segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Curitiba e a música popular na primeira metade do século XX

O Museu Paranaense, um espaço que se destina a conservar, preservar e divulgar a cultura do Paraná abriu o espaço para a exposição “Dos Regionais as Jazz Bands: Curitiba e a música popular na primeira metade do século XX”, mostrando instrumentos musicais, aparelhos de reprodução sonoros, partituras, fotografias e documentos.

Um registro da vida e obra de artistas e músicos do Paraná que viveram o período de transformação ocorrida nos grandes centros urbanos, quando os agrupamentos musicais passaram da formação de Regionais para a formação Jazz band. A exposição ficará em cartaz, ate fins de fevereiro de 2011.


Desde 2002, os pesquisadores em música Marília Giller e Tiago Portella da Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR) em Curitiba, dão início a uma pesquisa voltada a musica popular produzida entre os anos de 1900 a 1950.

Depois de resgatarem alguns acervos musicais, a pesquisa culminou na montagem de um concerto musical e uma expressiva exposição no Museu Paranaense em Curitiba intitulada “Dos Regionais às Jazz Bands: Curitiba e a música popular na primeira metade do século XX”, e apresenta ao público, instrumentos musicais, partituras manuscritas originais e imagens de diversos conjuntos musicais que atuaram neste período.


A pesquisa buscou levantar evidências do entrelaçamento cultural e dos movimentos sociais ocorridos nas primeiras décadas do século XX, desenvolvidos nos principais centros urbanos, onde alguns gêneros musicais se consagraram como populares.

Tal processo foi observando a partir de reflexos do jazz e do choro na música popular brasileira, com ênfase nas práticas musicais realizadas em Curitiba, analisando assim, as transformações culturais ocorridas e delineando a rede de relações que constituiu a sociedade nesse período.


Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, polcas, maxixes, choros, valsas, tangos, fox-trotes, habaneras, marchas carnavalescas, lundus, e tantos outros gêneros musicais popularizaram-se de maneira febril, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e no Paraná, tanto na capital Curitiba, quanto em outras cidades estratégicas como: Paranaguá, Antonina, Ponta Grossa e Lapa, também foram encontrados sinais deste processo.

FONTE:
BemParaná

**imagem - "Banda de jazz " Pintura digital colorida por Alejandro Silveira*

Nenhum comentário: