domingo, 28 de agosto de 2011

Luís Arruda Paes


Luís Arruda Paes, um dos grandes arranjadores e orquestradores na época das grandes orquestras (anos 50 e 60), nasceu em São Paulo, em 1926 - e faleceu em Praia Grande em 1999. Participou da inauguração da TV no Brasil, em 1950. Foi presença marcante nos programas “Um instante, maestro”, de Flávio Cavalcanti, e “Almoço com as Estrelas”, com Ayrton e Lolita Rodrigues.

Durante as décadas de 50, 60 e 70, trabalhou com os mais renomados intérpretes nacionais, além de ter composto, a pedido de Duke Ellington, um arranjo especial para a música “Sophisticated Lady”, a ser executada em espetáculo na Broadway.

Sophisticated Lady - Duke Ellington and his orchestra

O maestro Luís Arruda Paes iniciou a carreira artística atuando como pianista da orquestra da Rádio Tupi de São Paulo. Em seguida, passou a atuar como pianista da Orquestra de Zezinho, que se apresentava na TV Tupi de São Paulo. Em 1952, ainda na TV Tupi, começou a atuar como maestro. No mesmo ano, passou a fazer arranjos para orquestra na mesma emissora.

Em 1956, fez a trilha sonora para o filme "O sobrado", de Walter George Durst. No mesmo ano, gravou pela Odeon o seu primeiro LP, "Brasil - Dia e noite", considerado um acontecimento no fonográfico tanto sob o aspecto artístico como no comercial, sendo lançado também na Argentina, no México, nos Estados Unidos e no Japão.

Também no mesmo período, gravou com sua orquestra o samba canção "Copacabana", de João de Barro e Alberto Ribeiro e o baião "Caruaru", de Belmiro Barrela. No ano seguinte, lançou o LP "Brasil de norte e sul", também pela Odeon.

ROBERTO LUNA - "Molambo" (1957)

ROBERTO LUNA - "Molambo" (1957) - ODEON - 1957 - Compacto-Duplo, 45 rpm - Música - Molambo - Composição - Jayme Florence & Augusto Mesquita - Orquestra e Côro regidos pelo Maestro Luiz Arruda Paes.
 
Em 1958, Luís Arruda Paes recebeu o Disco de Ouro, prêmio oferecido pela gravadora Odeon.

Em 1959, lançou em 78 rpm "Nossa bandeira", de sua parceria com Guilherme de Almeida e "Paris Belfort", de Antônio Farigoul e Guilherme de Almeida. Ainda no mesmo ano, lançou com sua orquestra e coro o fox "Mulher", de Custódio Mesquita e Sadi Cabral, o fox canção "Nada além", de Custódio Mesquita e Mário Lago e o samba-canção "Eu sei que vou te amar", de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes. Também no mesmo ano, lançou o LP "Piano romântico".

Em 1960, Luís Arruda Paes gravou o LP "Brasil moreno". Em 1961, gravou com sua orquestra e coro as músicas "I love Paris", de Cole Porter e "Calcutá", de Heino Gaze. No mesmo ano, lançou o LP "Itália eterna". Em 1962, acompanhou com sua orquestra e coro as gravações de Zezinho da TV no trompete nos fox "Noites de Moscou" e "Love letters", pela RCA Victor.

Em 1963, lançou o LP "Brasil é samba". Por essa época, passou a dirigir uma orquestra com 30 componentes da qual fazia parte também o conjunto vocal "Os Modernistas". Em 1966, gravou o LP "Brasil, dia e noite, vol. 2", lançado nos Estados Unidos sob o título de "Dawn is approaching", com destaque para "A banda", "Sonho de um carnaval" e "Olê Olá", de Chico Buarque. Permaneceu na TV Tupi como maestro e arranjador até 1980.

A partir de 1981, transferiu-se para Praia Grande (SP), atuando como autônomo. Participou, como arranjador e regente, da Jazz Sinfônica de São Paulo, de 1989 a 1992. Assinou arranjos para gravações de vários artistas. Foi orientador de diversos maestros entre os quais, Chiquinho de Moraes e José Briamonte. Foi premiado sete vezes com o troféu Roquette Pinto, da TV Record (SP), tornando-se hors-concours.

Luiz Arruda Paes em Campos de Jordão
Belíssima apresentação!!!

Jazz Big Band - Pop's(arranjo: Luiz Arruda Paes)

Theo da Cuica e Osvaldinho da Cuica O Guarani Maestro Luiz de Arruda Paes
(Neste audio - Theo da Cuica - Osvaldinho da Cuica Jorginho Cebion e Fred Price percussão - Orquestra Jazz Sinfonica de SP - O Guarani - Maestro Luiz de Arruda Paes)

FONTE


Nenhum comentário: