segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Trio Amaranto


Em clima de quem será avó ainda este ano... =) posto aqui a música "Esperando Quem?", do Trio Amaranto...

(Trio Amaranto canta música "Esperando Quem?" de Édil Guedes, do CD "Três Pontes")

O trio mineiro Amaranto é formado pelas irmãs Flávia Ferraz, Lúcia Ferraz e Marina Ferraz, que cantam e tocam juntas profissionalmente desde 1998. As irmãs trazem o entrosamento de casa. Sempre cantando e tocando juntas, realizam um trabalho vocal extremamente apurado, além de serem instrumentistas (violão, flauta e piano) com sólida formação acadêmica.

Com criatividade e inteligência, o grupo elabora seus próprios arranjos, demonstrando que domina amplamente seus recursos musicais. Exploram-se, com elegância e bom gosto, elementos como cânones, contracantos, uníssonos e trios, e os cuidados com a instrumentação também são notáveis.

O Amaranto tem seis CDs lançados entre os 11 anos de existência. O som, MPB, mistura violão, flauta e piano. O primeiro disco do trio – Retrato da Vida (2000) – baseado na obra de Djavan. Depois veio: “Aos Olhos de Guignard” (2001), “Brasilêro” (2003), “Três Pontes”, dedicado ao público infantil (2006), além de participação em discos de outros artistas e coletâneas de música brasileira, o Amaranto foi agraciado por três anos seguidos com o título de Melhor Grupo Vocal de Minas Gerais pelo Troféu Pró-Música (1999, 2000 e 2001).




Um amaranto nasceu lá em casa. Cresceu, floresceu e, pelo jeito, não murcha. Essa foi a nossa sorte. O Amaranto brotou no seio de uma família musical em Belo Horizonte. Teve apoio, incentivo, quando ainda nem Amaranto era. Foi pouco a pouco que nós três, irmãs, percebemos o canto como uma possibilidade profissional.

Antes, fomos outras flores. Flor de Cal, uma banda ainda sem a caçula Marina e com muitos conflitos ao estabelecer limites entre o hobbie (cada vez mais sério) de cantar e outras aspirações. Rosa dos Ventos, já o trio completo e com um senso de direção forte.

O caminho que Rosa dos Ventos traçou, em dois anos, levou-nos ao Amaranto, nome adotado para marcar uma nova fase, que veio com a força de uma realização profissional: Retrato da Vida, primeiro CD do grupo, gravado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Foi o nosso batismo.



O trio Amaranto é a síntese de nossas experiências como grupo vocal. São nossas cantorias infantis que cresceram, fortificadas tanto empiricamente, quanto pelo estudo sistemático da Música.

No repertório, passeamos pelo solo da boa música, seja ela brasileira ou não. Acompanham-nos nossos instrumentos, companheiros pela vida a fora. Nada mais natural: violão, flauta e gaita, três vozes, vozes irmãs.



FONTE

MPBNET

SITEOFICIAL

Nenhum comentário: