terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Circuito Off de Música


Ah! Se eu tivesse tempo, se estivesse por perto... não perderia nenhum dia deste Festival!!! Selecionei alguns vídeos que trazem uma amostra perfeita destes quatro grupos que prometem fazer os dias deste circuito ser inesquecíveis!!!!

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a 11ª edição do Circuito OFF de Música, de 21 a 30 de janeiro. O festival, tradicional na capital paranaense, apresenta shows com grupos do Peru, Argentina e Brasil e aposta na sonoridade multiétnica.

Inspirado no Montreux Jazz Festival, o Circuito OFF de Música foi criado como uma extensão da Oficina de Música, mas se consolidou como um evento independente e singular. A programação desta edição é exclusiva e se apresentam quatro grupos: os peruanos do Colectivo Palenke, os cariocas Eduardo e Roberto Taufic, o Trio Curupira de Campinas e os argentinos do Aca Seca Trio.

O grupo de arte peruano Colectivo Palenke, formado por cantores, músicos e bailarinos, apresenta um espetáculo que recria gêneros e ritmos afroperuanos, os fundido com elementos modernos e contemporâneos.



O Palenke, desde 2008, busca difundir a cultura e a história peruana, através de apresentações cheias de força e energia. Pierr Padilla Vásquez (direção, dança, percussão e toque), Antonio Vilchez (dança, percussão e toque), Eddy Sànchez (guitarra), Luís Linares (baixo) e María Del Carmen Padilla (cantora) formam o grupo.



Os cariocas Eduardo e Roberto Taufic apresentam o projeto "Dois Irmãos", celebrando a união de dois experientes instrumentistas com uma parceria criativa entre o violão e o piano. Descendentes de árabe, os irmãos possuem uma sonoridade peculiar com toques multiétnicos e uma pitada de jazz. O repertório é de composições próprias, em clima de descontração e improvisação.







O Trio Curupira, de Campinas, realiza um dos trabalhos mais criativos do gênero instrumental e foi destaque no Rock In Rio - Lisboa, em 2004. Foi também um dos finalistas no Prêmio Visa Instrumental no mesmo ano. Nascido em 1996, o grupo é composto por André Marques (pianista do grupo de Hermeto Pascoal), Fábio Gouvêa e Cleber Almeida.



O Trio Curupira, que tem como base a genuína música do Brasil, passeia por diversos ritmos e apresenta uma enorme variedade de timbres. Em suas apresentações são usadas a formação tradicional de trio (piano, baixo e bateria) e outras com flautas, cavaquinho, guitarra, percussão, escaleta, entre outros instrumentos.



Já o Aca Seca Trio, formado por Andrew Beeuwsaert (teclados), Juan Quintero (violão e vocal) e Mariano Cantero (percussão), foi criado em 1999 e é voltado para a folk music.



É referência de grupo folclórico e, em 2007, recebeu o prêmio concedido pela Fundação Konex como personalidade dos últimos 10 anos e foi nomeado pelo Prêmio Clarín como revelação do folclore.



Em seu terceiro álbum o Aca Seca contou com a participação de Liliana Herrero, Malosetti Javier, Pedro Aznar, entre outros músicos ilustres.



PROGRAMAÇÃO
21 e 22 de janeiro - sexta e sábado: Colectivo Palenke - 19h
23 de janeiro - domingo: Colectivo Palenke (Peru) - 19h e 21h
Workshop com o grupo no dia 22 (sábado) das 14h às 16h - inscrições gratuitas no e-mail
28 de janeiro - sexta: Irmãos Taufic (Rio de Janeiro) - 19h
29 de janeiro - sábado: Trio Curupira (Campinas) - 19h
30 de janeiro - domingo: Aca Seca (Buenos Aires) - 19h e 21h

FONTE
Paranaonline

Nenhum comentário: