sábado, 27 de agosto de 2011

Jorginho do Pandeiro

Jorge José da Silva (1930 Rio de Janeiro, RJ) Pandeirista. Aos sete anos, já tocava ao lado do pai, o violonista Caetano José da Silva. Filho de uma família de músicos profissionais, irmão de um dos maiores violonistas do Brasil, o Dino 7 Cordas, e do importante cavaquinista Lino, Jorginho do Pandeiro participou das famosas orquestras do rádio brasileiro e gravou com Canhoto e Jacob do Bandolim.

Expressivo representante do choro carioca, iniciou sua trajetória musical aos 14 anos, na Rádio Tamoio, onde se apresentou no conjunto de Ademar Nunes. Desenvolveu diversas atividades ligadas à música brasileira, como os trabalhos ao lado de Jacob do Bandolim, que ressalta como um dos pontos mais altos de sua carreira.

No seu currículo, constam trabalhos em grupos como o conjunto Época de Ouro e nas rádios Nacional e Mayrink Veiga.

(André Bellyenne (violão 6 cordas) - Antonio Rocha (flauta) - Jorge Filho (cavaquinho) - Jorginho do Pandeiro (pandeiro) - Tony Azevedo (violão 7 cordas).

Em 1977 produzidocom o conjunto o disco, “Época de Ouro interpreta Pixinguinha e Benedito Lacerda”, rendendo ao Época de Ouro o prêmio de Melhor Conjunto Instrumental do Ano, pela revista PLAYBOY.

Realizou também atividades como produtor de discos de artistas como Sílvio Caldas, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, Chico Buarque e Marisa Monte.

Foi o produtor em 1989 do álbum duplo "Há sempre um nome de mulher", editado pelo Banco do Brasil para a Campanha do Aleitamento Materno, do qual foi vendido 600 mil cópias, na época, ganhando o "Disco de Ouro" o seu criador Ricardo Cravo Albin.

CAFÉ BRASIL - Diversos Intérpretes - Característica: vocal e instrumental - Gravadora: Teldec/Wraner Music Brasil - Produtor: Rildo Hora/Jorginho do Pandeiro (Jorge José da Silva)/Vinicius Sá - Formatos: (CD/2001) - Primeiro disco: 2001 - Observação: Gravado em março de 2000.


Em dezembro de 2000, Jorginho do Pandeiro comemorou os 70 anos de carreira em dois dias de shows na Sala Funarte do Rio de Janeiro. No show, relembrou antigos sucessos e contou com a participação especial de amigos como Paulinho da Viola, Cristóvão Bastos, Joel Nascimento, Déo Rian, e os grupos Nó em Pingo D'Água e Época de Ouro.





FONTE

Nenhum comentário: