terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lina Pesce


Lina Pesce (Magdalena Pesce Vitale), compositora, instrumentista, nasceu em São Paulo/SP em 26/1/1913 e faleceu em 30/6/1995. Filha do maestro italiano Giacomo Pesce, que lhe deu as primeiras orientações musicais e muito a influenciou. Teve aulas de piano com Marcelo Buogo.

Em 1922 fez sua primeira composição, o tango-canção Quantas vezes, com letra em português escrita por seu pai, que assumiu o pseudônimo de Orfeu. São dessa mesma época seus tangos A vingança de Cupido, Compadrito, Esqueça-me, Fatalidad e Miente.

Sua primeira composição gravada foi a valsa "Crepúsculo", parceria com Amil, registrada por Gastão Formenti em 1929 na Odeon e lançada quatro anos depois. Nesse mesmo ano, Luly Malaga gravou os tangos "Compadrito" e "Miente".

Em 1932, teve o tango "Hijo de la calle" gravado na Victor por Lely Morel.

Em 1933 casou-se com Vicente Vitale, um dos fundadores da editora Irmãos Vitale, transferindo-se para o Rio de Janeiro, onde prosseguiu seus estudos de música, teoria, solfejo e harmonia com Lorenzo Fernandez e piano com Tomás Terán.

Em 1935, Gastão Formenti gravou na Victor as canções "Felicidade...é meu amor" e "Nuvens que passam".

Em dezembro de 1937, ganhou o primeiro lugar no Concurso Oficial de Músicas Carnavalescas para 1938, promovido pela Divisão de Turismo e Divertimentos Públicos da Prefeitura de São Paulo, com a marcha Você gosta de brincar, gravada por Laís Marival em disco Columbia.

Em 1938, teve gravadas na Odeon a valsa "Rainha do meu coração", por Antenógenes Silva ao acordeom e as canções "Noite fria de São João" e "Fascinação", com Paulo Roberto e a valsa-canção "História de uma lágrima", por Gastão Formenti.

Em 1942 editou pela Irmãos Vitale seu choro Bem-te-vi atrevido, gravado pela organista norte-americana Ethel Smith e apresentada pela mesma no filme Dupla ilusão (Twice Blessed). A partir dessa aparição, a música ganhou novos registros nos EUA, e recebeu gravações na Argentina, Inglaterra, França, Itália, antiga U.R.S.S. e vários outros países.

No Brasil recebeu algumas dezenas de registros conhecidos, dos quais se destacam os de Irani Pinto, Carolina Cardoso de Meneses, Altamiro Carrilho, Sivuca e Heriberto Muraro.

 Bentevi Atrevido (Lina Pesce)

O sucesso inspirou-a a compor outros choros com nomes de pássaros: Pintassilgo apaixonado, Corruíra saltitante, Tangará na dança, Canarinho gracioso e Sabiá feiticeiro, todos editados nas décadas de 1940 e 1950 pela Irmãos Vitale e gravados por numerosos intérpretes, destacando-se Simonetti, Copinha, Carioca e Luís Americano.

Em 1946, a rumba "Duerme, alma mia", parceria com seu pai, foi gravada pela dupla Joel e Gaúcho na Odeon e seu samba "Tardes brasileiras" foi lançado na Continental pelas Irmãs Medina.

Em 1949, teve o choro "Pintassilgo apaixonado" gravado na Odeon por Carioca e sua orquestra. No ano seguinte, o choro "Sabiá feiticeiro" foi gravado na Odeon ao saxofone por Luiz Americano.

Em 1951, seu choro "Corruira saltitante", foi lançado pelo pianista Muraro pelo selo Elite Special. Nesse ano, fez com Adelmar Tavares a canção "Cantiga" gravada na Copacabana por Nadir de Melo Couto e teve a marcha "Quem semeia vento" gravada por Gilda de Barros pelo selo Carnaval.

O choro "Bem-te-vi atrevido", seu maior sucesso, foi regravado em 1953 por Maria Odila ao acordeom. Nesse ano, o choro "Saudoso" foi gravado ao piano por Britinho e Fat's Elpídio na RCA Victor e "Corruira saltitante" foi regravado por Cópia e sua orquestra na Continental em forma de maxixe.

Em 1955, teve quatro composições gravadas na Polydor pelo maestro Enrico Simonetti e Seus Ritmistas, os choros "Pintassilgo apaixonado" e "Sabiá feiticeiro", a conga "Vamos bailar la conga" e o tango "A vingança de cupido".

No ano seguinte, a dupla sertaneja Pacheco e Paixão gravou na Copacabana a toada-canção "Noite frisa de São João".

Teve dois choros gravados por Irani Pinto ao violino pela Copacabana em 1958, "Canarinho gracioso" e "Elegante". Nesse ano, teve três de seus sambas-canção gravados na Copacabana, "Onde estará meu amor" e "Se você tem saudade de mim" por Agnaldo Rayol, "Eu sou assim..." por Jairo Aguiar e "Era uma vez", por Carminha Mascarenhas e também por Morgana, além da valsa "Lua de mel", gravada por Gilberto Alves, também na Copacabana.

Ainda nesse ano, ingressou na Academia Brasileira de Música Popular e a gravadora Copacabana lançou o LP "Inspiração" com composições suas interpretadas por Irani Pinto. Também em 1958, o samba-canção "Eu sou assim..." foi gravado pela cantora Marion Duarte em seu disco de estréia tornando-se o grande sucesso da carreira da cantora. Também teve as valsas "Tua voz é uma canção", com Carlos Rego Barros de Souza; "Nuvens que passam", e "Lua de mel", gravadas por Gilberto Alves no LP "... E as valsas voltaram" da gravadora Copacabana.

Em 1958, a Copacabana lançou um LP contendo exclusivamente composições suas executadas por Irani Pinto, intitulado Inspiração. No mesmo ano, ingressou na Academia Brasileira de Música Popular, possuindo até esse momento mais de 200 gravações divulgadas em diferentes países.

Em 1959, Roberto Audi gravou o samba-canção "Outros caminhos" e Jairo Aguiar a "Cantiga de Natal", ambas na Copacabana.

Em 1960, a cantora Morgana gravou na Copacabana o samba-canção "Este amor", regravado por Paulo Queiros no mesmo ano na Todamérica.

Em 1961 assinou contrato com a CBS, gravando como solista de piano três LPs: Valsas bem brasileiras (1961), com repertório de valsas de sua composição, Concerto em ritmo (1963), com clássicos da música erudita vertidos em ritmo dançante (os dois LPs com arranjos e regência de Lírio Panicalli), e Chorinhos bem brasileiros (1963), com arranjos e regência de Radamés Gnattali. A partir daí, afastou-se do meio artístico.

Em 1965, foi homenageada pela gravadora Copacabana com o lançamento do LP "Lina Pesce - Seus grandes sucessos" no qual 12 diferentes intérpretes cantaram composições suas: "Se você tem saudades de mim", na voz de Agnaldo Rayol; "Onde estará meu amor", na de Elizeth Cardoso; "Era uma vez", com Morgana; "Lua de mel", com Gilberto Alves; "Cantiga (Vela branca)", na interpretação de Inezita Barroso; "Meu veleiro", na de Adelaide Chiozzo; "Bem-te-vi atrevido", com Sivuca; "Nas horas de sonho", interpretada por Altamiro Carrilho; "Corruira saltitante", interpretada pelo violinista Irany Pinto; "Quisera", na interpretação do maestro Guaraná; "Pintalsigo apaixonado", com Pernambuco do Pandeiro, e "Baião concertante", na interpretação de Uccio Gaetta.

Em 1968, suas valsas "Tua voz é uma canção", com Barros de Souza, "Nuvens que passam" e "Lua de mel" foram gravadas por Gilberto Alves no LP "E as valsas voltaram", da gravadora Copacabana.

Na década de 1970, realizou encontros musicais e participou de programas de Rádio. Em meados da década de 1970, voltou a residir em São Paulo, no bairro de Vila Mariana, restringindo suas aparições públicas a programas radiofônicos e reuniões musicais particulares, além de compor. Com a morte de Vicente Vitale, em 19 de setembro de 1980, abandonou definitivamente a carreira.

Em 2003, o samba-canção "Eu sou assim..." foi regravado por Marion Duarte (Maysa dos Pobres) no CD "Fonte de energia".

Obras: Baião concertante, baião, 1958; Bem-te-vi atrevido, choro, 1942; Canarinho gracioso, choro, 1958; Compadrito, tango, 1929; Corruíra saltitante, choro, 1948; Era uma vez, samba-canção, s.d.; Esqueça-me (c/Giacomo Pesce), tango, s.d.; Este amor, samba-canção, s.d.; Eu sou assim, samba-canção, s.d.; Miente, tango, 1929; Onde estará meu amor, samba-canção, 1958; Pintassilgo apaixonado, choro, 1947; Quantas vezes, tango-canção, 1927; Sabiá feiticeiro, choro, 1950; Tangará na dança, choro, 1942; Você gosta de brincar, marcha, 1939.



FONTE


Nenhum comentário: