quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Waldonys


Se existe uma frase que defina o nome Waldonys, ela é a conhecida "Tal Pai, tal Filho". Ainda pequeno, vendo seu pai Eurides tocar, brotou no menino Waldonys a paixão pelo acordeon.



Uma Prece Para os Homem sem Deus
composição: Gordurinha

Meus Deus,
Por que é que nesta terra
Pedem paz e fazem guerra
E fazem guerra pela paz?

Meu Deus,
Por que é que os homens agem
Sempre em nome da coragem
E apunhalam só por trás?

A fortuna correndo atrás
De quem já tem dinheiro
E o faminto se foge da fome
Ela vai atrás

Oh, meu Deus, o sertão está seco
Só chove na praia
O oceano está cheio d´água
Não precisa mais

Muita gente com a reza na boca
E o ódio no peito
O cristão fazendo mal-feito
Com a bíblia na mão

A ganância na terra entre os homens
Gerando conflitos
E a ciência a serviço do mal e da destruição

Meu Deus, anulai a profecia
Pois o mundo qualquer dia
Vai mergulhar num vulcão
Meu deus, aumentai a nossa crença
Pra que o homem se convença
Que o mundo inteiro é cristão

***Curiosidade sobre esta música
Ao gravar a música "Uma Prece Para os Homens sem Deus", Gordurinha declama: "...Guerra ou paz? Eis o dilema! Entre uma e outra, a inquietação. Essa dispnéia coletiva, esta asfixia em forma de interrogação. E nós precisamos de uma coisa só, fé comum a todos. Precisamos remover a montanha do ceticismo, da indiferença. Precisamos degelar essa cordilheira de ódios e incompreensões..."

VIDA E OBRA

Waldonys José Torres de Menezes (Fortaleza - 14 de setembro de 1972) é acordeonista e músico do genero forró. Também é piloto de avião. Seu pai Eurides era acordeonista amador e o incentivou a iniciar seus estudos musicais com aulas particulares a partir dos 11 anos e depois teve aulas teóricas no Conservatório Alberto Nepomuceno.

Nessa época conhece Dominguinhos que o apresenta a Luiz Gonzaga. Aos 14 teve seu talento reconhecido por Dominguinhos e grava o CD "Choro Chorado"; e em 1988 participa da gravação do LP "Aí tem", no qual Waldonys tem uma participação na música "Fruta Madura", onde seu nome é citado por Luiz Gonzaga e carinhosamente chamado de "Garoto Atrevido".

O talentoso artista tem o aplauso da crítica e, como no dizer de Luiz Gonzaga continua atrevido. Já gravou oito discos próprios e consolidou seu nome junto a importantes cantores e compositores da MBP, entre eles: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil, Fagner, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, Renato Borgetti, Guilherme Arantes, Ivete Sangalo, Marisa Monte, além de representar o Brasil nos Estados Unidos, México, Cuba e países da Europa.




Lançou em 1992 seu primeiro disco intitulado "Viva Gonzagão". Na seqüência, "Veleiros", "Quem não Dança, Dança", "Coração da Sanfona", "Waldonys Canta e toca sucessos nordestinos". E mais: "Aprendi com o Rei 1 e 2", "Anjo Querubim" e "Eterno Aprendiz", seu último lançamento.

Depois de muitos shows, incluindo uma temporada de seis meses nos Estados Unidos, fez platéias na Europa, Estados Unidos e Cuba o aplaudirem de pé, após apresentações marcadas pela multiplicidade de seu repertório, abrangendo músicas clássicas e populares. Conjugação perfeita entre a versatilidade do acordeon e a genialidade do músico.



Seu estilo é inconfundível, pois consegue aliar técnica a muito swing. Waldonys transpira prazer e categoria ao cantar e tocar forrós e outros ritmos musicais, sempre com desenvoltura e simplicidade. Animar festas e "botar fogo" nos forrós pelo Brasil afora é a sua vocação.

Hoje os elogios da elite da MPB ao trabalho de Waldonys transformam-se em diplomas de reconhecimento ao seu extraordinário talento:

Esta sanfona que Waldonys usa ao lado de Gonzagão foi um presente oferecido pelo próprio Rei do Baião. Waldonys guarda como troféu de sua carreira musical.

"Waldonys, este garoto é muito atrevido, com 15 anos tocando desse jeito...", Luiz Gonzaga.

"Waldonys, Gozagão falou e eu continuo falando, êta moleque atrevido! Como toca esse danado", Dominguinhos.

"Esse menino é o fenômeno da sanfona", Hermeto Pascoal. "Waldonys, você é um tradutor da sanfona", Zé Ramalho.

"Waldonys, o mestre da Sanfona", Ricardo Chaves.
 


Discografia
"Viva Gonzagão" (1992)
"Veleiros" (1993)
"Quem não Dança, Dança" (1993)
"Coração da Sanfona" (1997)
"Waldonys Canta e toca sucessos nordestinos" (1999)
"Aprendi com o Rei 1" (2001)
"Aprendi com o Rei 2" (2003)
"Anjo Querubim" (2005)
"Eterno Aprendiz" (2007)
"DVD Waldonys 20 Anos" - (1º DVD/Maio 2007)
Waldonys Uni-Verso (2009)

O CANTOR-PILOTO

Além de músico talentoso, o sanfoneiro Waldonys também é reconhecido pela sua paixão pela aviação. Piloto desportivo com cerca de 2.500 horas de vôo e piloto acrobático habilitado. Waldonys foi homenageado pelo Comando da Aeronáutica com a Medalha Mérito Santos-Dumont, uma das principais comendas do meio aeronáutico brasileiros.

A outorga da Medalha foi durante a solenidade militar alusiva aos 137 anos de nascimento do patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont, pelo Major-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, na Base Aérea de Fortaleza.

A Medalha Mérito Santos-Dumont é concedida a cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado serviços notáveis à Aeronáutica brasileira, a militares da Força Aérea Brasileira que tenham se destacado no exercício da profissão e a militares das Forças Armadas Nacionais ou Estrangeiras que tenham se tornado credores de homenagem especial.

A medalha foi criada em 1956, nas comemorações do cinquentenário do primeiro voo do 14 Bis. Entre as outras comendas aeronáuticas já recebidas por Waldonys estão os diplomas de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e de Membro Honorário da Esquadrilha da Fumaça, além da Medalha Bartolomeu de Gusmão.



 Quem é Waldonys? E como foi feito o clip a bordo das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça?

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) foi o palco do clip da música “Sonho de Ícaro“ gravada pelo cantor e sanfoneiro Waldonys. O músico, piloto civil e entusiasta da Esquadrilha da Fumaça, fez um voo a bordo da aeronave T-27 Tucano na aeronave nº 6.

O lançamento do DVD do Waldonys foi feito no mês de maio de 2009, quando as belas imagens do voo realizado foram divulgadas ao público em geral. Waldonys já gravou nove discos próprios e um DVD ao vivo. Consolidou seu nome junto a importantes cantores e compositores da MBP.

Admirador do trabalho do EDA, o artista sempre apoia o grupo nas cidades por que passa durante os Circuitos pela Região Nordeste, realizados anualmente pelo Esquadrão.

Em maio de 2010, o músico Waldonys recebeu o título de “Fumaça Honorário”.

POUSO DE EMERGÊNCIA


Em 2010, o sanfoneiro Waldonys foi obrigado a fazer um pouso de emergência numa estrada no interior de Pernambuco. Sobre o acidente Waldonys disse que foi um problema mecânico. Ele pilotava, de João Pessoa, na Paraiba a Caruaru, em Pernambuco, quando o monomotor apresentou uma falha quando estava há meia hora da chegada ao destino, tendo que optar por um pouso forçado em uma estrada de terra, cercada de muito mato, onde moradores da região chegaram para prestar socorro; e tanto ele quanto seu passageiro saíram sem nenhum arranhão.

O incidente só não terminou de forma trágica graças à experiência do sanfoneiro com os aviões. Ele pilota há 17 anos. Este foi o terceiro pouso forçado que Waldonys foi obrigado a realizar e a situação mais perigosa que já enfrentou até hoje.

Em 2008 foram dois sustos. Em maio, ele fez um pouso forçado na BR-304, no Rio Grande do Norte. O outro, na Barra do Cauípe, em Caucaia, quando precisou de habilidade para desviar de banhistas. Mas nada comparado ao susto desta vez.


Na foto acima, o pouso de emergência com sua antiga aeronave, um Rans S-9, na Barra do Cauípe, em Caucaia, a 30 quilômetros de Fortaleza em 30.08.2008

Waldonys, que é membro honorário da esquadrilha da fumaça, agradece a proteção que vem do céu.

FONTE

Waldonys
Wikipédia
TV Verdes Mares
Esquadrilha da Fumaça

Nenhum comentário: