domingo, 10 de abril de 2011

Waldirene



Waldirene (nascida Anabel Fraracchio em São Paulo, 24 de setembro de 1948) começou a cantar aos oito anos de idade em casa com a família. Gravou discos no Brasil e na Argentina, vendendo um milhão de cópias. Ganhou alguns dos principais prêmios da época, além de participar de vários programas de televisão. Atuou na peça "Romeu e Julieta" ao lado de Hebe Camargo. Participou da turnê "40 Anos da Jovem Guarda".

Em 1966, Waldirene deu início a sua carreira profissional, cantando em clubes de São Paulo. Em seguida se destacou como atração do programa de Sílvio Santos.

O lançamento de Waldireni ao grande público teve o aval do cantor Altemar Dutra que assistiu a uma apresentação dela na festa do Dia das Mães de 1966 no colégio em que estudava. Impressionado pela afinação da garota, nascida no Bairro da Lapa (SP) e ainda menor de idade, Ademar propôs levá-la na RCA Victor para gravar uma música que tinha em mãos - justamente "A garota do Roberto", rejeitada pelas cantoras Silvinha e Vanusa, que também iniciavam carreira. Ambas acharam a letra muito pretensiosa, pois a canção era uma resposta a "É papo firme", que fazia muito sucesso na voz de Roberto Carlos.

Para a então Waldirene, descoberta ao acaso, seria um grande achado. No lado B deste compacto simples - vinil com uma faixa de cada lado - há um fato que muitos desconhecem: a nova cantora ganhou de Rossini Pinto a música "Só vou gostar de quem gosta de mim", outro sucesso de Roberto Carlos. No entanto, o primeiro registro dessa canção é o de Waldirene.

Contratada pela gravadora RCA Victor, Waldirene gravou o primeiro disco em 1966, um compacto simples com "Eu te amo, tu me amas".

Em 1967, Waldirene gravou a música "Garota do Roberto" (Carlos Imperial e Eduardo Araújo), seu maior sucesso, e "Só vou gostar de quem gosta de mim" (Rossini Pinto).



Waldirene casou-se com o cantor George Freedman. Em 1967 formou dupla vocal com George Freedman, que durou até 1970 e emplacou sucessos como "Coisinha Estúpida" (1967) e "Eu Te Amo, Tu Me Amas" (1970).

Outros hits de Waldirene são "Tempestade Em Copo Dágua" (1968) e, já nos anos 1970, "Você É O Homem Da Minha Vida".

Waldirene apresentava-se com regularidade no programa "Jovem Guarda", na TV Record, a convite de Roberto Carlos, sendo anunciada por ele como a "Garota papo firme", alcunha pela qual ficou conhecida.

Em 1968, lançou seu primeiro LP no qual destacaram-se as músicas "Eu preciso de carinho" e "Dó ré mi".

Com o fim o programa "Jovem Guarda" e o declínio do movimento, passou a se dedicar ao repertório romântico, como a maioria dos artistas surgidos com o movimento, tendo gravado alguns discos posteriormente.

Meu Benzinho


Em 1973 representou o Brasil no Festival Internacional de Música Popular no Chile, e consagrou-se vencedora. Na ocasião, conheceu o compositor da música "Sou Rebelde", que mais tarde veio a gravar. Voltou ao Chile em 1978 onde realizou vários shows e repetiu o mesmo sucesso. Aberta suas incursões pelo exterior através do Chile, várias outras aconteceram, como Uruguai, Paraguai, Argentina, Estados Unidos e Canadá.

Na década de 1990, foi mais uma vez vencedora no Festival de Viña del Mar, no Chile.



"Sou Rebelde" foi gravada em 1972 pela cantora Waldireni. A versão gravada por ela foi feita por Nazareno de Brito. Sou Rebelde também foi gravada por Os Incríveis, As Paquitas, Grupo Vexame (liderado pela atriz Marisa Orth), Os Virgulóides, Iara Elisabeth e mais recentemente por Chico César.

A música é uma versão de Soy Rebelde, composta por W. Alejandro, que Waldireni teve a oportunidade de conhecer pessoalmente quando participou e venceu em 1973 o Festival Internacional de Música Popular no Chile. No exterior, foram feitas várias regravações, inclusive por Ray Conniff.

A cantora continua apresentando-se em shows comemorativos da Jovem Guarda nos últimos anos, ao lado de companheiros do movimento, como Wanderléa, Erasmo Carlos, Jerry Adriani, Martinha, e outros.



Jerry Adriani e Waldireni participaram de um "Especial Iê Iê Iê" no programa "Todo Seu", apresentado por Ronnie Von na TV Gazeta em agosto de 2005. Os dois estavam fazendo show em dupla nos CCBB's 40 anos de Jovem Guarda, em agosto/2005...


Waldirene, que era apresentada carinhosamente por Roberto Carlos como "A garota papo firme", apelido que se confunde com "A garota do Roberto", gravou vários compactos simples e duplos, mas apenas dois LPs, um pela RCA Victor e outro pela Tapecar. Também integrou o cast das gravadoras Continental e Copacabana.

Após um hiato na carreira, Waldireni gravou em 2008 o primeiro CD da carreira, com algumas regravações do próprio repertório e de outros artistas, como Casaco Marrom (Evinha) e Hey Boy (Os Mutantes).



"Casaco marrom", música composta por Gutemberg Guarabira, Renato Corrêa (dos Golden Boys) e Danilo Caymmi, ganha nova versão na voz de Waldireni.

Discografia aqui...-waldirene



FONTE

Wikipédia

3 comentários:

Gi disse...

Gente, sou amiga particular da Wal e garanto, ela jamais se chamou Anabel. Seu nome verdadeiro é mesmo Waldireni.

Gi disse...

Gente, sou amiga particular da Wal e garanto, ela jamais se chamou Anabel. Seu nome verdadeiro é mesmo Waldireni.

Elizabeth disse...

Entendo. Contudo todas as biografias q consultei trazem o nome "Anabel Fraracchio".