terça-feira, 8 de março de 2011

Gilberto Milfont

Gilberto Milfont, nome artístico de João Milfont Rodrigues, recordista em gravações de sucessos para os carnavais. Cantor e compositor, nasceu em Lavras da Mangabeira, no Ceará, em 7 de novembro de 1922. Cantou em público pela primeira vez aos 14 anos no programa infantil da PRE-9. Mais tarde veio a ser diretor artístico da emissora.

NÚBIA LAFAYETTE & GILBERTO MILFONT - AQUARELA BRASILEIRA


Ainda na adolescência, integrou regional onde atuava ao lado de Zé Cavaquinho (Zé Meneses). Contam que sua voz na época se assemelhava muito à voz de Carmen Miranda. Aprendeu taquigrafia (1938) para copiar a letra das músicas que eram cantadas no rádio. Durante o período de dois anos, fase de mudança de voz, afastou-se das atividades artísticas. Já como adulto, seu modelo musical foi Orlando Silva, em cujo fraseado se inspirou.

1938
Aprendeu taquigrafia para copiar a letra das músicas que eram cantadas no rádio. Enquanto ele se preocupava com as letras sua irmã gêmea Mariinha procurava gravar de memória as melodias e assim ele podia apresentar sempre um repertório atualizado. Foi assim, por exemplo, que conseguiu lançar no Ceará, antes da música ser gravada por Orlando Silva a composição Atire a primeira pedra que o cantor das multidões cantava no rádio mas não havia ainda gravado.

1945
Veio para o Rio de Janeiro onde estreou na Rádio Mayrink Veiga. Naquele mesmo ano compôs Esquece e levou a música para Dick Farney ouvir no Cassino na Urca. Dick gostou e gravou-a no ano seguinte.

1946
Gravou seu primeiro disco com as músicas Geremoabo e Maringá, compostas por Joubert de Carvalho e acompanhadas pela orquestra do maestro Gaó, na Victor onde gravou mais 42 outros discos. Neste mesmo ano gravou os sambas Estão vendo aquela mulher e Apelo, ambos da dupla Claudionor Cruz e Pedro Caetano. Da Victor foi para a Continental onde gravou 12 discos. Da Continental foi para a R.G.E. onde deixou registrado 8 músicas em 4 discos. Gravou em disco Carnaval uma música. Em disco Chetecler um disco com duas músicas e finalmente na Pedestal um disco com duas músicas.

1948
Apresentado por Luiz Gonzaga, conseguiu fazer um teste na Rádio Nacional. Tendo sido aprovado, estreou no programa "A canção romântica", de Francisco Alves. No rádio participou ainda de diversos outros programas tais como: Quando canta o Brasil, Um milhão de melodias, Noite de estrelas, Gente que brilha entre outros.

1950
Lúcio Alves lançou o samba Não devemos mais brigar, que Milfont fez em parceria com Milton de Oliveira. Dentre suas composições de maior sucesso destacam-se o samba: Reverso, Tudo acabou e Você vai, entre outras.



Seus principais sucessos como cantor foram: Geremoabo (Joubert de Carvalho) - O meu prazer (Haroldo Lobo) - Cabeleira de verão (Peterpan e Ari Monteiro) - Covardia (J. Piedade e Alex) - Um falso amor (Haroldo Lobo, Milton de Oliveira e Jorge de Castro) - Prá seu governo (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira) - As aparências enganam (Lupicinio Rodrigues) - Castigo (Lupicínio Rodrigues) e Senhora (Orestes Santos e Lourival Faissal).

1954
Transferiu-se para a Continental, onde gravou o Hino a Getúlio Vargas, de João de Barro, por sugestão da gravadora. Gravou com certa freqüência o repertório carnavalesco, obtendo alguns sucessos, especialmente com o samba Para o seu governo, de Haroldo Lobo. Pouco depois abandonou o canto, mantendo, no entanto, sua atividade de compositor.

Nas décadas de 70 e 80, ainda funcionário da Rádio Nacional do Rio, foi transferido para o serviço público trabalhando numa repartição do Ministério da Educação onde participou dos "Projeto MPB - 100 ao vivo" e "Projeto Minerva" da Rádio MEC do Rio de Janeiro nos quais Milfont cantou oito músicas. Também nos anos 80, participou de LPs produzidos para a A.A.B.B.

GILBERTO MILFONT - AQUARELA MINEIRA


FONTE

Collector's

Nenhum comentário: