sábado, 22 de janeiro de 2011

Zeca Baleiro


Entre os músicos da chamada “nova geração” da MPB, Zeca Baleiro é disparado o meu favorito. Compositor de mão cheia e bem humorado, consegue fazer aqueles discos em que quase todas as faixas viram sucesso. Agora fiquei sabendo de uma outra faceta dele: gosta de falar de comida. Tanto que lançou um livro de artigos chamado “Bala na Agulha” cujo subtítulo é “Reflexões de Boteco, Pastéis de Memória e Ouras Frituras”.

O livro “Bala na Agulha” reúne textos que Zeca Baleiro escreve desde 2005 em seu site, “mais à guisa de blague que de blog”, como costuma brincar. Música, literatura, cinema, comportamento, religião e gastronomia são alguns dos temas abordados no livro, que também traz memórias sentimentais da infância e da adolescência. Completam o livro dois capítulos de poemetos, aforismos e provocações, Bestiário Pós-Moderno e Curtas, Grossas, Algumas Infames, onde Baleiro se mostra um crítico implacável da sociedade contemporânea, sem todavia perder a necessária ternura.



- Flor Da Pele -
Ando tão à flor da pele,
Que qualquer beijo de novela
me faz chorar,
Ando tão à flor da pele,
Que teu olhar flor na janela
me faz morrer,
Ando tão à flor da pele,
Que meu desejo se confunde
com a vontade de não ser,
Ando tão à flor da pele,
Que a minha pele tem o fogo
do juízo final.

Um barco sem porto,
Sem rumo,
Sem vela,
Cavalo sem sela,
Um bicho solto,
Um cão sem dono,
Um menino,
Um bandido,
Às vezes me preservo
noutras suicido.

Oh sim eu estou tão cansado,
Mas não pra dizer,
Que não acredito mais em você
Eu não preciso de muito dinheiro
graças a Deus
Mas vou tomar aquele velho navio,
Aquele velho navio..

Um barco sem porto,
Sem rumo,
Sem vela,
Cavalo sem sela,
Um bicho solto,
Um cão sem dono,
Um menino,
Um bandido,
Às vezes me preservo
noutras suicido.

- Revelação -
Um dia vestido
De saudade, viva
Faz ressucitar
Casas mal vividas
Camas repartidas
Faz-se revelar

Refrão
Quando a gente tenta
De toda maneira
Dele se guardar
Sentimento ilhado
Morto, amordaçado
Volta a incomodar

Zeca Baleiro, nome artístico de José Ribamar Coelho Santos, (Arari, Maranhão, 11 de abril de 1966) é um cantor, compositor e músico brasileiro de MPB. Transferiu-se para São Paulo onde lançou sua carreira.

Zeca Baleiro canta, toca violão e já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz.

Zeca começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis de teatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras. Foi morar em São Paulo, onde dividia um apartamento com seu parceiro musical Chico César.


Em 2007, comemorou 10 anos de sua chegada ao mercado fonográfico com uma coletânea, ‘‘Lado Z’’, que reuniu as participações mais interessantes do artista em disco de parceiros como Martinho da Vila, Lobão, Rolando Boldrin, Jards Macalé e outros. Sua música, do amor à poesia, deriva de ritmos tradicionais brasileiros: samba, pagode, baião com elementos do rock, pop e música eletrônica com um modo muito particular de tocar violão.


Apesar de sua carreira musical já existir 12 anos antes de gravar seu primeiro disco em 1997, seu salto para a fama foi em sua participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção "A Flor da Pele", no qual alcançou projeção nacional.

Nos anos seguintes gravou mais cinco discos com participação de outros cantores do Brasil, muitos dos quais são seus parceiros em composições como: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, O Teatro Mágico, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, Zeca Pagodinho e Zé Ramalho.

Sua música deriva de muitos ritmos tradicionais brasileiros: samba, pagode, baião com elementos do rock, pop e música eletrônica com um modo muito particular de tocar violão.



‘Concerto’ é o nome do mais recente CD de Zeca Baleiro, gravado ao vivo em março de 2010 em São Paulo, e que reúne sucessos do próprio artista e versões inusitadas — que vão de Camisa de Vênus a Foo Fighters. E foi o mote da apresentação que o cantor fez na Virada Cultural 2010, em Santos, às 17h do dia 23 na Praça Mauá, Centro Histórico.

No repertório, canções inéditas e clássicos de músicos que o influenciaram ao longo da carreira de pouco mais de 10 anos. No show, Baleiro mostra novidades como ‘A Depender de Mim’ e ‘Mais Um Dia Cinza em São Paulo’, raridades como ‘Canção Para Ninar Um Neguim’, feita na década de 1990 em homenagem a Michael Jackson. Além de releituras inusitadas para canções de Elton John, Cartola, Walter Franco, Assis Valente e das bandas Foo Fighters e Camisa de Vênus.

Zeca Baleiro teve muitas de suas canções incluídas em trilhas sonoras de telenovelas da Rede Globo, Rede bandeirantes e Rede Record, algumas delas são:

Trilha Sonora Telenovelas

Bandeira - novela Por Amor
A flor da pele - novela Serras Azuis
Heavy Metal do Senhor - novela Era uma Vez...
Quase Nada - novela Estrela-guia
Samba do Aproach - novela Da cor do Pecado
Palavras e Silêncio - Prova de Amor
Balada do céu negro - Bang Bang
Você é má- novela Ribeirão do tempo

Trilha Sonora Filmes
Bicho de Sete Cabeças
Celeste e Estrela


CURIOSIDADE

* Foi por iniciativa de Hilda Hilst (1930 -2004) que Zeca Baleiro se tornou parceiro da poeta paulista. Ao receber uma cópia do primeiro disco do compositor maranhense, Por Onde Andará Stephen Fry? (1997), enviada pelo próprio artista, Hilst ligou, propôs a parceria e mandou um disquete com sua obra poética. Foi no disquete que Baleiro descobriu o livro Júbilo Memória Noviciado da Paixão - escrito pela Hilda quando estava apaixonada platonicamente pelo Júlio de Mesquita Neto (vide as iniciais) - e decidiu musicar os versos do capítulo que dá título ao disco.


O disco, segundo Zeca Baleiro, começou a ser gravado em abril de 2003 e teve aval da escritora e a colaboração do violonista Swami Jr. nos arranjos de base. Para musicar os dez poemas, Baleiro buscou uma sonoridade que se encaixasse nos poemas já em essência muito musicais de Hilst. Instrumentos como harpa, oboé e fagote ajudaram a criar o clima. Para dar mais charme ainda ao disco, Baleiro contou com a adesão de dez cantoras para interpretar as canções. Pela ordem de entrada no CD, o time é formado por Rita Ribeiro, Verônica Sabino, Maria Bethânia, Jussara Silveira, Ângela Ro Ro, Ná Ozzetti, Zélia Duncan, Olívia Byington, Mônica Salmaso e Ângela Maria.



FONTE

Nenhum comentário: