome que adotaram por influência do "Bando de Tangarás", o mais afamado de então. "Da Lua" por inspiração de uma noite de luar. Até hoje não sabem de quem partiu a idéia naquele momento.

*Reduzidos a 7 elementos, o Banda da Lua gravou na Odeon 3 discos. O primeiro deles (nº 10.959) com um êxito no carnaval de 1934, a marcha "Opa, Opa".

* Foi no programa de Adhemar Casé (que muito apoiou o grupo) que o "Bando da Lua" viu seus primeiros "cachês". De 20 mil réis foram, imediatamente, para 80 mil réis por programa. Casé precisou insistir para que aceitassem.

*Para o carnaval de 1934, gravaram seu primeiro disco na RCA Victor (nº 33.741), com as marchas ‘Bis..." e "A Hora é Boa", esta última, principalmente, cantada em toda parte.

*No Brasil, o Bando da Lua fez 78 gravações, com verdadeiro êxito para "Tristeza", "A Hora é Boa", "Mangueira", "Menina Que Pinta o Sete", "Que é que Maria Tem" "Cansado de Sambar", "Saudades do Meu Barracão", "Bola Preta", "Pegando Fogo", "Samba da Minha Terra", "Abandona o Preconceito" "Menina das Lojas", "Deixa o Passado" etc., etc.,. Assis Valente foi o compositor que mais sucesso alcançou com o conjunto.

* Ser vizinho de alguém pode mudar a vida. Principalmente se o vizinho for o presidente da República. Assim o Bando da Lua conseguiu seu passaporte para a Broadway e para a História.

*Nos Estados Unidos, chegaram a gravar com Bing Crosby, tiveram disco nas paradas de sucesso, participaram de uma porção de filmes.

*Aloysio de Oliveira, carioca do Catete, dentista sem nunca ter exercido a profissão, também se notabilizou como narrador em português dos filmes de Walt Disney e assistente de produção. Escreveu "shows" de "personal appearance" de Carmen. Como "technical advisor" foi contratado da Metro-Goldwyn-Mayer, Columbia e Paramount. Escreveu música de fundo para vários filmes, entre os quais "Notorius", de Hitchcock. Na televisão trabalhou ao lado de Jimmy Durante, Milton Berle e Dinah Shore.

Voltando ao Brasil em 1956, através do seu selo "Elenco", produziu mais de 50 Lps da "Bossa Nova", da qual foi o grande divulgador no Brasil e no exterior. Como diretor-artístico e responsável pelo destaque de Elza Soares, João Gilberto, Sérgio Ricardo, Silvinha Teles, etc. Parceiro de Tom Jobim, foi também compositor de música popular; foi o primeiro a gravar a dupla Tom-Vinícius. Produtor de discos e "shows".
**Texto extraído do livro "Carmen Miranda - A Cantora do Brasil", de Abel Cardoso Junior - Edição Particular do Autor - 1978.


 
*Vadeco é o último remanescente do Bando da Lua, tirou proveito dos mínimos recursos artísticos que possuía. Se não cantava ou tocava pandeiro era um bom pé-de-valsa... Não parou por aí. Inaugurou a carreira de relações públicas de cantores no Brasil, promoveu turnês internacionais de muitos deles e virou o ponto crucial de contato entre a classe artística e a política dos anos 30 aos 50. De 50 a 80, dirigiu emissoras de rádio e TV.

*O Café Globo era patrocinador do Bando da Lua, mas a equipe da Rádio Belgrano queria que Carmen fosse acompanhada por músicos brasileiros e aí entrou o conjunto e "viraram a coqueluche da sociedade local.” Ao final dos espetáculos, Vadeco jogava o pandeiro para o alto e saía dançando o maxixe com Aurora ou Carmen.

*O Bando participou dos oito primeiros filmes da cantora em Hollywood. Vadeco levava carreira paralela como jornalista em diversas emissoras de rádio americanas. Também aproveitava o tempo livre para escrever crítica de cinema e entrevistar artistas para publicações brasileiras, como Fon-Fon, Diário Carioca e O Globo.

FONTE

Wikipédia

carmen miranda

Digestivo cultural

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