domingo, 9 de janeiro de 2011

Festival De Música de Santa Catarina


A cidade de Jaraguá do Sul, localizada na região Norte de Santa Catarina, recebe a sexta edição do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). Representantes de 21 países participarão do evento, que será realizado no período de 20 de janeiro a 5 de fevereiro. Todos os concertos são abertos ao público e têm entrada gratuita.



A programação do festival conta com professores, regentes, artistas e estudantes de música clássica de países como Brasil, Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Venezuela, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia, África e do Oriente Médio.

A agenda de concertos do Femusc é intensa e conta com apresentações diárias. A série “Violão Plus” acontece no SESC (18h) e a série “Música de Câmara no Museu” será realizada no Museu WEG (18h).

O Centro Cultural da SCAR (Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul) recebe as séries “Piano Masters” (18h, no Grande Teatro) e “Música de Câmara ProMusc” (19h, no Pequeno Teatro), com professores e participantes da Conferência “ProMusc”, em repertório de caráter experimental.

O SCAR também abriga as palestras da série “Musicalmente Falando” (20h) e a série “Grandes Concertos” (20h30), que traz música de câmara com professores, assim como concertos orquestrais, corais e banda sinfônica.

Nas palestras “Musicalmente Falando”, o diretor Artístico do festival, Alex Klein, fala sobre o programa da noite e contextualiza o público sobre a obra e os autores.

No Grande Teatro da SCAR, destaque para a Orquestra de Professores do Femusc, formada por 60 participantes da Conferência ProMusc.

Na abertura do festival, dia 20, o conjunto apresenta a “Sinfonia N. 5”, de Sibelius, e a “Sinfonia espanhola para violino e orquestra”, de Lalo, tendo Sophia Chan, violinista prodígio chinesa, de apenas 11 anos, como solista.

No dia 29, o conjunto apresenta a “Sinfonia N. 2”, de Brahms, sob a regência do chinês Tao Fan, e o “Concerto N. 1 para violino”, de Prokofiev, com o israelense Shmuel Ashkenasi como solista e Alex Klein como regente.

Outra atração do festival que também faz apresentações no Grande Teatro da SCAR é a Orquestra Sinfônica do Femusc (grupo formado, exclusivamente, por alunos do nível avançado).

No dia 22, o conjunto participa da apresentação dos vencedores do II CONHARPA (Concurso Latino Americano de Harpas). A regência será de Alex Klein.

Em 28 de janeiro, a orquestra toca a “Sinfonia N. 5”, de Sibelius, sob a regência do maestro inglês Nicholas Daniel.

Já em fevereiro, no dia 4, Tao Fan conduz o grupo na “Sinfonia espanhola”, de Edouard Lalo – este concerto terá a participação da solista Sophia Chan.

Ainda no Grande Teatro da SCAR, destaque para o recital de harpas da Conferência Internacional de Harpas (dia 21) e o concerto da Mega Banda do Encontro Catarinense de Bandas, com regência do maestro alemão Dietmar Weidman (dia 23)

O concerto de encerramento do Femusc acontece no dia 5 de fevereiro, na Arena Jaraguá. O espetáculo terá a presença do Femusckinho, do Balé Bolshoi e uma das maiores formações orquestrais já montadas no Brasil com 450 músicos e 200 vozes.

Outros eventos acontecerão paralelamente ao Femusc, como o II Conferência Internacional de Harpas (20 a 23/1), liderada pelas professoras Talita Martins e Vanja Ferreira, o III Encontro Catarinense de Bandas (20 a 23/1), liderado por Dietmar Wiedmann (Alemanha) e Luiz Lenzi (Brasil), o Encontro Catarinense de Corais (4 e 5/2) e Coral do Femusc (23/1 a 5/2), liderado por Sérgio Figueiredo, o III Simpósio de Educação Musical (2 a 5/2), coordenação do professor Sérgio Figueiredo (UDESC) e o I Conob – Concurso Internacional de Oboé de Santa Catarina – (26/1 e 27/1), liderado por Lúcius Mota.



Integram ainda a programação do festival outros encontros, como o Seminário para professores de violino e viola, liderado por Jorge Risi, o Seminário de Professores de Piano, liderado por Fany Solter e Viviane Taliberti, o Seminário de Regência Coral e o Programa de Quartetos de Cordas, que terá o grupo americano Arianna String Quartet como primeiro quarteto-residente.

A edição 2011 do festival ainda dedica atenção especial ao “Seminário de Regência Orquestral” que oferece oportunidades para maestros aprimorarem sua experiência neste campo. Os participantes receberão aulas de regência e terão a oportunidade de observar os professores do Femusc em ação, ensinando técnicas instrumentais. Cada participante trabalhará com diversas orquestras de câmara tendo em vista a preparação para os concertos da mega-orquestra e para concertos na programação do Femusc.



Chinesa de 10 anos é uma das atrações do 6 º Femusc... Sophia apresentará "Carinhoso", de Pixinguinha, com arranjo de Cyro Pereira e quatro músicas chinesas: "A Flor do Jasmim", "Canção Noturna do Pescador", "Pastoral", "Primavera em Xin Jiang".

Além desta programação, o 6º Femusc prevê concertos diários em outros locais, como igrejas, centros comunitários, presídios, hospitais e casas de repouso. Os cursos/ seminários serão realizados nas salas do Centro Cultural da SCAR Na última edição, houve um total de 250 concertos sociais durante as duas semanas do Femusc 2010.



FEMUSC

Nenhum comentário: