quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Elymar Santos


Um homem vencedor. Assim podemos descrever Elymar Santos - cuja infância pobre no Morro do Alemão, no RJ, foi superada graças à garra e a determinação de seguir a carreira de cantor. Quando não ajudava no orçamento de casa, vendendo garrafas, capinando quintal e fazendo carretos na feira de Olaria, o menino Elymar brincava de ser um cantor com uma vassoura de microfone, imitando seus ídolos: "Cauby Peixoto" e "Emilinha Barbosa".

Na adolescência começou a cantar em pequenos bares, churrascarias ou qualquer lugar que o aceitasse. Tentou a sorte como calouro nos programas de "Flávio Cavalcanti" e "Chacrinha", vencendo-os.


Um grande salto, porém, se deu em 85. Convencido por uma amiga que os barzinhos haviam se tornado pequenos para seu público, Elymar ousou alugar o Canecão por apenas uma noite. E conseguiu. O gesto o tornou conhecido em todo o país. Gravações de discos se seguiram e logo Elymar emplacou "Cachaça", um dos seus maiores hits. Admirado por todos, o cantor já foi tema de sambas-enredo e tem a honra de ser o único artista a fazer parte de sua escola do coração: a Imperatriz Leopoldinense.

Um Favor
Eu hoje acordei pensando
Porque que é que eu vivo chorando
Podendo lhe procurar
Se a lágrima é tão maldita

Que a pessoa mais bonita
Cobre o rosto pra chorar
E refletindo um segundo
Resolvi pedir ao mundo

Que me fizesse um favor
Para que eu não mais chorasse
Que alguém me ajudasse
A encontrar meu amor

Maestros, músicos, cantores
Gente de todas as cores
Façam um favor para mim

Quem souber cantar, que cante
Quem souber tocar, que toque
Flauta, trombone ou clarim
Quem puder gritar, que grite
Quem tiver apito, apite

Façam este mundo acordar
Para que onde ela esteja
Saiba que alguém rasteja
Pedindo pra ela voltar

VIDA E OBRA

Elymar Santos (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1952) é um cantor brasileiro de MPB.

Elimar, nasceu no Morro do Alemão, que abriga uma das mais violentas favelas do Rio de Janeiro, reduto de traficantes de drogas. Morou também em São Gonçalo do Sapucaí, interior de Minas Gerais, cidade natal de sua mãe. Trocou o ‘i’ de seu nome pelo ‘y' quando começou a cantar em barzinhos e churrascarias ainda na adolescência. Tornou-se razoavelmente conhecido ao ganhar concursos de calouros nos programas de Chacrinha e Flávio Cavalcanti. Antes de adquirir um estilo próprio, imitava Cauby Peixoto, seu ídolo.

Elymar atingiu o sucesso num lance de ousadia: vendeu tudo o tinha para fazer um espetáculo na maior casa de shows do Rio, o Canecão, em 1985. Encheu a casa e deslanchou sua carreira.

Homem de Sorte by Elymar Santos

Em 1986/1987, participou, em São Paulo, da ópera-rock, "Evita", onde interpretava Che Guevara, ganhando o prêmio de melhor ator.

Em 94 devido a morte de Ayrton Senna compôs em sua homenagem a canção "Guerreiros Não Morrem Jamais".


Entre 1991 e 2000 foi homenageado quatro vezes por escolas de samba.

Em 1991, foi tema da escola Em cima da hora, do grupo de acesso do Rio, com o enredo "Elymar: o sonho que virou canção". Em 1998, foi homenageado na Império da Tijuca, com "Elymar Superpopular".


Em 1999, a Camisa Verde e Branco lançou o tema "Escancarando o coração verde e branco: Elymar mais popular", sendo a primeira escola paulista a homenageá-lo.

Em 2000 foi incluído como um dos destaques da história dos 500 anos do Brasil, enredo de outra escola paulista, a Acadêmicos do Tucuruvi.

SÚPLICA CEARENSE (Gordurinha e Nelinho)
by ELYMAR SANTOS E CARMÉLIA ALVES

Nos anos 90 aproximou-se de Rosinha Matheus, sua fã de longa data, que não perdia nenhum de seus espetáculos em Campos. Quando Rosinha ganhou um programa em uma rádio da cidade, levou Elymar para uma entrevista que transcorreu em clima de emoção. Mais tarde, candidata à governadora do estado do Rio de Janeiro, convidou Elymar para gravar seu jingle de campanha, o que o cantor fez, sem cobrar cachê.


Elymar ficou conhecido por ser um cantor extremamente versátil. Cantava músicas de vários autores nacionais, como: Gordurinha, Wando, Cazuza, Raul Seixas, Roupa Nova, Elis Regina e também internacionais como: Corazón Partido, de Alejandro Sanz. Mas também compõs inúmeras músicas próprias, sendo que seus maiores sucessos são as músicas Escancarando de Vez e Guerreiros Não Morrem Jamais, composta em homenagem á memória do piloto de F1 Ayrton Senna.


Por proposta do Deputado Dionísio Lins, Elymar Santos recebeu a Medalha Tiradentes, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 2009.

Em novembro/2009, Elymar Santos, uma das vozes mais populares do Brasil, foi atração do Happy Hour Especial do Sesc Poço, mês que Elymar comemorou 25 anos de carreira.


Elymar Santos também planeja um filme sobre a sua vida. O roteiro dessa produção está nas mãos do cineasta Alberto Sal­vá, diretor de “Um Homem Sem Importância” (1971) e “A Me­nina do Lado” (1987), entre outros.


Sua discografia possui mais de 30 álbuns. Seu novo DVD, que celebra seus 25 anos de carreira, é “Homem de Sorte”, que traz músicas inéditas e outras canções de grande sucesso.


Em dezembro/2010, a Acadêmicos do Salgueiro fez a gravação do DVD da Velha Guarda do Salgueiro, com a participação de Elymar Santos, Dudu Nobre, Margareth Menezes, Negra Li, Quinho, Eduardo Dusek, Marquinhos Sathan e outros, na quadra.

Teu Jogo by Elymar Santos

FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário: