terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Rádio Taxi


Radio Taxi é uma banda de pop rock criada no início da década de 1980, em São Paulo, fundada por Wander Taffo. A banda fez muito sucesso com as músicas: Amante Profissional / Coisas De Casal / Com O Rádio Ligado / Dentro Do Coração / Eva / Garota Dourada / Sanduíche De Coração / Um Amor De Verão / Só pra variar... e principalmente com a música "Eva" (versão de canção homônima do italiano Umberto Tozzi).





Eu gostava mesmo era da música "Sanduiche de Coração", que fez parte da trilha sonora da novela "Pão, Pão, Beijo, Beijo", exibida pela Rede Globo, às 18h, de 28 de março a 7 de outubro de 1983, com 165 capítulos. Novela de Walter Negrão. Direção geral de Gonzaga Blota.



Vou modificar meu modo de vida
Não agüento mais falar em comida
Preciso urgentemente 10 kilos perder
Para conquistar você, e não te perder

Vou Tentar um novo regime
Espaguete a bolonhesa é um crime
Só natural vou sobreviver de amor
Seja lá como for comer todo dia

Sanduíche de coração, sanduíche de shi, shi, shi
Sanduíche de coração, oh, ouohhhhhh

Vou modificar meu modo de vida
Não agüento mais falar em comida
Preciso urgentemente 10 kilos perder
Para conquistar você,e não te perder

Vou tentar um novo regime
Espaguete a bolonhesa é o crime
Só natural vou sobreviver de amor
Seja lá como for comer todo dia

Sanduíche de coração, sanduíche de shi, shi, shi
Sanduíche de coração, oh, ouohhhhhh

Uma porção de carinho
Uma salada de cafuné
Um pão com beijo menina
Um doce abraço de sobremesa
Limpei a mesa

Sanduíche de coração, sanduíche de shi, shi, shi
Sanduíche de coração, oh, ouohhhhhh

A banda era formada por ex-integrantes do Tutti Frutti, banda de apoio da cantora Rita Lee, e dos Secos e Molhados: Wander Taffo, Lee Marcucci, Gel Fernandes e Willie de Oliveira (substituído por Maurício Gasperini após o lançamento do álbum Radio Taxi 2 em 1983).



Wander Taffo, guitarrista, já era reconhecido por seu estilo próprio de tocar guitarra em gravações e shows de “Made in Brazil”, “Joelho de Porco”, “Gang 90”, “Secos e Molhados” e "Rita Lee".



Gel Fernandes, baterista, iniciou sua carreira cedo, juntamente com Taffo na Banda "Memphis" e logo mostrou seu talento como baterista de bandas como “Os Incríveis”, "Rita Lee", "Secos & Molhados","Banda Taffo" e “Sunday”. Willie de Oliveira, cantor do conjunto, também fez parte do “Tutti Frutti”.

Um dos maiores sucessos da banda foi a música "Eva" (versão de canção homônima do italiano Umberto Tozzi), posteriormente regravada pela Banda Eva, da qual fazia parte a cantora Ivete Sangalo, na década de 1990. O Rádio Taxi permanece em atividade nos dias de hoje.

No Brasil foi marcado pela invasão do rock e o Rádio Táxi foi a 1ª das bandas de Rock a mostrar a o que seria só início de de um cenário musical com muitas e muitas bandas que viriam a fazer rock nos anos 1980.

O Radio Táxi surgiu no ano de 1981. Na época, o filme “Menino do Rio” era lançado nos cinemas do País, tendo a música “Garota Dourada”, uma parceria de Wander Taffo, Lee Marcucci e Nelson Motta - como tema principal. A música, que logo estourou nas rádios, foi o primeiro sucesso do Rádio Táxi.



Em 2006, Wander voltou com a sua ex-banda Rádio Táxi, que lançou um DVD marcando a volta da banda. Ele planejava ainda a volta da banda Taffo para julho de 2008, mas esse projeto foi interrompido por sua morte.

Wander Taffo um dos principais guitarristas do país, referência para inúmeros artistas, faleceu em 14 de maio de 2008, vítima de uma parada cardio-respiratória em São Paulo quando tomava café da manhã em sua casa se preparando para uma consulta médica que teria; deixou sua mulher Mônica Lima, e seus dois filhos Lívia e Lucas.

Com a morte de Wander Taffo, a banda decidiu continuar, porém o vocal Maurício Gasperini e os integrantes remanescentes tiveram atritos sobre o futuro da banda, e Maurício Gasperini foi demitido sem saber, sabendo através de um fã pela comunidade do orkut Rádio Táxi Revolutions, que ele seria substituido pelo primeiro vocalista Willie de Oliveira.

Maurício Gasperini toca em vários bares da noite paulistana com sua banda que conta com seus irmãos Mauro e Marcelo Gasperini, e o guitarrista Luiz Carlini (co-fundador da banda Tutti Frutti). Em 2009 o cantor chegou a substituir o cantor Paulinho, vocalista da banda Roupa Nova em três shows pelo Brasil, devido a problemas de saúde do mesmo. Além disso Maurício Gasperini também é jurado fixo do Programa Raul Gil no quadro "Jovens Talentos".

Atualmente a banda Rádio Táxi se apresenta com músicos de apoio, e compondo músicas para um futuro disco.

Banda Taffo
Wander Taffo, em 1989 ao lado dos irmãos Andria e Ivan Busic (indicados por um aluno chamado Edu Ardanuy) e o tecladista Marcelo Souss, fizeram sucesso com o disco Rosa Branca. Um excelente álbum de Hard Rock com letras em português.

A banda ainda teve outra formação, que além de Wander Taffo na guitarra, contava com Fernando Nova (vocais), Carlos D'ângelo (baixo), Gel Fernandes (companheiro de Wander) e Marcelo Souss (teclado). A banda acabou em 1992, indo Wander Taffo fundar o IG&T, onde tornou-se o respeitado coordenador das aulas do instituto até o seu falecimento, em maio de 2008.

Os irmãos Busic, junto com Edu Ardanuy, estão no Dr. Sin, que ainda está em plena atividade. Gel Fernandes está hoje na banda Sunday e na Cia Filarmonica. Os outros músicos estão meio sumidos, mas Marcelo Souss fez uma participação no DVD do Dr. Sin de comemoração de 10 anos de banda.

Discografia do Rádio Taxi aqui (Canal POP)

FONTE
Wikipédia

Nenhum comentário: