quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Jane Duboc


A CAIXA Cultural Curitiba apresentou, de 03 a 05 de dezembro/2010, a cantora paraense Jane Duboc. Na companhia do pianista Kiko Continentino. O pianista, arranjador e compositor Kiko Continentino tem seu trabalho solo e é reconhecido por acompanhar grandes nomes da MPB. A parceria com Milton Nascimento, por exemplo, já dura 12 anos.


Duboc relembrou clássicos da música popular brasileira e canções que fizeram sucesso em sua voz, além de cantar alguns clássicos da música internacional. O repertório contou com “Marina” e “Maracangalha” (Dorival Caymmi), “Adeus América” (Haroldo Barbosa/Geraldo Jaques), “Pra Machucar Meu Coração” (Ary Barroso), “Manoel o Audaz” (Toninho Horta), “Todo o Azul do Mar” (Flávio Venturinni), “Lumiar” (Beto Guedes), “Besame” (Flávio Venturinni/Murilo Antunes) e “Por Causa de Você” (Tom Jobim/Dolores Duran). Completam o show músicas como “Sweet Lady Jane” (Mick Jagger/Keith Richards), “The Way We Are” (M. Hamlisch/A. Bergman), “True Love” (Cole Porter) e “Somewhere Over The Rainbow” (E. Y. Herburg/H. Arlen).


Jane Duboc se tornou marcante e reconhecida por seu timbre de voz e musicalidade. A cantora já dividiu o palco com importantes artistas nacionais e internacionais, como Egberto Gismonti, Edu Lobo, Gerry Mulligan, entre outros.

Participou dos vários festivais da canção dos anos 70 e 80 e de especiais da televisão. Fez espetáculos cantando, em inglês, temas de filmes inesquecíveis. Excursionou pelo Brasil e pelo exterior. Duboc integrou o repertório de trilhas sonoras de quatro novelas. Sua voz é conhecida no Japão, em Israel, na Bulgária e está em um CD no qual se destacam grandes cantoras mundiais como Ella Fitzgerald, Billie Holliday, Sarah Vaughan, Liza Minnelli, Edith Piaf, Nina Simone, Judy Garland, entre outras.


VIDA E OBRA
Jane Duboc Vaquer (Belém do Pará, 16 de novembro de 1950) é uma cantora e compositora brasileira.

Aos treze anos de idade Jane Duboc já fazia apresentações filantrópicas no colégio onde estudou, na televisão e em festivais. Em Belém, formou o conjunto Ilusão e quando morou em Natal o Quarteto das Tri, cujo nome se deve ao fato de todas as integrantes terem sido tricampeãs nos esportes (era um conjunto que imitava o Quarteto em Cy).

Atuou muito como esportista, ganhando muitas medalhas em competições estaduais de natação, voleibol, tênis e tênis de mesa. Pelas qualidades esportivas, a Assembleia Legislativa de Belém criou o prêmio Jane Duboc Vaquer para incentivar todos esportistas paraenses.

Jane tem um filho, o cantor Jay Vaquer.


Jane Duboc destacou-se em sua cidade natal desde criança cantora e como esportista, tendo sido contemplada com muitas medalhas em competições estaduais de natação, voleibol, tênis e tênis de mesa, o que motivou a criação, pela Assembleia Legislativa de Belém, do prêmio "Jane Duboc Vaquer" de incentivo aos esportistas paraenses.

Estudou piano e violão. Integrou, em Belém, o conjunto Ilusão e, em Natal, o Quarteto das Tri, formado por tricampeãs no esporte.

Em 1970, viajou para os Estados Unidos, onde criou a Fane Jazz Band, na qual atuava como vocalista e instrumentista. Ainda na década de 70, integrou a Banda Veneno, do maestro Erlon Chaves, e o coral da Rede Globo, gravando várias aberturas de programas.

Participou do disco "Linguinha", de Chico Anysio e gravou com o guitarrista norte-americano Jay Anthony Vaquer, com quem foi casada, o LP "Morning The Musicians" (RCA).

Excursionou com Egberto Gismonti nos shows "Água e Vinho I e II", com quem gravou vocais e percussão no CD "Árvore".


Gravou as trilhas sonoras do filme "Janaina" e da peça "Encontro no bar".

Em 1971, defendeu a canção "No ano 83" (Sérgio Sampaio), no VI Festival Internacional da Canção (Rede Globo). De 1972 a 1976, morou nos Estados Unidos, onde estudou orquestração, canto lírico, flauta e arte dramática na Faculdade de Música da Universidade da Geórgia, além de cantar em bares, boates, clubes e igrejas. Voltou ao Brasil em 1977, formando o Grupo Fein , que se apresentava cantando somente em inglês. Lançou o compacto "Pollution", cuja letra foi vetada pela Censura.


Cantou músicas folclóricas regionais no LP "Acalantos brasileiros" e na série "Música popular do Norte", para o selo Marcus Pereira.

Compôs e gravou, com Guto Graça Melo, a trilha sonora do filme "Amor bandido", de Bruno Barreto. Em 1978 integrou a Rio Jazz Orchestra, dirigida por Marcus Spillmann, cantando temas de jazz.

Ainda nos anos 1970, gravou comerciais para a produtora de Ivan Lins, Eduardo Souto Neto, Tavito e Paulo Sergio Valle, com destaque para o comercial da Soletur Turismo, veiculado em rede nacional de televisão. Ao longo desse período sua carreira, participou como backing vocal da gravação de vários discos, de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Roberto Sion e Sarah Vaughan.


Em 1980, gravou seu primeiro disco solo, "Languidez", que contou com a participação de Toninho Horta, Djavan, Sivuca, Hélio Delmiro, Luis Avelar e Osvaldo Montenegro. No repertório, sua composição "Meu homem", além de canções como "Cachoeira" (Osvaldo Montenegro), "Manoel, o audaz" (Toninho Horta e Fernando Brant), que ganhou clipe no programa "Fantástico" (Rede Globo) e "Que outro dia amanheça" (Edson e Terezinha), que teve sucesso.

Participou do festival MPB-80 (Rede Globo), interpretando a canção "Saudade" (Nato Gomes), registrada no LP "MPB 80 - Vol. 2" (Som Livre) e ganhando o prêmio de melhor intérprete.

                                         Saudade (Nato Gomes) by Jane Duboc

Inda que eu me feche
E jure nunca mais te ver,
Tens o meu segredo
E a chave que me abre em teu poder.
Sabes como entrar,
Por onde vir.
Por que não aprendes a sair de mim?

Inda que eu a seque,
A fonte volta a murmurar.
Contra a correnteza,
Sou tão fraco,
Não posso nadar.
Tuas águas me levando assim,
Cada vez mais,
Pra longe de mim.
Tuas águas me levando assim,
Cada vez mais,
Pra longe de mim.

Inda que eu apague,
O fogo volta a se acender.
E esta saudade,
Esta vontade de te ver.
Tua chama vai queimando assim,

O pouco de paz que existe em mim.

Participou de vários especiais da Rede Globo, como os de Roberto Carlos e Fábio Jr., além dos infantis "Pirlimpimpim", "Arca de Noé - 2" e "Verde que te quero ver" (Paulinho Tapajós e Edmundo Souto).


Em 1982, lançou o LP "Jane Duboc", que incluiu sua composição "Eu no sol" (c/ Osvaldo Montenegro) e as canções "Som pra sumir" (Gilberto Gil) e "Água" (Fátima Guedes). Ainda nesse ano, participou do "MPB-Shell", classificando a música "Tentação" (Tunai e Sérgio Natureza).

Em 1983 interpretou a faixa "A valsa dos clowns" (Edu Lobo e Chico Buarque) no disco "O Grande Circo Místico".


Em 1985, lançou o LP "Ponto de partida", com participação de Toquinho. Lançou, no ano seguinte, o LP "Jane Duboc", com destaque "Chama da Paixão" (Thomaz Roth e Cido Bianchi) e "Sonhos" (Lincoln Olivetti, Robson Jorge e Mauro Motta), que tiveram grande execução nas emissoras de rádio e lhe renderam o sucesso e o reconhecimento nacional.

Em 1988, gravou o LP "Feliz", que incluiu outro sucesso, "De corpo inteiro" (Aécio Flávio e Luiz Fernando), além de gravar "Besame" (Flávio Venturini e Murilo Antunes) para a trilha sonora da novela da Rede Globo "Vale Tudo", com igual êxito.


Fez vários shows, inclusive um gravado ao vivo, no Teatro Bandeirantes, que se tornou um especial de televisão.

Em 1990, estreou, no Ópera Room (SP), o espetáculo "Movie Melodies", interpretando exclusivamente clássicos do cinema norte-americano. Em 1991 gravou o CD "Além do prazer".



Em 1992, lançou o CD "Brasiliano" (Globo Records/Itália), contendo músicas italianas, e o CD "Movies melodies", pelo qual foi contemplada com o Prêmio Sharp, na categoria de Melhor Cantora. Também em nesse ano, realizou o show "Beatles Mulher".

Em 1993 gravou o CD "Jane Duboc".


Ainda em 1993, viajou aos Estados Unidos, onde gravou, com o saxofonista Gerry Mulligan, o CD "Paraíso", com destaque para sua composição "Bordado". O disco foi lançado no ano seguinte.

Em 1995, lançou o CD "Partituras", interpretando exclusivamente canções de Flavio Venturini, como: "Sobre o mar" (c/ Alexandre Blasifera) e "Nuvens" (c/ Ronaldo Bastos), além da faixa-título, parceria de Jane com Flávio.


No ano seguinte, inaugurou, com o maestro Roberto Sion, o maior centro de convenções da cidade de Gifu, no Japão. O show apresentado nessa ocasião gerou o CD "From Brazil to Japan", que incluiu canções como "Alguém cantando" (Caetano Veloso), "Manhã de Carnaval" (Luiz Bonfá e Antonio Maria) e "Se todos fossem iguais a você" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).


Em 1998, gravou os CDs "Da minha terra", em dupla com Sebastião Tapajós, onde gravou somente compositores paraenses, e "Todos os caminhos". Em 1999 gravou coma cantora Zezé Gonzaga o disco "Clássicas", onde cantaram juntas músicas como "Linda flor (Ai, Ioiô)" (Henrique Vogeler, Luis Peixoto e Marques Porto) e "Sem fantasia" (Chico Buarque).

Em 2001, criou a gravadora Jam Music, em sociedade com o marido, Paulo Amorim, por onde lançou discos de vários artistas, como Beth Carvalho, Angela Rô Rô, Celso Viáfora e Jay Vaquer, filho da cantora.

Em 2002 gravou o CD "Sweet Lady Jane".



Em 2003, o disco "Languidez" (Aycha/1980), foi relançado em CD pelo selo Jam Music, a partir de um vinil da época cedido por um fã, já que as fitas originais do disco foram perdidas numa enchente nos anos 1980.

Em 2005 lança o CD "Glow", em parceria com os músicos Arismar do Espírito Santo e Vinícius Corin.

Em 2007 sai, pala gravadora Biscoito Fino, o Cd "Uma Porção de Marias", gravado em dupla com Arismar do Espírito Santo.

Em 2008 Jane gravou o disco "Canção da Espera", projeto onde canta somente composições de Egberto Gismonti.


Em 2009 Jane grava ao lado d guitarrista Victor Biglione o CD "Tributo a Ella Fitzgerald", no qual homenageia a famosa cantora de jazz americana.

Em 2010 Jane grava, pela Jam Music, sua gravadora, o CD "Sweet Face of Love - Jane Duboc Sings Jay Vaquer", no qual a cantora interpreta versões em inglês de músicas originalmente compostas e gravadas por seu filho. O Cd tem participações especiais de Isabella Taviani, Mílton Nascimento, Toninho Horta, Pedro Mariano, Jorge Vercillo e o próprio Jay Vaquer.


Discografia

Acalantos (1977) LP
Música popular do Norte (1977) LP
Languidez (1980) Aycha LP, CD
Jane Duboc (1982) Som da Gente LP
Depois do Fim' (1983)(participação especial neste LP da banda Bacamarte)
Ponto de partida (1985) LP
Jane Duboc (1987) Continental LP
Feliz (1988) Continental LP
Além do prazer (1991) CD
Brasiliano (1992) CD
Movie melodies(1992) CD
Jane Duboc (1993) CD
Paraíso. Gerry Mulligan e Jane Duboc (1994) CD
Chama da paixão (1994) CD (coletânea)
Partituras (1995) CD
From Brazil to Japan (1996) CD
Todos os caminhos (1998) CD
Da minha terra. Jane Duboc e Sebastião Tapajós (1998) Jam CD
Clássicas. Zezé Gonzaga e Jane Duboc(1999) CD
Sweet Lady Jane (2002) CD
Languidez (2003)
Glow (2005)
Uma Porção de Marias (2007)
Canção da Espera (2008)
Tributo a Ella Fitzgerald (2009)
Sweet Face the Love (2010)

FONTE


Nenhum comentário: