sábado, 27 de agosto de 2011

Nicola Bruni


Nicola Bruni (19/7/1906 San Severino Lucano - Roma, Itália - 29/4/1971 Rio de Janeiro, RJ). Compositor. Nascido na Itália, chegou ao Brasil com apenas quatro anos de idade. Ainda jovem, aprendeu com seu pai o ofício de cuteleiro, profissão que exerceu ao longo da vida. Faleceu no Rio de Janeiro aos 64 anos.

Cômpos com Léo Vilar a música "Eu dava tudo". Música que o cantor Léo Vilar apresentou, em 1930, em uma prova nos estúdios da antiga Columbia; e depois na Rádio Mayrink Veiga acompanhado do maestro Kalua. 

Atuou como compositor de marchinhas e sambas, principalmente na década de 1940, tendo várias músicas gravadas em 78 rpm. Parceiro de J. Piedade e do português Germano Augusto com a marchinha "A mulher do padeiro", grande sucesso no carnaval de 1942. A música foi gravada pela dupla Joel e Gaúcho, pela Odeon em dezembro de 1940.

A mulher do padeiro
A mulher do padeiro (marcha/carnaval, 1942)
J. Piedade, Nicola Bruni e Germano Augusto


A mulher do padeiro
Trabalhava noite e dia
Ê ê ê ê…
Ê ê ê ê ê ê ê…
E viajava só no Bonde de Alegria
Cantava e pulava
E o padeiro não sabia [2x]
O padeiro zangado
Deixou de fazer pão
Não atendeu mais a sua freguesia
Deu tanto pinote, fez tanto fricote
Pra ser fiscal lá no Bonde de Alegria
Sua marcha "Três palhaços na berlinda", em parceria com Nelson Trigueiro e O. Mota foi gravada em 1943 por Ataulfo Alves e sua Academia de Samba na Odeon.

Ainda em 1943, Odete Amaral gravou a marcha "Eta Rio", em parceria com Alvaiade e A. F. Silva, também na Odeon.

Nicola Bruni foi um dos fundadores da Sbacem, em 1946. Autor do fox "Eu vou sapatear", gravada em 1950 pelo grupo vocal Os Trigêmeos Vocalistas, que já haviam gravado várias músicas de sua autoria: em 1946, a marchinha "Colombina se diverte"; em 1947, o samba "Cicatriz" e o choro "Dezesseis no choro", ambos em parceria com José Cunha.

Em 1953, teve gravados pelos Trigêmeos Vocalistas em discos Odeon os baiões "Homenagem a São João", com U. Martelli, e "Tio Sam no baião", com Fernando Martins.

FONTE


Nenhum comentário: