quarta-feira, 30 de março de 2011

Moyseis Marques


Moyseis Tiago Leite (Rio de Janeiro, 12 de Março de 1979) é cantor e compositor brasileiro. Moyseis faz parte da nova geração de sambistas cariocas que tem a Lapa como principal base. Nascido em Juiz de Fora e logo ao chegar ao Rio teve na música sua grande companheira, Moyseis estudou flauta, percussão, bateria e assina boa parte das canções que canta em seus discos.



Fundador das bandas "Forró na Contramão " e "Casuarina", participou também das bandas "Casa Quatro", "Rio Maracatu" e " Tempero Carioca".

Seu projeto "Moyseis Marques e a família" revelou as cantoras Patricia Oliveira e Elisa Addor. Sua canção "Pretinha Jóia Rara" integra a trilha sonora da novela "Caminho das Índias", de Glória Perez.



É conhecido pelo seu trabalho de cantor e compositor de sambas, revelado no circuito noturno do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Participou também do disco do violonista Zé Paulo Becker e do grupo Unha de Gato. Participou do prêmio Visa em 2006 em São Paulo defendendo o compositor "Luiz Carlos da Vila " com a música "Profissão", fazendo parte também do Instituto Luis Carlos da Vila.

É parceiro de Edu Krieger, Luiz Carlos Máximo, João Callado, Daniel Scizínio e Rodolpho Dutra e Zé Paulo Becker, além de composições sem parcerias. graduando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Licenciatura em Música, dá aulas anuais de música brasileira para cantores em San Francisco, Califórnia, no projeto California Brazil Camp.

Participou também dos projetos "Samba Social Clube " volume 2 e 4, do projeto "Mário Lago" -HOMEM DO SECULO XXI e do MPB DE RAIZ, do radialista Adelzon Alves. Atuou como coristas em diversas produções do produtor , arranjador e violonista Paulão 7 cordas. Ele foi um dos participantes do Som Brasil dedicado a Martinho da Vila ao lado de Aline Calixto...



Nos palcos do Carioca da Gema e do Trapiche, entre outros, encantou admiradores da música brasileira de várias idades, gostos e matizes, espalhou o seu nome e, em 2007, lançou um cd de altíssimo nível que trazia na capa "Moyseis Marques", (pela Deckdisc); e além de seu nome e competência seu disco solo traz arranjos seguros do imbatível Paulão 7 Cordas.



Seu segundo álbum, "Fases do coração", em Maio de 2009. Das treze faixas, oito, entre as quais a faixa-título, têm o violão ou caneta de Moyseis, em parceria com craques como Edu Krieger, Zé Paulo Becker ou Luís Carlos Máximo, e todas parecem feitas para o seu estilo, jeito ou voz.

Nesse sentido, é um disco mais autoral que o de estréia, embora Moyseis não abra mão de cantar os sambas que admira e de autores com quem se identifica – como dona Ivone Lara e Delcio Carvalho, em “Sonho e saudade”, Evandro Lima e Marquinho China, em “Lá se foi meu verão”, e Toninho Geraes e Roque Enrico, em “Mágoa”.

Mas nada supera seu amor por Luiz Carlos da Vila, cujo “Oitava cor” [com Sombra e Sombrinha] é uma das obras-primas da música brasileira dos últimos anos [“Pois é, assim é o nosso amor/ Do arco-íris a oitava cor”] e talvez a faixa mais emocionante do disco.

A morte de Luiz Carlos, em 2008, abalou todos que o conheceram, de show, de disco ou de amizade, mas seu impacto sobre Moyseis foi enorme porque havia uma coisa ali de mestre e discípulo. Há também algo de Luiz Carlos da Vila no som de Moyseis e, se ninguém está a salvo de influências, que pelo menos sejam as mais nobres. Moyseis não podia ter escolhido melhor modelo.

A admiração por um artista pode ser medida também pela qualidade dos músicos que o acompanham – e a turma convocada para este disco pelos arranjadores Alessandro Cardoso, Henrique Band e Paulão Sete Cordas é um escrete que não se reúne para qualquer um.




FONTE

Wikipédia

Circo Voador

Revista Música Brasileira

Nenhum comentário: