quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Laura Rizzotto

Cantora adolescente da zona sul carioca é a nova aposta do pop. "Aos sete anos já tinha certeza de que queria ser cantora" .A parede do quarto é rosa-choque, nas prateleiras livros românticos como “Diário da Princesa” e “Crepúsculo”. A cama é coberta de almofadas com desenhos divertidos. Na parede, um mural repleto de fotos com as amigas. Esse podia ser um quarto de uma adolescente como outra qualquer. É e não é. Laura Rizzotto, 17 anos, é sim adoslescente, mas é também considerada uma das grandes apostas da indústria musical para esse ano. “Aos sete anos já tinha certeza de que queria ser cantora”, afirma ela, em sua casa em Ipanema, na Zona Sul do Rio.

Laura Rizzotto - Friend In Me


A jovem acaba de lançar o seu primeiro CD “Made in Rio”, pela Universal Music Brasil, com todas as canções escritas em inglês por ela e pelo irmão Lucas, de 18 anos. Feito raro para um CD de estreia. “Nós já compomos 36 músicas juntos. Não exigi que só tivesse letras minhas no álbum, mas acho importante ter um trabalho autoral”, diz ela, que a cada música escrita, manda fazer um adesivo para colar na sua parede.

Laura estudou piano clássico, canto lírico, balé, jazz e sapateado. Mas a veia de compositora veio quase brincando, aos 11 anos, quando foi morar com a família em Minnesota, nos Estados Unidos. Lá, cantava músicas brasileiras de Herbert Vianna e Lulu Santos para os amigos. Como não era muito compreendida, resolveu fazer versões. A canção “Se eu não te amasse tanto assim” virou “If I didn’t want you that much", por exemplo.

Foi durante essa temporada nos Estados Unidos que Laura fez a sua primeira apresentação. No sarau da escola onde estudava, a menina fez questão de cantar a música “A Lua que eu te dei” em português. “Eu sentia que estava representando meu país”, lembra. Com o tempo, passou a compor suas próprias canções. A maioria em inglês. “Fico mais à vontade para compor em inglês, mas acho que o português tem uma sonoridade fantástica”.

De volta ao Brasil, aos 13 anos a jovem voltou a sua rotina de aulas de piano clássico e de balé na Escola de Dança Maria Olenewa, do Theatro Municipal do Rio. Mas o sonho de se tornar uma cantora famosa e o desejo de estar no palco nunca foram embora. Em seu aniversário de 15 anos, Laura pediu ao pai que financiasse a produção de um videoclipe como presente. "Gravei 'When I Look in Your Eyes' num estúdio, com arranjo profissional, e fizemos o vídeo num esquema bem caseiro.

Não tardou para que a carioca chamasse a atenção de gente do ramo, o que aconteceu em junho de 2010, em uma de suas apresentações no palco da loja Modern Sound, em Copacabana. Lá estava um executivo da gravadora Universal e, um mês depois, já estava com o contrato debaixo do braço. Com voz de gente grande, Laura vem ocupar um espaço vago na música brasileira: o pop-folk, como a própria se define.

A relação com a música veio de berço. Mas ela não é filha de músicos ou de pessoas ligadas a indústria musical. A mãe juíza e o pai consultor de empresas sempre estimularam que os filhos escutassem de tudo em casa. Desde Caetano Veloso a Mariah Carey. “No meu iPod eu tenho 1028 músicas. É uma verdadeira salada”, diverte-se ela, que se inspira em artistas como Maroon 5, Joss Stone e Avril Lavigne. “Mas só gosto dos dois primeiros CDs dela. A fase rosa não curto tanto”, ressalta.

Dream A Little Dream Of Me

A paixão por Joss Stone é tanta que Laura apelidou sua guitarra de “Joss”. Mas não pensa que ela seja o único instrumento com nome. A jovem ainda tem o violão Michele e o Shelby, seu “melhor amigo”. “Todo melhor amigo se deve ter um nome”, conta ela, que gosta de compor no chão do quarto, descalça. “Minhas músicas são desabafos e meu CD, um diário. É até um pouco bizarro pensar nisso porque é uma maneira de se expor forte. Estou botando minha cara a tapa”, afirma.

Rotina intensa

No último ano do colégio Santo Agostinho, no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Laura Rizzotto concilia os estudos com as aulas de piano clássico e de canto lírico na escola de música da UFRJ. Ela passa pelo menos dez horas por semana com o instrumento e prepara sua apresentação no teste de habilidade específica para prestar vestibular de música na UniRio, ainda esse ano. “Às vezes me pergunto como consigo fazer tudo isso (risos). Por mais que a minha escola seja bem puxada, eles são muito compreensivos comigo. O foco é a carreira. Então, tento sempre prestar atenção nas aulas e não acumular matéria. Mas nota nunca foi o meu problema”, avalia.

A jovem cantora diz que não é tratada diferente na escola. “Por isso que amo meu colégio. Eu não sou a menina mais popular de lá. Sou conhecida como a loirinha que canta”, diz ela, que gosta de ir à praia em Ipanema e fazer festinhas em casa. “Quando me formar, quero aprender a surfar. Acho que deve ser divertido”. Como é menor de idade, Laura já sonha com a data que vai completar 18 anos. “Tenho vontade de aprender a dirigir e acho que deve ser legal entrar em uma boate”.



Mesmo jovem, Laura tem planos audaciosos. No primeiro momento, ela quer que seu CD venda bastante, mas já pensa em uma carreira internacional. “Meu sonho é cantar no Radio City Musical Hall, em Nova York. O teatro é perfeito e tem uma acústica incrível”, afirma ela, que não descarta uma carreira nas telonas. “Fui sondada para fazer um filme americano, que está em fase de captação. Tenho vontade de atuar. Gosto de sair da zona de conforto”. (Luisa Girão / iG) - RƩB .

FONTE
 

Nenhum comentário: