domingo, 9 de janeiro de 2011

Roberta Sá


A cantora Roberta Sá participou do Fantástico (Rede Globo) do dia 26/12/2010, na reportagem "Dicas de Férias no Verão", apresentando as atrações turísticas de Natal, e acrescentou a seguinte dica: “Eu nasci em Natal, cidade do sol, capital do Rio Grande do Norte. Aqui você encontra praias exuberantes como a de Ponta Negra, que tem como principal cartão postal o Morro do Careca. Minha dica em Natal é o Centro de Turismo, o lugar é uma antiga casa de detenção que hoje abriga lojas de artesanato em suas celas. Eu, sempre que venho aqui, aproveito para fazer umas comprinhas e encontro presente para a família inteira. No Centro de Turismo, além de artesanato e muita comida típica, rola também toda quinta-feira um forrozinho para quem quiser aproveitar”.

EM TURNÊ...

Roberta Sá e o Trio Madeira Brasil em turnê do disco "Quando o Canto É Reza", uma homenagem ao sambista baiano Roque Ferreira, fizeram três apresentações em São Paulo, entre 06 e 08 de janeiro/2011. No repertório uma seleção de 13 das 60 canções cedidas pelo compositor a Roberta e ao grupo formado por Ronaldo Bandolim, Marcello Gonçalves e Zé Paulo Becker.

Nessa lista, entrou cocos, maxixes, sambas, maracatus, ijexás, cirandas, afoxés e choros, como: "Água da Minha Sede", composta em parceria com Dudu Nobre e consagrada na voz de Zeca Pagodinho; "Mandingo", feita com Pedro Luís, e as inéditas "Tô Fora" e Chita "Fina".


VIDA E OBRA

Roberta Sá (Natal, 19 de dezembro de 1980) é uma cantora brasileira de MPB, samba e bossa nova.



Roberta Sá nasceu em Natal, a capital do Rio Grande do Norte. Na infância seus pais lhe apresentavam rock (Beatles e Jovem Guarda), MPB e músicas regionais. Aos 9 anos mudou-se para o Rio de Janeiro em virtude do segundo casamento de sua mãe. Com 18 anos fez intercâmbio em Missouri nos Estados Unidos onde estudou canto num coral durante um ano.

De volta ao Rio fazia aulas de canto, enquanto cursava jornalismo e trabalhava como balconista. Em 2001 fez show de abertura para apresentação das bandas Liquidificalouca e Paula Leal e Os Infiéis, no Planetário da Gávea.

Em 2002 durante as férias da universidade sua professora de canto Vera de Canto e Melo lhe recomendou que fizesse testes musicais, e Roberta acabou entrando no programa de televisão Fama. O programa, que se pretendia uma academia de artistas, tradicionalmente moldava seus cantores num estilo americanizado, o que não agradava a jovem que foi eliminada na quarta semana.

O grande legado do programa segundo a própria cantora foi a oportunidade dela conhecer Felipe Abreu (irmão da cantora Fernanda Abreu) que se tornou seu preparador vocal e lhe incentivou preparar um show, que foi realizado no Mistura Fina alguns meses depois, e logo após lhe recomendou a gravar uma demo.

Roberta gravou uma demo (contendo cinco canções), que chegou às mãos do autor de novelas Gilberto Braga em 2003, que gostou da voz da cantora e pediu que ela gravasse “A Vizinha do Lado” de Dorival Caymmi para a trilha da novela "Celebridade", que escrevia no momento.



Roberta conheceu Rodrigo Campello, que se torna seu produtor. Eles gravam sob encomenda de uma empresa um álbum promocional intitulado "Sambas e Bossas". Entre as gravações alguns clássicos como "A Flor e o Espinho", "Essa Moça tá Diferente" e "Chega de Saudade".

Em 2005 Roberta Varela Sá lança seu primeiro álbum, chamado "Braseiro". O álbum incluiu três músicas da demo e foi produzido por Paulo Malagutti e Rodrigo Campello.

No álbum há canções de compositores consagrados como Janet de Almeida (Sambo Mesmo), Chico Buarque (Pelas Tabelas) e Paulinho da Viola (Valsa da Solidão), e de novos talentos como Marcelo Camelo (Casa Pré-Fabricada), Teresa Cristina (Lavoura), Lula Queiroga (Ah! Se Eu Vou), Rodrigo Maranhão (Olho de Boi) e Pedro Luís (Braseiro).



O trabalho conta ainda com a participações de Ney Matogrosso (Lavoura) e MPB-4 (Cicatrizes).

Em agosto de 2007 foi lançado seu segundo álbum, intitulado "Que Belo Estranho Dia Para se Ter Alegria". No mesmo ano, ganhou dois prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte): melhor cantora e melhor álbum. Com ele, Roberta conquistou o disco de ouro pelas mais de 50.000 cópias vendidas.
Em dezembro de 2007 Roberta participou do evento "Natal em Natal" na capital potiguar. O show foi realizado no estádio João Machado, o Machadão, e reuniu um público estimado em mais de 10 mil pessoas.

Em 2008, a música "Mais Alguém" entrou na trilha sonora de "Negócio da China", da Rede Globo.



Em 2009, "Mais Alguém", também entrou na trilha sonora da novela "Viver a Vida", da Rede Globo.

Em 2010, a canção "Fogo e Gasolina" entrou na trilha sonora da telenovela "Passione", da Rede Globo.




Nos dias 17 e 18 de fevereiro/2011, Roberta Sá participa do Projeto MPB Petrobras acompanhada do Trio Madeira Brasil. A artista apresenta o show do CD Quando o canto é reza, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Nesta edição do projeto quem faz as honras da casa no show de abertura é o cantor Henrique Neto.

A cantora leva para os palcos as composições do sambista baiano Roque Ferreira. No álbum Quando o canto é reza, lançado no mês de agosto do ano passado, Roberta revela o universo musical de Roque e mistura a simplicidade das suas composições aos arranjos sofisticados do Trio Madeira Brasil, formado por Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo do Bandolim.

Com preços populares (R$ 20,00/R$ 10,00), o projeto promove a formação de plateia para artistas locais e nacionais, além de valorizar a canção brasileira. O MPB Petrobras conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras e o apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.




FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário: