domingo, 16 de janeiro de 2011

Marília Vargas



Marília Vargas canta quando sente encanto, reverberando sentimentos e emoções em uma voz que se projeta em todos os sentidos. Ela nasceu em Curitiba e hoje é uma cidadã do mundo: mora na Suíça há 15 anos, tem casa em São Paulo, já visitou 63 países, mas volta à capital mais fria do Brasil sempre que pode. O próximo retorno será nesta semana, quando ela lança o seu segundo CD solo, Tempo breve que passaste, de modinhas brasileiras.



O recital com um repertório inédito de compositores paranaenses terá ainda a presença de Ricardo Kanji (flautas) e Guilherme de Camargo (violão e viola) em um dos eventos que integra a programação da Oficina de Música na noite desta terça-feira, dia 18(JAN/2011).

Quando Marília, Guilherme e Ricardo sentaram juntos para a escolha do que estaria no trabalho, o que arrebatou primeiro foi o ciclo de doze árias Marília de Dirceu, sobre poemas de Tomás Antonio Gonzaga, “a parte central do disco” realça a soprano. A obra foi musicada dentro do contexto poético e musical da modinha portuguesa do final do século 18, pouco gravada no País.

Como músicas de salão do final do século 19, as modinhas do trio tem arranjos com pianoforte, flautas, violoncelos, guitarras e violões diversos. “É um disco colorido”, diz ela. Também estão registradas no CD obras do modinheiro luso-brasileiro e peças instrumentais, como o Vilão do Tom (Codex Gulbenkian) e o Landum (recolhido por Von Martius).



Abrindo o leque

Há três anos, Marília decidiu voltar as atenções para uma discografia solo mais intensa. Depois de gravar o primeiro disco, Todo amor desta terra, canções paranaenses (2009), a vontade era de abrir o leque da música brasileira. “As modinhas tinham a ver com o estilo mais de época com o qual eu trabalho”.

Mais pinceladas da alma do que desenho linear da melodia, a cantora dá um tom leve - sem ser superficial - à obra como um todo: “É um disco bem gostoso. A melancolia de Marília de Dirceu contrasta com o brejeiro e o humor refinado das outras músicas”.

O gosto pelas viagens, “sou cigana, viajo por trabalho e por prazer”, faz de Marília uma pessoa profundamente interessada pela cultura e história de outros países. Cita o Vietnã, a Tailândia e a China como os preferidos, mas admite que tem verdadeira adoração pelo último. Sempre que pode percorre as ruas à procura de discos de música local. “Gosto de colher coisas para a minha vida. Aprender a ouvir e ver o bonito ali”.



Aliás, a beleza é um adjetivo que move as ações de Marília. Mesmo quando ouve algo em um idioma que não conhece, procura enxergar com os ouvidos o significado das canções. “Quando canto a palavra amor, vou colorir ela com a minha voz, como meu canto de maneira que, mesmo quem não entenda a língua tenha a sensação do que essa palavra transmite”.

Serviço

Modinhas brasileiras.Show com Marília Vargas (soprano), Ricardo Kanji (flauta traverso) e Guilherme de Camargo (violão e viola de arame). Ingressos: R$15 ou R$7,50 (mais 1kg um quilo de alimento não-perecível) e gratuito para alunos da Oficina de Música. Nesta terça-feira, às 18h, no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, centro de Curitiba).



VIDA E OBRA

Marília Vargas - (Ponta Grossa, 27 de Janeiro de 1977) é uma cantora lírica brasileira.

Iniciou seus estudos de canto com Neyde Thomas aos doze anos de idade. Nessa época debutou no Teatro Guaíra, como o pastorzinho na ópera Tosca. Formou-se em canto barroco na Schola Cantorum Basiliensis, Suíça, (2001). Mestrado na classe de Christoph Prègardien, na Musikhochschule de Zurich (2004-2005), especializando-se em Lied e Oratório, sendo laureada summa cum laude.

Fez masterclasses e aperfeiçoamentos com Montserrat Figueras e Silvana Bartoli Bazzoni. Foi premiada no II Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão e no VI Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Em 2002 recebeu bolsa de estudos da fundação suíça Friedl Wald e, dois anos depois,um prêmio da Margherite Meyer Stiftung.

Apresentou-se como solista com diversas orquestras, entre as quais a Aargauer Symphonie, a Orchestra of the Age of Enlightement, a Zürcher Kammerorchester, além das brasileiras Orquestra Sinfônica do Paraná, Petrobras Sinfônica, Sinfônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP); nos conjuntos de música antiga La Capella Reial de Catalunya, (direção de Jordi Savall), Le Parlement de Musique (direção de Martin Gester), Camerata Antiqua de Curitiba; e em teatros como o Theater Basel, Stadt Casino Bern, Tonhalle Zürich, Wiener Konzerthaus, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Palácio das Artes (MG), Auditorium de Dijon, Arsenal Metz, Theatre Royal du Palais de Versailles, Berliner Konzerthaus, Auditorium e Gran Teatro del Liceo (Barcelona).



Realizou inúmeras gravações para rádios e televisões européias e brasileiras, além de ter sua participação em diversos CDs e DVDs. Tem sido professora convidada de importantes festivais de música e universidades do Brasil. Tem divulgado a música brasileira no exterior apresentando-se na Embaixada do Brasil em Roma (2007, 2008); ao lado de Antonio Meneses no concerto de abertura do Ano Brasil-França (2005); e com o Grupo ANIMA no Consulado do Brasil em Milão (2008).

Na temporada de 2009, lançou o CD “Todo amor desta terra”, com canções paranaenses, fruto de projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba; cantou A Criação de Haydn com a Orquestra Sinfônica Brasileira e ópera Rosenkavalier com a OSESP, além de diversos concertos por toda a Europa.Marcando sua primeira participação junto ao prestigiado Grupo ANIMA, o selo SESC SP acaba de lançar o CD “Donzela Guerreira”.



Cronologia artística

*18.10.1989 até 21.10.1989 - dibutto - Teatro Guaíra, Curitiba,Brasil -"Pastorzinho" na Tosca (Puccini). 4 récitas, dois elencos.Primeiro: Neyde Thomas/Ivo Lessa/Rio Novello/Zuinglio Faustini - Segundo elenco: Deborah Oliveira/Benito Maresca/Carmo Barbosa/Pepes do Vale - Reg. Alceo Bocchino/ Orquestra Sinfônica do Paraná - Regisseur:Marcelo Marchioro.

Gravações

*CD Hildegard von Bingen und Birgitta von Schweden (1998), com o grupo alemão Les Flamboyants, com música medieval. Foi lançado pela gravadora Raumklang (ALE).

*CD Orquestra Barroca do 13 Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (2002). Nesse disco interpreta o Magnificat BWV 243 de Johann Sebastian Bach, com a Orquestra do Festival, regência de Luís Otávio Santos.

*DVD L'Orfeo de Claudio Monteverdi. Ópera completa - Le Concert des Nations - La Capella Reial de Catalunya - Jordi Savall - com Furio Zanasi, Arianna Savall, Sara Mingardo, Gerd Türk. Marília canta o papel da Ninfa, no primeiro ato, ao contrário dos créditos, que lhe dão erradamente o papel de Eco. Edição BBB OPUS ARTE (UK).

*CD Festival de Juiz de Fora de 2003, com a cantata BWV 97 "In allen meinen Taten", de J.S.Bach, com a orquestra do Festival, regência de Luís Otávio Santos.

*CD Die Schweizer Familie (2005), gravado na Suíça pela Guild (GMCD 7298/9). Marília canta a protagonista Emmeline, com solistas, coro e orquestra regidos por Uri Rom (World Première Record).

*CD Seresta - Music from South America (2006) com Martin Merker (cello), Anna Adamik (piano) e Wolfgang Lindner (percussão). Neste lançamento Marília interpreta peças inéditas de Liduino Pitombeira para cello, piano, voz e percussão. O CD foi lançado na Alemanha (Baden) pela ANTES, número do disco BM-CD 31.9228.

*DVD O Messias (Messiah) de Händel (2007) Versão de Dublin (1742) Com Marília Vargas (soprano), Paulo Mestre (contratenor) Rodrigo del Pozo (tenor),Leonardo Neiva (barítono). Orquestra sinfônica de Minas Gerais, Coro Madrigale, regência de Marcelo Ramos. Gravado em 19.12.2007. Série de Concertos TIM. Edição da Fundação Clovis Salgado, Minas Gerais.

*CD Música Brasileira na Sala Palestrina - vol 2 - "Virtuosos em Concerto na Histórica Sala da Embaixada em Roma" - (2008) Esta caixa com 5 CDs e 1 DVD tem o segundo disco dedicado a Marília Vargas. A pianista é Sabina Trojse. Marília canta peças de Villa Lobos, Nepomuceno, Alberto Costa, Ernani Braga, Mignone e Waldemar Henrique. A caixa foi lançada pelo Ministerio das Relações Exteriores para distribuição através das embaixadas brasileiras. Os demais artistas constantes dos outros CDs e DVD são Daniel Guedes (violino), Paulo Francisco Paes (piano), Antonella Pareschi (violino), Felipe Prazeres (violino), Claudia Riccitelli (soprano) e Silvio Barbato (regente).

*DVD Mirandolina de Martinu. (dezembro de 2008) Espetáculo levado na Capela Santa Maria, em Curitiba. Marilia Vargas, Jefferson Moraes, Alexandre Mousquer, Thiago Monteiro, Claudio de Biaggi, Thiago Teixeira (piano) Direção de Denise Sartori. Projeto Opera Ilustrada da Fundação Cultural de Curitiba.

*CD Todo amor desta terra - canções paranaenses (2008). Com um repertório inédito em CD é uma amostragem da música composta para voz e piano por compositores eruditos do Paraná. No repertório composições de Bento Mossurunga, Alceo Bocchino, José Penalva, Henrique de Curitiba, Benedito Nicolau dos Santos, Wolf Schaia e Gabriel de Paula Machado.

*CD+livro Safo Novella - Uma poética do abandono nos lamentos de Bárbara Strozzi, Veneza (1619-1677) (2008) Neste disco, ela interpreta as obras da compositora do barroco italiano Barbara Strozzi, acompanhada à teorba pela autora do livro, Silvana Scarinci. Edição da ALGOL.

*CD Alla Luna - intorno alle musiche di Biagio Marini stampate a Parma da Viotti nel 1622 (2009), com o grupo italiano La Selva. Neste disco Marília canta música do Seiscento Italiano, em companhia de Carolina Pace (flauta doce), Gianni la Marca (gamba), Francesco Tomasi (chitarra barocca e liuto), Michele Carreca (teorba).

*CD+LIVRO Donzela Guerreira - com O Grupo ANIMA, gravado em 2009 e lançado em 2010. Edição do SESC SP. Músicos:Gisela Nogueira, Luiz Flaminghi, Marilia Vargas, Marlui Miranda, Paulo Dias, Silvia Ricardino, Valeria Bittar.

*TV BRASIL Stabat Mater, de Pergolesi com Ensemble Bene+Dictus, Felipe Prazeres(violino), Marília Vargas (soprano), Paulo Mestre (alto), Felix Ferrá (regencia)- gravado em abril de 2010 na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Rio de Janeiro. Levado ao ar em 13 de maio de 2010, no programa "A Grande Música". Assista no youtube.

*DVD Concerto de Natal Universidade Positivo (2010) com a Orquestra e Coro do Concerto, regência de Norton Morozowicz. Gravado no Grande Teatro Positivo, Curitiba, em 14 e 15 de dezembro de 2009. Realização da Universidade Positivo.



Prêmios

*Em 2002 - bolsa de estudos da Fundação Friedl Wald (Suíça)

*Em 2004 - prêmio da Margherite Meyer Stiftung (Suíça)

*Segundo lugar no II Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão premiada no VI Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas..
FONTE
Wikipédia
PARANAONLINE
SITEOFICIAL

Nenhum comentário: