sábado, 22 de janeiro de 2011

Yassir Chediak


YASSIR CHEDIAK é um nome familiar para os amantes da MPB. Não é para menos: O músico, cantor e compositor, além de ser referência nacional na viola de 10 cordas, criou uma sonoridade própria, resultante das diversas influências que recebeu dos clássicos da nossa música.



Violeiro. Cantor. Compositor. Produtor. Ator. Filho do cineasta Braz Chediak, passou parte da infância em Três Corações/MG, entrando em contato com a cultura caipira. Estudou violão clássico e licenciatura em música pela UNIRIO. Estudou violão popular com o músico e produtor Almir Chediak, seu primo.

Sua carreira – que começou com o violão erudito, pelas mãos de Almir Chediak, renova-se continuamente. A linha melódica de suas composições impressiona pela riqueza de sons. As percussões balançam os ouvintes.

Yassir é um retrato autêntico da modernização da viola, este instrumento genuinamente brasileiro. As participações de grandes nomes como Geraldo Azevedo, Paulão 7 cordas e Mestre Camisa, neste novo trabalho, nos remetem a viagens pelos mares de Caymmi, pelos caminhos de Tom Jobim, pelos galopes de Alceu Valença e pela delicadeza de suas próprias músicas e algumas parcerias, entre elas com Jorge Mautner e Braz Chediak.



O CD – YASSIR CHEDIAK, A VIOLA E O MAR –, primorosa produção de André Agra para a Gravadora Sala de Som, veio para ficar. “Chora Morena”, “Ela Deixa”, “Leva eu Morena”, parceria com Jorge Mautner, “A Lenda do Pescador”, “Anunciação”, de Alceu Valença, “Dandá”, “Mistérios, “Correnteza”, de Tom e Luís Bonfá, “Na Força do Patuá”, “Flor da Noite”, parceria com Braz Chediak e “Botão de Saudade” formam um repertório eclético, contagiante, deste trabalho que é um divisor de águas na utilização da viola, um autêntico marco da Música Popular Brasileira...



Instrumentos musicais como a viola de sete ou de dez cordas, bem como o acordeão, de nobríssimas estirpes, andaram involuntariamente se prestando a acompanhar muitos arranjos oportunistas, em nome de um cancioneiro pretensamente sertanejo.

Mas neste gostoso e delicado novo disco de Yassir Chediak, A viola e o mar (Sala de Som Records), violas, acordeões, violões, violinos, baixo e saxofone, além de instrumentos de percussão como berimbau e pandeiro, se unem para reverenciar cantos de areia (como na lindíssima Dandá: “Sou um pescador, ela é o mar sem fim/E o segredo dela eu roubei pra mim”), perfumes no ar (Ela deixa), beijos das flores (Mistério) ou uma comovente homenagem a Dorival Caymmi (A lenda do pescador), só para citar algumas músicas compostas, em letra e música, pelo próprio Yassir.



A viola e o mar faz um mimo à música brasileira, em sua criatividade e leveza, e traz ainda canções assinadas em parceria com Jorge Mautner e Braz Chediak, além de regravações de um clássico de Alceu Valença (Anunciação) e outro da dupla Tom Jobim/Luiz Bonfá (Correnteza).

Responsável também pela concepção de arranjos e direção musical (juntamente com André Agra), Chediak montou para a feitura deste CD um bom time de músicos, incluindo craques como Paulão 7 Cordas e Gabriel Improta, além do violonista André Cunha.

O grande conhecimento da arte da viola caipira, aliado a um talento extraordinário e a uma figura marcante tem levado Yassir Chediak a participar de filmes, programas de TV e, novelas... Yassir participou da novela PARAÍSO, de Benedito Ruy Barbosa, da Rede Globo.

Entre atores consagrados, como Eriberto Leão,Mauro Mendonça, Cássia Kiss, também estão na novela nomes importantes de nossa música como o cantor Daniel, o violonista Rodrigo Sater (irmão de Almir Sater) e Yassir Chediak, considerado pelos estudiosos como um dos maiores violeiros do país.



Entrevistado pelo Viola Caipira, Yassir Chediak, este carioca criado em Três Corações, Minas Gerais, fala sobre a novela: “É uma incursão pelo Brasil Profundo. Benedito Ruy Barbosa é o Bandeirante de nossa teledramaturgia, ele penetra no coração do país, de sua gente. Um mestre. Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, que fazem a adaptação, suas fiéis seguidoras. A direção de Rogério Gomes, o Papinha, é um show. Os atores fantásticos. Isto, sem contar com a beleza que é trabalhar com Daniel e Rodrigo Sater. Estou no Paraíso”, ele diz fazendo uma citação ao título da novela.



BIOGRAFIA YASSIR CHEDIAK

2010 - lançamento do CD "A Viola e o Mar"

2009 - O músico comemora seu trabalho como ator na novela global PARAISO, de Benedito Ruy Barbosa, onde interpretou o peão/violeiro Juvenal.



2009 – Graças à afinidade musical e à amizade surgidas nos bastidores das rodas de viola de “Paraíso” - novela em que interpretaram os peões-violeiros Tiago e Juvenal - os músicos e atores Rodrigo Sater e Yassír Chediak resolveram reproduzir a parceria também na vida real. O CD”Tiago e Juvenal – Os Violeiros de Paraíso“, lançado pela gravadora Som Livre, marca o surgimento da dupla. A união reúne um dos principais violeiros do país, Yassír, e o talento e experiência de Rodrigo, que foi arranjador e violonista de Almir Sater, seu irmão. Acesse: http://www.tiagoejuvenal.com.br/

2007 – A TV Globo convida e Yassir Chediak participa, como ator, cantor e violeiro, do seriado CARGA PESADA. Este convite foi o resultado da aceitação de sua participação, como músico, da série em anos anteriores.

Seu nome, dia a dia, vem alcançando projeção no cenário musical brasileiro, como podemos ver pelo release abaixo:

O GLOBO: “Yassír Chediak tem o mérito de transpor a viola caipira do seu universo original e levá-la a caminhos sonoros diferentes. Mas a essência regional está viva em registros como os de “Ave Maria dos Namorados”, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, e “Malícia da Beleza”, parceria com Jorge Mautner e Nelson Jacobina.” (João Pimentel)

O PASQUIM: “Definido pelo Jackson Antunes como “o violeiro surfista de botina gomeira”, o jovem Yassír Chediak abraça a viola caipira como se convivesse com ela há cinquenta anos: com carinho, respeito e muita criatividade. Em seu CD Estradas (independente), o músico reafirma seu amor pelo instrumento e revela-se um melodista de movimentos elaborados e inspiradíssimos..." (Luís Pimentel).

Como cantor, Yassir Chediak participou, por duas semanas consecutivas no programa Jovens Tardes, na TV Globo. Sua música envolvente e sua figura marcante provocaram aplausos e admiração do público.

Seu CD “Estradas”, despertou a atenção dos especialistas e a música título, parceria sua com Marcos Paiva, foi escolhida para fazer parte da série Carga Pesada e incluída no CD do mesmo nome, da Som Livre. Yassír também é compositor da trilha da série para o ano de 2006 em parceria com Guilherme Dias Gomes. No mesmo CD, Yassír toca “A Malícia da Beleza”, parceria com Jorge Mautner e Nelson Jacobina.

Quase simultaneamente com o lançamento do CD é convidado pelas Irmãs Galvão e participa do Show Encontro de Gerações no Teatro São Pedro, em São Paulo.

Participa diversas vezes do programa Viola Minha Viola, de Inezita Barroso, na TV Cultura.

Na TVE é entrevistado por Leda Nagle no SEM CENSURA.

Atuou como ator, violeiro e consultor musical no longa metragem “Tapete Vermelho, de Luiz Alberto Pereira, contracenando com Matheus Nachtergaele.

Sérgio Reis o entrevista em seu programa na Rádio Nativa, que é transmitido por diversas emissoras e prestigia suas músicas.

A EPTV (Rede Globo - Minas e São Paulo) faz entrevista com Yassír, em seu programa Terra da Gente, apresentado em São Paulo e Minas

Gerais, onde ele toca várias músicas de seus Shows, com repertório de Almir Sater, Renato Teixeira e dele próprio.

YASSÍR CHEDIAK participa de movimentos musicais, faz música para filmes, peças de teatros e escreve para a Revista Viola Caipira, para a qual entrevistou Zé Ramalho, Rosa Nepomuceno, e etc.. Mantém, também, o Site www.violacaipira.com.br , que já é uma referência virtual para os aficionados pela música de viola. Também é editor do portal www.brasilpandeiro.com.br , dedicado à MPB e um dos mais visitados neste segmento.



Sob seu comando, na RÁDIO VIVA RIO, 1180 AM, o PROGRAMA BRASIL REGIONAL, diariamente das 08h00min às 10h00min, apresentando somente musicas raiz e entrevistando personalidades como Rolando Boldrin, Pena Branca, Renato Andrade, foi líder de audiência.

Entrevistado por Luciana Ávila na Globo News o programa tem repercussão nacional e é comentado em diversos órgãos da imprensa.

Participa do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na Rede Globo, cantando e tocando músicas de sua autoria.

Realiza na UFF (Universidade Federal Fluminense) o projeto interculturalidades, apresentando palestras, oficinas e shows.

Seu show na FESTA DO CARRETEIRO, em Aparecida do Norte atrai multidão e é aplaudido com entusiasmo.

Seus espetáculos atraem grande público. Com sua voz, sua viola e sua figura, Yassír Chediak é um nome crescendo dia a dia no cenário musical de nosso País.




FONTE
MYSPACE

Violacaipira

blog - yassir chediak

Dicionário Cravo Albin

***
Hoje um mês após ter feito a retrospectiva do Blog... estou feliz porque houve uma mudança significativa. Obrigada a todos!!


Visualizações de página por país


                                                 maio de 2010 – janeiro de 2011


Brasil 13.889
Estados Unidos 606
Portugal 493
Dinamarca 281
Croácia 60
Alemanha 51
França 41
Argentina 36
Canadá 36
Espanha 30
Eslovênia 16
Japão 14
Paraguai 10
Hungria 04
Sérvia 04
Rússia 04
Chile 02
Reino Unido 01


Nenhum comentário: