quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vanessa Falabella


Vanessa Falabella nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais- Brasil e começou a cantar quando criança, gravando jingles, locuções e atuando em comerciais de Radio e TV.

Após festivais da canção, participações corais e em discos de varios artistas mineiros, vocalista do grupo Sagrado Coração da Terra, e seu projeto vocal com Chiquinho Silva e Beto Bruck, Vanessa segue prá New York em busca de aperfeiçoamento profissional.

O cenário alternativo e criativo de New York possibilitou Vanessa de se apresentar em espaços como Town Hall, Joe's Pub, Zinc Bar, S.O.B.'s, Lincoln Center's Brazilfest out-of-doors, Metronome, The Supper Club, além de festivais de Jazz), "St.Kitts Music Festival", "Taste of Jazz Festival", "Jazz and Blues at Dusk", e temporadas em Portugal, Itália e em Tokyo.

Falabella participou também de CDs e shows ao lado de Sadao Watanabe (Japão/sax), Philip Glass (US/piano/composer), Ticco da Costa (Natal, Brasil/singer/songwriter), Cyro Baptista (Brasil/percussion/songwriter), Jason Miles(US/producer/songwriter), Cliff Korman (US/piano), Philippe Saisse (França/piano), Steve Sacks(US/sax), Richard Bona (Cameroon/bass/singer), Hiram Bullock (US/guitar/singer), Dominique Dalcan (França/singer/songwriter), Will Lee (US/bass), Gato Barbieri (Argentina/sax), Nana Vasconcelos (Recife,Pernambuco,Brasil/percussion/singer), Tony Cedras (Africa do Sul/singer/songwriter/piano),The Brand New Heavies (Londres/group)...


Foi a primeira cantora brasileira a iniciar uma série chamada "Brazil Nights" num dos mais badalados clubes do West Village, chamado "Cafe Wha?", berço de Janis Joplin e Jimmy Hendrix. Casa lotada durante 3 anos, este show teve participações inusitadas de Hiram Bullock, Will Lee, Randy Brecker, Dionne Warwick, assim como Baby do Brasil, Artur Maia e tantos outros.


Em 1994 com RainForest Band, gravou o primeiro projeto com composições proprias em parceria com Magrus (drums) e Claudio Spiewak (guitar), vivendo então em Miami por um ano. Em 1996, de volta a New York, entrou como cantora e compositora no projeto Criara, produzido por Frank Ferucci e Scott Lehrer e lançado pelo selo Metro Blue/EMI Estados Unidos.

Agora em São Paulo, SONY BMG lança o seu trabalho solo "Vibe", interpretando versões 'meio jazzy, meio brazuca' que estiveram nos 'charts da Billboard nos Estados Unidos e muito conhecidas no Brasil, nas decadas de 70, 80 e 90. Stevie Wonder, Isley Brothers, Neil Young, Captain & Tenille, James Taylor, com arranjos de Marcelo Lima, contando com a participação especial de Claude Mcknight, vocalista do grupo Take 6, do percussionista Mauro Refosco, dos guitarristas Tomatti e Jonnhy Thó, além de outros grandes musicos brasileiros.


•SHOWS: 55-11-8536-2486

Vanessa Falabella - Anel de Capim

Vanessa Falabella transita com a mesma segurança tanto pelos standards da música americana quanto pelos sambas de terreiro; do 55 Bar, em Nova Iorque, ao Palácio do Samba, no pé do morro da Mangueira. Sua homenagem a Angenor de Oliveira, o Cartola, é prova irrefutável disso.


Falabella de Cartola 100 Anos” – que na verdade era um chapéu coco – é um belíssimo tributo ao grande sambista carioca, ao “trovador do samba”, ao homem que, sem ter concluído os estudos escolares, escreveu mais de quinhentos sambas, muitos deles que fazem parte, mesmo quase trinta anos depois de sua morte, do imaginário musical do povo brasileiro.

Mais do que admiração, o sentimento presente em cada canção deste disco é de absoluta reverência ao homem por trás do ícone. Do fundador da Estação Primeira de Mangueira ao guardador de carros redescoberto por Sérgio Porto, Cartola soube transpor para sua obra todas as nuanças e os contrastes de sua vida, com uma simplicidade que talvez só tenha par em Drummond.

Cartola é músico da elegância de um mestre-sala. É simplicidade e humildade, mas é também tempestade e sublimidade; é a cara do Rio, onde, segundo ele, foi do morro ao Municipal, depois de percorrer todo o universo. Vanessa canta Cartola com a dignidade de uma porta-estandarte.


A todas as homenagens recebidas por Cartola após sua morte, soma-se “Falabella de Cartola 100 Anos”. A voz maviosa de Vanessa, o pandeiro preciso, o irretocável violão, a poesia, o carinho estampado em cada nota, o respeito, a reverência, dão à música de Vanessa Falabella a elegância de um... de um Cartola.


Meu pedaço de saudade - Vanessa Falabella / CD Viver a Vida 2

Para contato e maiores informações:



FONTE

Nenhum comentário: