quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Anísio Silva


Anísio Silva (Rio do Antônio, 29 de julho de 1920 – Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro de estilo romantico bolero.

Anísio Silva nasceu numa fazenda, hoje pertencente ao município baiano de Rio do Antônio, na época território da cidade de Caculé, então em fase de emancipação da cidade de Caetité. Antes de iniciar carreira artística foi balconista de farmácia.

Em  1952, Anísio Silva deu inicio a sua carreira no Rio de Janeiro, já no estilo romântico.

Em 1957, assinou contrato com a gravadora Odeon, na qual viveria a melhor fase de sua carreira. Nesse ano seu primeiro grande sucesso "Sonhando Contigo", título também de seu primeiro LP.



O segundo, veio dois anos mais tarde intitulado "Anísio Silva Canta Para Você" da qual se destacou a guarânia "Quero beijar-te as mãos", de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal.



Em 1959, Anisio Silva gravou o bolero "Devolva-me", de João Correia. Todavia, o nome do compositor foi ocultado no selo da Odeon e na Edição, "comportamento comum" na época.



Mas o grande estouro de sua carreira veio em 1960, com o lançamento do disco "Alguém Me Disse" quando vendeu mais de dois milhões de cópias deste disco, tornando-se o primeiro cantor do Brasil a ganhar o disco de ouro.
 


A faixa-título, um bolero de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, tornou-se o maior sucesso da carreira de Anísio. A música foi regravada pela cantora Gal Costa em 1988. Voltou a gravar ao longo de sua carreira inúmeras músicas da dupla Jair Amorim-Evaldo Gouveia.

Em 1962, gravou mais um disco "O Romantico" com mais êxitos como: "Abraça-me", de Almeida Rego e Antônio Correia; "Ave-Maria dos namorados", de Evaldo Gouveia e Jair Amorim.

Gravou seus dois LPs pela Odeon no ano seguinte: "Só Penso Em Ti" e "Canção do Amor Que Virá". O último disco do período veio em 1964, intitulado "Estou Chorando Por Ti". Ficou afastado da vida artística por um período de três anos.



"Retorno" (1967) e "Lembrança de Você" (1968) foram seus últimos trabalhos pela Odeon. Afastando-se novamente em 1968, para dirigir uma casa noturna de sua propriedade no Rio de Janeiro.

Voltou esporadicamente à carreira artística. Vendeu mais de dez milhões de discos. Morreu no Rio de Janeiro de infarto em seu apartamento no bairro do Flamengo, em 18 de fevereiro de 1989.

Teve dois filhos: Jocely e Vini Silva.

CURIOSIDADES

*Primeiro cantor no Brasil a ganhar o Disco de Ouro por ter vendido mais de dois milhões de cópias do LP "Alguém me Disse" em 1960.

*Amigo do Presidente Juscelino Kubitschek, Anísio Silva cantou na inauguração de Brasília em 1960.

*Apelidado de o rei do Bolero.

*Ficou sete anos como número um no Brasil segundo o Nopen.

*Campeão de vendagens de discos na época no Brasil, Argentina, Paraguai, Portugal

*Recordista em Direitos Autorais segundo a revista do rádio da época

*Artista que mais vendia na gravadora Odeon

*Gravou mais de 50 discos entre LPs, Compactos

*Em 1994 sua gravação de "Alguém me disse" foi incluída pelo crítico Ricardo Cravo Albin na coleção "As 100 músicas do século XX".

*Ainda hoje seus discos são relançados em CD pela EMI Music.

*Mesmo tendo falecido em 1989 suas músicas são ainda muito executadas no Brasil e no Exterior.


*Anisio Silva participa do Filme "Titio não é Sopa"(1959), direção: Euripides Ramos, Hélio Barroso. Participaram também deste filme: Procopio Ferreira, Eliana Macedo (Ely de Souza Macedo), Ronaldo Lupo, Herval Rossano, Wilson Grey (Wilson Chaves), Nancy Montez, Afonso Stuart, José Policena, Zélia Guimarães, Grace Moema, Sonia de Moraes, Grijó Sobrinho, Luiz Mazzei, Chiquinho, Gordurinha, Mário Tupinambá (Juvemário de Oliveira Tupinambá) o maestro Radamés Gnattili, juntamente com Vicente Paiva são os responsáveis pela música do filme.

No filme Gordurinha interpreta "Baiano burro nasce morto". Eliana Macedo interpreta "Mamãe eu Quero"; Anisio Silva interpreta "Quero Beijar-te as mãos"...



Discografia

Muitas coletâneas já foram lançadas pela gravadora EMI (que detêm o acervo da Odeon) dedicadas a Anísio Silva, mas a discografia original somente "Alguém Me Disse" é possível ser encontrado em CD.

FONTE

Wikipédia

Um comentário:

Unknown disse...

gostaria de entrar em contato com alguem da familia do anisio silva , e o filho d uma prima dele a maria silva contato codigo de area 38 tel 3213 7280