quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Neuza Borges


A atriz Neuza Maria da Silva Borges, conhecida como Neuza Borges, nasceu em Florianópolis, SC, em 8 de março de 1941.

Desde criança, Neusa Borges queria ser cantora. Iniciou a carreira artística como bailarina e depois cantou durante 19 anos.

Começou em São Paulo, atuando como crooner de orquestra, nas mais badaladas e sofisticadas casas noturnas da noite paulistana. Neuza Borges trabalhou com grandes maestros como Clóvis Lima e Salgado Filho, sempre cantando e dançando.

Havia uma grande agitação no meio teatral de São Paulo para a escolha do elenco de "Hair". Uma amiga, já contratada para a montagem, indicou Neuza Borges para um papel que já havia sido disputado por dezenas de atrizes.

Passou no teste, a peça estreou e transformou-se num estrondoso sucesso. Os jornais anunciavam que Neusa Borges era uma estrela em ascenção, comparando-a a Diana Ross.

O êxito de "Hair" foi tão impressionante que recebeu um prêmio dos próprios autores como sendo a melhor montagem no mundo todo. Naquele ano, Neuza Borges foi eleita atriz revelação. Ela brilhou em "Hair" durante quatro anos, emendando novos sucessos como "Capital Federal", "Deus lhe pague", "Teatro de Cordel" e "Ópera do Malandro", entre outras. Durante esses anos Neusa Borges era endeusada pela crítica e acumulava os mais variados prêmios por suas interpretações.

Sua estréia na TV foi na novela "Venha ver o sol na estrada", com Márcia de Windsor, na Record. Ainda em São Paulo, Neuza Borges também atuou em "Beto Rockfeller", na Tupi.

Mas a popularidade nacional de Neuza Borges veio com a novela "Escrava Isaura", na TV Globo. Gilberto Braga foi assistir um dos espetáculos de Neuza Borges e gostou do trabalho dela. Pouco depois, a Globo a chamou para fazer uma participação na novela "Escrava Isaura". No princípio, seriam apenas três capítulos, mas a receptividade foi tão boa que de três fez seis, depois quinze e acabou ficando na novela. Neuza Borges interpretava uma amiga do personagem de Lucélia Santos (Isaura) e fazia contraponto com o personagem de Léa Garcia, a vilã.

Neuza Borges teve duas grandes decepções que a levaram a abandonar a carreira temporariamente. Em "Dancin Day’s", mesmo tendo um papel de destaque, seu nome era o último nos créditos, não tinha contrato e nem recebia um salário compatível com a importância de seu personagem. Neuza Borges conta que chegou a passar fome e que foi sabotada pela gravadora quando começou a fazer sucesso com a música "Folhetim", o que, segundo ela, a impediu de ganhar dinheiro e estourar em todo Brasil como cantora. Depois desses traumas, resolveu abandonar a carreira e o Rio de Janeiro.


De volta a São Paulo, Neusa Borges conheceu o maestro Miguel Antonio, com quem se casou e constituiu família. Voltou ao Rio de Janeiro apenas quando ele morreu.

No remake de "A Deusa Vencida", da Bandeirantes, Neusa Borges interpretava uma vilã com forte apelo junto ao público, a ponto de certa vez ter sido agredida na rua por mulheres inconformadas com suas maldades na novela. O personagem de Neusa Borges morria no meio da trama, afogada num rio. Seu desaparecimento provocou um baque na novela e o público protestou exigindo o retorno da malvada. Sem saída, a produção criou uma "enchente" e o corpo da personagem de Neusa Borges reapareceu, retornando miraculosamente à vida.

Anos mais tarde a história se repetiria na global "A Indomada", com a ressurreição de Florência, que levantou de dentro do caixão durante seu velório.

Neuza Borges teve, também, participações no humorístico Zorra Total.

  • Seus trabalhos na TV são:

Amazônia - (2007)
América-
O Clone
A Turma do Didi
A Indomada
O Rei do Gado
Quatro por Quatro
De Corpo e Alma
Rosa dos Rumos
Escrava Anastácia
Carmem
Selva de Pedra (1986)
Grande Sertão Veredas
Jerônimo
Parabéns pra Você
As Cinco Panelas de Ouro
A Deusa Vencida
Meu Pé de Laranja Lima
Dancin' Days
Sinhazinha Flô
Dona Xepa
Escrava Isaura
A Viagem (1975)
Ídolo de Pano
Vitória Bonelli
A Moreninha
Venha Ver o na Estrada.

No cinema, Neuza Borges atuou em "Uma Vida em Segredo" (2001); Romance da Empregada (1987); "Sábado Alucinante" (1979); "A Deusa Negra" (1978); "Paranóia" (1977); "Bacalhau" (1975); "A Carne" (1975).

Neuza Borges vive no Rio de Janeiro, em Copacabana e já se casou oito vezes

Em 2008, Neuza Borges está nas telas dos cinemas no filme "Polaróides Urbanas", de Miguel Falabella.

Neuza Borges, em 2009, está no elenco da novela "Caminho das Índias", da Rede Globo.

Em 2011, a atriz participa da novela "Araguaia".

FONTE

Nenhum comentário: