quinta-feira, 17 de março de 2011

Grenade


Goodday é o nome daquela música "gostasa de se ouvir" do comercial de televisão de uma operadora telefônica que apresenta o filme "Máquina de lavar". O roteiro, cada vez mais comum em publicidade, traz o dia a dia de pessoas que moram sozinhas, gostam de sair pra se divertirem e têm necessidade de estarem sempre conectadas à internet...

A música Goodday é da banda Grenade, de Londrina/PR. (A campanha feita pela *F/Nazca para a Claro tem três filmes diferentes).



I love you more
I love you all the time
I love you like there's no one
else behind your eyes

Good day, sunshine away

The way you move
The way you keep me safe
The way you bring the whole world
back To my head
Good day, sunshine away

And when you ask me
When you let me stay

When you give me things
That I can't replace
Good day, sunshine away

But I'm never strong to make you rise
When you sleep I start to dig your eyes
Good day, your sunshine away

BIO

Grenade é uma banda de Londrina/PR, que toca Rock. Iniciada como projeto lo-fi de Rodrigo César, o Grenade conta atualmente com uma formação estável e é uma das bandas de maior nome no cenário do rock alternativo nacional.

No início da década de 90 Rodrigo Guedes integrava a banda piracicabana Killing Chainsaw, pioneira do chamado rock alternativo nacional. A banda gravou dois discos (“Killing Chainsaw”, 1992, e “Slim Fast Formula”, 1993) e deu início a uma nova geração de músicos e bandas independentes que surgiram anos mais tarde.

Em 98, Rodrigo retornou de forma bastante particular, gravado suas músicas em casa, sem obrigações artísticas, tomando conta da gravação, produção e até mesmo a distribuição de seus discos. Convidando amigos para algumas gravações e eventuais shows, nasce o Grenade.

Em menos de 2 anos lança 3 álbuns, (“A Child´s Introduction to Square Dancing”, 1998 / “Out of Body Experience”, 1999 / “Shortwave Young Love Kingdom”, 1999). Além da distribuição de seus discos pelo selo Ordinary Recordings (São Paulo), após alguns contatos, o selo Duckweed Records (Seattle, USA) começa a distribuir seus discos também nos USA.

Em 2001 o Grenade assume sua forma definitiva como uma banda de rock. Contando com Eric (parceiro de Rodrigo desde 99), Eduardo e Paulo, a banda começa uma nova etapa, mais orgânica e voltada para os palcos. Neste ano o grupo fez shows em várias cidades (Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maringá, Londrina, Sorocaba, Goiânia) e participou de quase todos os grandes festivais independentes nacionais: Balaio Brasil, Circadélica, Geração Pedreira, UPLOAD e Goiânia Noise Festival.

Em 2003 o Grenade está pronto para retornar as gravações e começa a preparar o primeiro disco como banda. 16 canções são registradas ao vivo num pequeno estúdio em Londrina e masterizadas por Steve Fallone no conceituado Sterling Sound, em Nova Iorque. Após definir o lançamento com a gravadora Slag Records e enquanto aguarda o disco fica pronto, a banda lança uma compilação de músicas inéditas chamado “Splinters (2000#2002)” através do selo Bay King Music (BH). São 14 músicas, que encerram a primeira fase da banda.

Em março de 2004 sai o tão aguardado CD “Grenade” (Slag Records), considerado um dos melhores lançamentos independentes do ano. Eduardo sai da banda e em seu lugar, na bateria, entra Vitor. O novo Grenade está melhor do que nunca e a mudança foi conferida nos palcos, mostrando definitivamente porque o tempo e a espera foram importantes para banda. Em novembro, em uma apresentação muito elogiada, apresentam-se no Tim Festival ao lado dos britânicos do Libertines e dos americanos do Mars Volta.

Em 2005 saiu Eric e entrou Adauto Mangue (ex-Mudcracks) na guitarra...

Em 2008, lançou o álbum "Life is a Sinner".



Discografia/Álbums

Life As A Sinner(Slag Records) - 2008

Grenade(Slag Records) - 2004

Splinters(Bay King Music) - 2001

Heartless EP (Ordinary Recordings) - 2000

Grenade Is An Out of Body Experience(Low Tech Recs / Ordinary Recordings / Duckweed Records) - 1999

Shortwave Young Love Kingdom(Ordinary Recordings / Duckweed Records) - 1999

A Child's Introduction to Square Dancing(Ordinary Recordings) - 1998

CURIOSIDADES

* A pouco mais de quinze anos Rodrigo César vem participando da cena independente brasileira através do Killing Chainsaw, uma das primeiras formações de indie rock a pintar por aqui.

*Depois de dois discos lançados a KC(Killing Chainsaw) a banda piracibana acabou, Rodrigo se casou e mudou-se para Londrina/PR, onde começou o Grenade, inicialmente um projeto solo.

* É sintomático, portanto, que a frase que abra Grenade (lançado pela Slag Records) seja "it's time to turn the page" (“é hora de virar a página”).

*O acréscimo dos novos integrantes fortaleceu a pegada das músicas. É um disco de rock mesmo, com ecos que vão desde Stones de boa safra ("Old Wish") até Neil Young & Crazy Horse ("Erase Your Head"). Destaque ainda para "Leave Me Alone" (e sua guitarra à Pink Floyd), "Gooday" (com pequeno sample de "Good Day Sunshine") e a tocante balada "For Her". O álbum soa muito bem, um pouco pela masterização do americano Steve Fallone – o mesmo de discões como Keep It Like A Secret (Built To Spill) e Yoko (Beulah) e que recentemente trabalhou em Room On Fire (Strokes).

FONTE




* - A F/Nazca nasceu em 1994, pertence a rede internacional de agências Saatchi & Saatchi, e faz parte do Publicis Group, que possui 6.500 funcionários trabalhando em 140 escritórios espalhados por 80 países. Em 2000 a agência recebeu seu primeiro título internacional, o de Agência do Ano para as Américas, concedido pela publicação norte-americana Advertising Age. No ano anterior, em 1999, recebeu o principal prêmio da propaganda brasileira, o Prêmio Caboré de Agência do Ano. Já em 2001 conquistou seu maior título, o de Agência do Ano, no Festival de Cannes, considerado o Oscar da propaganda, por ter sido a mais premiada do mundo naquele evento, com oito Leões (três bronzes em filmes, dois ouros em mídia impressa e um ouro e dois bronzes em internet). Recebeu oito vezes e por cinco anos consecutivos (1999, 2001 e de 2003 a 2008) o título de Agência do Ano no Festival Brasileiro de Publicidade, promovido pela Associação Brasileira de Propaganda. A agência é responsável por cases de sucesso e slogans como “Desce redondo”, para a Skol, “Nem parece banco”, para o Unibanco, e “O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed”, para a Unimed. Personagens como as formiguinhas da Philco e a tartaruga da Brahma também foram criações da F/Nazca. Pela quinta vez nos seus 16 anos de vida a F/Nazca está entre as três indicadas para a categoria Agência de Propaganda, do Prêmio Caboré 2010.

**A F Nazca não tem mais a conta da Claro. O anunciante optou por ser atendido somente pela Ogilvy, que passa a concentrar uma verba que somou em 2009 R$ 165 milhões. Em agosto do ano passado a Claro, tinha encerrado acordo com a Almap (a agência mais premiada do mundo em 2010). Uma das alavancas do sucesso da Ogilvy com o cliente teria sido a bem sucedida estratégia do Twitter de Ronaldo durante a Copa de 2010, projeto que permanece e já atrai hoje mais de 1,2 milhao de seguidores ao microblog do ex jogador.

Nenhum comentário: