Quarta da Cultura no Centro estreiou no dia 24 de agosto/2011 - no Theatro José de Alencar, a sua edição de 2011, com recitais de Quarteto Brasil e Alex Ramon.
O grupo carioca de música instrumental Quarteto Brasil se apresentou no palco principal do Theatro José de Alencar, com acesso grátis, no projeto Quarta da Cultura no Centro, do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social. A abertura (25 minutos) foi feita pelo violonista e guitarrista cearense Alex Ramon.
Alex Ramon homenageou seus instrumentistas preferidos incluindo em seu repertório "Choro acadêmico" do cearense Nonato Luiz; "Samba em prelúdio", de Baden Powell e Vinícius de Moraes; "Odeon", choro de Ernesto Nazareth, e a valsa espanholada "Santa morena", de Jacob do Bandolim, na qual também tocou o amigo violonista Flávio Soares.
Numa formação que reúne no palco e no estúdio quatro dos mais tarimbados instrumentistas nacionais, o grupo Quarteto Brasil é composto por Bororó, no baixo; Cristóvão Bastos, no piano; Jurim Moreira, na bateria; e Zé Canuto, no saxofone. O coletivo promete uma noitada musical bastante agradável para os admiradores dos temas tocados e com muitos improvisos.
O repertório do grupo é baseado em seu primeiro disco, "Bossa Nova - Delicado" (2007) lançado no mercado europeu, com foco nas criações autorais de Bororó, Cristóvão Bastos, Dave Brubeck, Luiz Gonzaga e Waldir Azevedo. Tudo com levada do "Brazilian jazz", que mescla MPB com jazz, como em: Os três chorões (Cristovão Bastos), Bossa Nova USA (Dave Brubeck), Delicado (Waldir Azevedo), Subindo a Rocinha (Cristovão Bastos), Elo (Bororó), Estrada Real (Cristovão Bastos), Juazeiro (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira) e Mandacaru – Sertão de Caicó (Cristovão Bastos).
Instrumental SESC Brasil - Quarteto Brasil - Bossa Nova USA (Dave Brubeck) - 19/05/2009
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário