quarta-feira, 31 de agosto de 2011

"Chora, Me Liga", da dupla João Bosco & Vinícius, vira mania na América Latina


#Diário da Música: João Bosco e Vinícius: A dupla João Bosco e Vinicius, destaque musical na América Latina, se apresenta em Palmas/TO, na próxima sexta-feira, 2 de setembro/2011. O show dos cantores do Mato Grosso do Sul, considerados precurssores do sertanejo universitário, será no Axé Viola Music, na Praia da Graciosa , a partir das 23 horas.


Segundo matéria, publicada na Revista Istoé no último dia 19, a música “Chora me liga” de João Bosco e Vinicius virou mania na América Latina e já foi regravada em países como Argentina, Colombia, Peru e Venezuela. De acordo com o texto, assinado pelo jornalista Ivan Cláudio, o sucesso do hit é tão grande que na Argentina está sendo cantado e entoado como grito de guerra das torcidas de futebol.

Ainda de acordo com a matéria, a influencia da música sertaneja na América Latina tem tanta força, que críticos chegam a dizer que, graças ao hit Chora Me Liga, um novo gênero musical estaria nascendo: o sertanhol.

Para conferir a matéria da revista Istoé, basta acessar o link http://www.istoe.com.br/reportagens/152551_SERTANHOL

Esta matéria me fez lembrar da postagem que fiz ontem (30/08/2011) sobre Zé Correa destacando o fato de muitos artistas de Mato Grosso do Sul cantarem em castelhano, guarani e português, seguindo da afirmação de Hermínio Giménez (1905/1991),  famoso compositor e maestro paraguaio, de que ‘o músico sulmatogrossense é o verdadeiro músico fronteiriço porque canta em três línguas’.


O maestro Hermínio Giménez quando morou em Campo Grande/MS, criou e dirigiu o “Conjunto Ponta Porã”. Gravou vários álbuns com grandes clássicos a música paraguaia e do chamamé correntino. Em seu álbum “Amor mato-grossense”, uma particularidade na música que tem o título do CD, a polca “Amor Mato-grossense” de autoria de Ygnácio Melgarejo, curiosamente no Paraguai, esta música é conhecida com o nome de “Chini”. Grande incentivador da dupla Jandira & Benitez e da dupla Aral Cardoso e Laura (pais de Aral Cardoso), o maestro deixou aqui no MS grande legado e boas recordações...

A música “Chora, Me Liga”, que há dois anos anima as baladas sertanejas no Brasil, está se tornando um fenômeno também na América Latina. Vertida para o espanhol com o título “Llora, Me Llama”, a canção da dupla João Bosco & Vinícius pode ser ouvida na voz de, pelo menos, duas dezenas de bandas estrangeiras. Foi gravada por artistas colombianos, peruanos, venezuelanos e, claro, argentinos – em Buenos Aires, a canção é uma mania que sobreviveu ao fim do verão e aquece o frio inverno portenho.


É ouvida em rádios, lojas, bares e, especialmente, nas pistas de dança. Caiu tanto no gosto popular que passou a ser usada pelas torcidas dos grandes times como grito de guerra – o tom romântico, obviamente, foi trocado por agressões verbais ao torcedor adversário. O primeiro time a usá-la foi o Newell’s Old Boys, logo seguido pelo River Plate. Não se tem notícia se o Boca Juniors aderiu à febre, mas o YouTube traz um clipe do hit, dedicado ao time do coração de Maradona.


João Bosco, que se refere a si mesmo como “o japonês” da dupla, diz que ficou sabendo do fenômeno justamente pelo futebol. Ao visitar o blog do jogador argentino Sergio Aguero, do Manchester City, ele leu com surpresa – e alegria – que a música era a preferida do atacante. “A partir daí, sempre recebíamos da Argentina emails de amigos com filmes de celular mostrando pessoas cantando o nosso refrão”, diz.


Nem João Bosco nem Vinicíus foram conferir o fenômeno in loco: não sobra tempo na agenda de 25 shows por mês, fechada até o ano que vem. Por isso, não puderam também aceitar os inúmeros convites para se apresentar no país. Eles pretendem, contudo, tirar “uns três ou quatro dias de folga” para visitar as rádios locais: “Não conseguimos dar conta da demanda de apresentações no Brasil. Nosso foco ainda está aqui”, afirma João Bosco.

Mesmo com a crise fonográfica, o mercado latino ainda representa uma mina de ouro para os artistas, mas, ultimamente, raros nomes nacionais têm conseguido furar o bloqueio do idioma antes conseguido por gente como Roberto Carlos e Caetano Veloso.


Há dois anos, a dupla Victor & Leo lançou um CD e um DVD em espanhol, “Nada es Normal”, e no início do ano o cantor Luan Santana estrelou um comercial de tevê em Buenos Aires. Tudo leva a crer que, com o câmbio favorável e a grande afluência de brasileiros à cidade, a onda do sertanejo universitário tenha ido na bagagem. Redes de fast-food portenhas servem sua versão da feijoada, e os difíceis cortes de carne argentinos já trazem tradução para o português. Nos outlets apinhados de brasileiros sempre se ouvem Bruno & Marrone e outras duplas de sucesso. Nada, contudo, que se iguale ao estouro de “Chora, Me Liga”.

João Bosco, que está preparando com Vinícius a versão em espanhol dessa música e de outros sucessos, dá uma pista para se entender a mania.

Ele lembra que o estilo de sua dupla traz elementos dos ritmos do Sul, como o chamamé, originário do norte da Argentina, e a polca paraguaia, gêneros musicais muito comuns em Mato Grosso do Sul, Estado onde nasceram e cresceram, que faz fronteira com o Paraguai. De fato, estudiosos da música sertaneja detectam em sua formação esses dois estilos sonoros.


E também da guarânia – a dupla Cascatinha e Inhanha, por exemplo, gravou “Índia”, mais tarde recuperado pelo tropicalismo, via Gal Costa. Trata-se, portanto, de uma estrada de mão dupla: o nosso sertanejo foi influenciado pelo som dos países fronteiriços e, agora, devolve o resultado deglutido e transformado.

Outra fonte de inspiração para os rapazes de bota e camisa xadrez é a canção romântica mexicana, mais precisamente, o cantor Cristian Castro (sobrinho do Seu Madruga do Seriado Chaves), cujas baladas derramadas integram o repertório de Bruno & Marrone, Marlon & Maicon, Guilherme & Santiago; Rick & Renner e Edson & Hudson.

O que estaríamos assistindo, então, seria ao surgimento de um novo estilo: o sertanhol.
 
A música "Chora me Liga", lançada pela dupla em 2009, faz parte do álbum Curtição (Sony BMG Brasil); outras músicas que se destacaram no mesmo CD, estão: "Sufoco", "Curtição" e "Coração Só Vê Você" tema da novela Paraíso. Ainda em 2009 a dupla fez uma participação especial no primeiro CD solo do ex-vocalista do Grupo Tradição, Michel Teló, na música "Ei, Psiu, Beijo Me Liga".



Discografia
2003 - Acústico no Bar
2003 - João Bosco & Vinícius
2005 - João Bosco & Vinícius - Ao Vivo 2005
2007 - Acústico pelo Brasil
2009 - Curtição
2010 - Coração Apaixonou

FONTE
 

Nenhum comentário: