quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nelson Angelo

Nelson Angelo Cavalcanti Martins (Belo Horizonte, 15 de Junho de 1949) é um violonista, guitarrista, compositor e cantor brasileiro. Nelson Angelo iniciou seus estudos de Violão aos 10 anos de idade com Raul Marinuzi. Mais tarde, teve aulas com José Martins.

Em 1966, atuou como músico em bares, auditórios e clubes noturnos de Belo Horizonte, ligando-se ao cantor e compositor Milton Nascimento, com o qual participaria do movimento identificado como Clube da Esquina. No mesmo ano, mudou-se para o Rio de Janeiro. Na cidade, estudou Teoria Musical com Vilma Graça e canto com Heloísa Madeira.


Participou do IV Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), em 1968, interpretando ao lado de Milton Nascimento e as cantoras Cynara e Cybele (do Quarteto em Cy) a música "Sentinela", composta por Milton e Marcio Borges. No ano seguinte, integrou o "Quarteto Livre", juntamente com Geraldo Azevedo, Naná Vasconcelos e Franklin da Flauta.

Também foi integrante do conjunto "A Sagrada Família", liderado pelo músico Luiz Eça e que contava com a presença de nomes como Joyce, Maurício Maestro e Naná Vasconcelos. Com o grupo, se apresentou no México onde gravou o disco "Luiz Eça e A Sagrada Família" em 1970.

Em 1971, fundou com Joyce , Naná Vasconcelos, Novelli e Toninho Horta, o grupo "A Tribo", com o qual lançou em compacto pela Odeon, as canções "Kyrie", "Tapinha", "Peba & Pobó" e "The man from the avenue". Nesse ano, gravou com Joyce o LP "Nelson Angelo & Joyce".

Em 1973, viajou para a Europa, onde realizou as gravações do disco "Naná Vasconcelos, Nelson Angelo e Novelli". Na mesma época, produziu o LP "Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta", onde também atuou como instrumentista.

Nos anos 80, fez parte do grupo "A Turma do Funil", ao lado de Francis Hime, Miúcha, Danilo Caymmi, Novelli, Cristina Buarque, Olívia Hime e Lula.

Em mais de quarenta anos de carreira, conviveu com os mais diversos gêneros musicais brasileiros, tendo participado do Clube do Samba, idealizado por João Nogueira. Atuou ao lado de mestres da bateria no Brasil como Wilson das Neves, Edison Machado, Dom um Romão, Robertinho Silva e Ricardo Costa.

Fez músicas em parceria com Milton Nascimento, Novelli, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Marcio Borges, Ana Terra, Murilo Antunes, Dalmo Castelo e Cacaso, sendo este o principal parceiro.

É pai das cantoras Clara Moreno e Ana Martins, frutos de seu casamento com a cantora e compositora Joyce.



FONTE



Nenhum comentário: