quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pimenta do Reino


Banda surgida no ano de 2001 na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Com um trabalho ligado ao baião, ao chótis e a outros gêneros nordestinos, a banda é reconhecida no Rio de Janeiro como "banda de forró pé de serra", tendo em vista os instrumentos peculiares que a compõe, entre os quais o zabumba, o triângulo e a sanfona, além do violão e da flauta. Integrada por Daniel Guerra (Daniel de Oliveira Melo: violão e voz), André Mello (flauta e vocal), Fernando Azevedo (sanfona) e Júnior Domingues (zabumba e vocal).

A banda já se apresentou ao lado de grandes ídolos da MPB, entre eles Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Beto Guedes, Sá & Guarabira, Elba Ramalho, Alceu Valença, Oswaldo Montenegro, Sá e Guarabira, Zeca Baleiro, Jorge Vercilo, Luiz Melodia, Trio Nordestino, Frank Aguiar e Falamansa.

Entre os vários shows e espetáculos próprios, destacam-se feiras agropecuárias, festivais de música, casas de espetáculos e diversas lonas cuturais do Estado do Rio de Janeiro, além de apresentações em outros estados, entre os quais Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia.

Além do repertório autoral, o grupo também toca covers de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Gordurinha e Heitor Villa-Lobos, entre outros.

Em 2002 lançou o primeiro CD de nome "A hora é essa", com faixa-título de autoria de Daniel Guerra.



No ano de 2006 lançou o CD "Estação pimenta" no qual foram incluídas as composições "Cobra coral" (Daniel Guerra e Robson Gabiru), "Sobre os trilhos" (Daniel Guerra e Renato J. Andrade), "Vendedor de biscoito" (Gordurinha e Nelinho), "Refúgio das pedras" (Daniel Guerra e Renato J. Andrade), "Não vou sair" (Celso Viáfora), "Vento do Nordeste" (Daniel Guerra e Robson Gabiru), "Feira de Areia Branca" (Daniel Guerra e Renato J. Andrade), "Como a noite de São João" (Daniel Guerra e Robson Gabiru), "A sorte é cega" (Luiz Guimarães), "Cabelo ao vento" (Daniel Guerra e Renato J. Andrade), "Tinguá" (Daniel Guerra e Robson Gabiru), "Um beijo teu" (Wilson Bizzar), "Bento, que Bento é o frade" (Daniel Guerra e Robson Gabiru), "Cadê cadê" (Daniel Guerra e Renato J. Andrade) e "Calango doido" (Daniel Guerra e Robson Gabiru).



Além dos músicos do grupo, o disco contou com a participação especial de Guilherme Rocha (percussão), Durval Pereira (percussão), Beto Souza (do Trio Nordestino / sanfona), Eron Lima (sanfona), Jorge Canaan (violão), Franklin Gama (bandolim e baixo) e Marcelo Bernardes (flauta e clarinete).

Em maio de 2007 a banda gravou o primeiro DVD em show apresentado na Casa de Espetáculos RioSampa, uma das principais do Rio de Janeiro.



O DVD "Forró Pimenta do Reino ao Vivo" contou com direção de Otto Guerra e participação especial do sanfoneiro Beto Souza, do Trio Nordestino, sendo incluídos os principais sucessos dos dois discos anteriores da banda e ainda as músicas "Coco da chegada" (Daniel Guerra), "Proibido cochilar" (Antônio Barros), "Forró no escuro" (Luiz Gonzaga), "O canto da ema" (João do Vale, Alventino Cavalcante e Ayres Viana), "A hora é essa" (Daniel Guerra), "Vida de viajante" (Luiz Gonzaga), "Eu daria" (Daniel Guerra e Wilson Bizar), "Bela menina" (Fubá de Taperoá e Lereu do Pandeiro), "Anunciação" (Alceu Valença), "D' Oxum" (Gerônimo e Vevé Calasans), "Trenzinho do caipira" (Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar), "Lamento sertanejo" (Dominguinhos e Gilberto Gil), "Alcalino" (Luís Dilah), "Banquete dos signos" (Zé Ramalho), "Ciranda de Lia" (Domínio Público), "Linda morena" (Luciana Menezes) e "Frevo mulher", de Zé Ramalho.



FONTE


Nenhum comentário: