segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dick Farney


Dick Farney (1921-1987) nem imaginava tornar-se um cantor de sucesso. Aliás, ele nem queria. Ao se lançar como músico, seu único interesse era ser um grande pianista, como seus ídolos do jazz – Dave Brubeck, Nat King Cole. No entanto, após estrear profissionalmente no microfone, em 1937, se revelaria um dos mais importantes intérpretes da música popular brasileira.

Alguém como tu

Composição: José M. de Abreu e Jair Amorim

Alguém como tu
Assim como tu
Eu preciso encontrar
Alguém sempre meu
De olhar como o teu
Que me faça sonhar
Amores eu sei
Na vida eu achei e perdi
Mas nunca ninguém desejei
Como desejo a ti
Se tudo acabou
Se o amor já passou
Há de um sonho ficar
Sozinho estarei
E alguém eu irei
Procurar
Eu sei que outro amor posso ter
E um novo romance viver
Mas sei que também
Assim como tu
Mais ninguém
Assim como tu
Mais ninguém

Dick Farney, nome artístico de Farnésio Dutra e Silva (14 de novembro de 1921 — 4 de agosto de 1987) foi um cantor, pianista e compositor brasileiro. Começou a tocar piano ainda na infância, quando aprendia música erudita com o pai,e enquanto a mãe lhe ensinava canto.

Em 1937 estreou como cantor no programa Hora juvenil na rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro, quando interpretou a canção Deep Purple composta por David Rose, foi levado por César Ladeira para a rádio Mayrink Veiga, passando a apresentar o programa Dick Farney, a voz e o piano.

O conjunto Os swing maníacos formado por Dick, tinha ao lado o irmão Cyll Farney, na bateria, acompanhou Edu da Gaita na gravação da música "Canção da Índia", do compositor russo Nikolay Rimsky-Korsakov (1844-1908). De 1941 a 1944, era crooner da orquestra de Carlos Machado, no Cassino da Urca, no tempo em que o jogo era permitido no Brasil.

Em 1946 foi convidado para ir para os Estados Unidos, depois do encontro com o arranjador Bill Hitchcock e o pianista Eddie Duchin, no Hotel Copacabana Palace. Fez apresentações na rádio NBC, durante dois meses. Em 1948 apresentou-se com sucesso na boate carioca Vogue.

Em 1959 era exibido o programa de TV - Dick Farney Show, na TV Record - Canal 7 de São Paulo.

Em 1960 formou a Dick Farney e sua orquestra que animou muitos bailes. Em 1965 na recém-inaugurada TV Globo - Canal 4, Rio de Janeiro, apresentados por Betty Faria e Dick Farney, o programa de TV Dick e Betty. Gogô foi seu pianista acompanhador de 1977 a 1987. Foi proprietário das boates Farney´s e Farney´s Inn, ambas em São Paulo. 1971 - formou um trio com Sabá. De 1973 a 1978 tocava piano e cantava na boate Chez Régine no Rio.



Fiz meu rancho na beira do rio
Meu amor foi comigo morar
E nas redes nas noites de frio
Meu bem me abraçava pra me agasalhar
Mas agora, meu Deus, vou-me embora
Vou-me embora e não sei se voi voltar
A saudade nas noites de frio
Em meu peito vazio virá se aninhar

A saudade é dor pungente, morena
A saudade mata a gente, morena
A saudade é dor pungente, morena
A saudade mata a gente

Composições
1955 - Sonhando com Shearing
1955 - Sem nome
1956 - Farney´s blues - Dick Farney Trio


Turnês
Apresentou-se nas cidades norte-americanas de Hollywood, Chicago e San Francisco, em Nova Iorque (Waldorf Astoria Hotel e Shell Burn Hotel),nos países Argentina, Uruguai, Cuba, República Dominicana, Porto Rico e ilhas do Caribe.

Filmes
1950 - Somos dois - dirigido por Milton Rodrigues
1952 - Carnaval Atlântida - de José Carlos Burle
1953 - Perdidos de amor - de Eurides Ramos


Participação especial
Espetáculo dos 20 anos de bossa nova - realizado em São Paulo, ao lado de Lúcio Alves, Nara Leão, Carlos Lyra e muitos outros.

Curiosidades
Em 1948 foi fundado no Rio, o fã-clube Sinatra-Farney, que admiravam o jazz americano. Uma de suas componentes era a que viria a ser a cantora Nara Leão.


Discografia
1944 - The music stopped(fox)/Mairzy doats(fox-trot) - com a orquestra de Ferreira Filho - gravadora Continental
1944 - What´s new? (fox-trot) - crooner do conjunto Milionários.
1944 - San Fernando Valley/I love you
1944 - I don´t want to walk without you
1945 - This love of mine/The man I love
1946 - Copacabana/Barqueiro do rio São Francisco - com acompanhamento de Eduardo Patané
1946 - Era ela/Ela foi embora
1947 - Just an Old Love of Mine (Peggy Lee/Dave Barbour)/For Once in My Life (Fisher/Segal)com Paul Baron e Sua Orquestra
1947 - Marina/Foi e não voltou
1947 - Gail in Galico/For sentimental reasons
1948 - Ser ou não ser/Um cantinho e você
1948 - Meu Rio de Janeiro/A saudade mata a gente
1948 - Esquece/Somos dois…
1949 - Ponto final/Olhos tentadores
1949 - Junto de mim/Sempre teu
1950 - Não tem solução/Lembrança do passado = gravadora Sinter
1951 - Uma loira/Meu erro
1951 - Canção do vaqueiro/Nick Bar
1952 - Mundo distante/Não sei a razão
1952 - Luar sobre a Guanabara/Fim de romance
1952 - Sem esse céu/Alguém como tu
1953 - Perdido de amor/Meu sonho
1953 - Nova ilusão/João Sebastião Bach
1953 - April in Paris/All the things you are
1953 - Speak low/You keepcoming back like a song
1954 - Copacabana/My melancholy baby
1954 - Tenderly/How soon - Majestic Records
1954 - Somebody loves me/There's no sweeter word than sweetheart
1954 - Marina/For once in your life
1954 - Grande verdade/Você se lembra?
1954 - Outra vez/Canção do mar
1954 - Tereza da praia/Casinha pequenina - junto com o cantor Lúcio Alves
1954 - Música romântica com Dick Farney- lançou o long-play ou Lp com a destaque para a música "Canção do mar"
1954 - Sinfonia do Rio de Janeiro - disco de 10 polegadas
1955 - A saudade mata a gente
1955 - Foi você/Tudo isto é amor
1955 - Dick Farney e seu Quinteto
1955 - Bem querer/Sem amor nada se tem
1955 - Dick Farney on Broadway
1956 - Jingle bells/White Christmas/Feliz Natal
1956 - Jazz Festival
1956 - Jazz after midnight
1956 - Meia-noite em Copacabana com Dick Farney
1956 - Dick Farney Trio - contendo a canção "Valsa de uma cidade" (Ismael Netto/Antônio Maria)
1957 - Un argentino en Brasil/Nem fala meu nome
1957 - O ranchinho e você/Só eu sei
1957 - Toada de amor/O luar e eu…
1959 - Este seu olhar/Se é por falta de adeus
1959 - Esquecendo você/Amor sem adeus
1959 - Atendendo a pedidos
1960 - Dick Farney em canções para a noite de meu bem
1960 - Dick Farney e seu jazz moderno no auditório de O Globo
1960 - Dick Farney no Waldorf
1961 - Somos dois/Uma loura
1961 - Dick Farney Jazz
1961 - Dick Farney Show
1961 - Jam Session
1962 - Dick Farney apresenta sua orquestra no auditório deO Globo - paticipação especial de Leny Andrade
1965 - Meia-noite em Copacabana
1967 - Dick Farney, piano e Orquestra Gaya
1972 - Penumbra e romance
1973 - Dick Farney
1973 - Concerto de Jazz ao vivo
1974 - Dick Farney e você
1974 - Um piano ao cair da tarde
1975 - Um piano ao cair da tarde II
1976 - Dick Farney
1976 - Tudo isso é amor - junto com a cantora Claudette Soares
1977 - Cinco anos de jazz
1978 - Dick Farney
1978 - Tudo isso é amor II
1979 - Dick Farney: o cantor, o pianista, o diretor de orquestra - série Retrospecto - gravadora RGE
1981 - Noite
1983 - Feliz de amor
1985 - Momentos
1986 - Dick Farney "ao vivo" (Arte do espetáculo) - gravado no restaurante-bar Inverno & Verão, na cidade de São Paulo.



FONTE
Wikipédia

Nenhum comentário: