domingo, 17 de abril de 2011

Beto Barbosa


Descendente de uma tradicional família paraense de origem libanesa, Raimundo Roberto Morhy Barbosa nasceu em Belém, no dia 27 de fevereiro de 1955, mais conhecido como Beto Barbosa, é um cantor e compositor brasileiro. Passou a infância entre a capital do Estado e a cidade de Salinas, importante balneário do Estado, onde aproveitava as férias.

Quando adulto, gerenciou um dos negócios da família, as Lojas Bagdá. Mas, o caminho natural de empresário do ramo de móveis acabou não de confirmando. Anos depois, mostraria sua verdadeira vocação: a música, e se transformaria no popular ‘Rei do Balanço’.

Considerado o Rei da Lambada, surgiu na década de 1980. Famoso compositor de "Adocica", um de seus grandes sucessos que vendeu cerca de três milhões de cópias. Ao longo de sua carreira, gravou 10 LPs e 11 CDs. Ganhou diversos prêmios, como o Troféu Imprensa.

A oportunidade surgiu em uma noite de inspiração na qual Beto resolveu se divertir em um karaokê na cidade, febre nacional naquela época. Cantava sem maiores pretensões quando foi observado por Wilson Souto Jr, diretor da gravadora Continental, hoje Diretor da gravadora ATRAÇÃO, que passeava por Belém, à procura de novos talentos.

Beto Barbosa cantava "Canteiros", poesia de autoria de Cecília Meireles, transformada em música por Fagner, cearense de Fortaleza, cidade onde mais tarde Beto moraria por 20 anos, já consagrado como grande ídolo popular.


A carreira teve início efetivo com o surgimento do primeiro "Movimento do Ritmo Brega", no Pará. Com ele apareceram outros nomes como Alípio Martins (In Memoriam), Juca Medalha, Luiz Guilherme, Ted Max, Mauro Cota, Francis Dalva, Míriam Cunha, Carlos Santos, Ari Santos entre outros.

A partir do lançamento do primeiro LP, foram diversas apresentações no programa regional TV Cidade, da extinta TV Guajará, em Belém e grande execução na Rádio Rauland, a primeira a tocar esse ritmo regional.

O Pará ficou pequeno para o sucesso de Beto Barbosa, que, assim, decidiu mudar-se para Fortaleza. Em terras cearenses, antes de conhecer o sucesso, passou por maus pedaços, sem, entretanto, desistir do seu sonho e acreditar no seu potencial.

Com perseverança, talento e fé começou a despontar. Passou por clubes populares e depois foi chamado para animar campanha política. Suas músicas começaram a fazer sucesso, em face ao grande público, tocando nas rádios, virando febre musical, lotando as casas de shows.


Beto Barbosa é fã do cantor Roberto Carlos. Porém seu gosto musical é bastante eclético. Beto aprecia desde a música clássica até a MPB. Raimundo Fagner, Belchior e Tim Maia são também alguns dos títulos que não podem faltar em sua discoteca. Elvis Presley é um dos ídolos internacionais de Beto Barbosa.

Beto Barbosa foi o único artista do Norte do Brasil a ganhar o Troféu Imprensa de melhor cantor, título que dividiu na época com o cantor José Augusto, em votação realizada por Silvio Santos em 1991.

O programa Fantástico, da Rede Globo, chegou a apresentar 3 clipes de Beto Barbosa. Em um deles, Beto se apresentava no Mangueirão, em Belém, quando foi registrado o maior público de toda a história do Pará.

Em evidência, lançou o quarto CD, pela gravadora Continental. Foi uma verdadeira explosão no Norte e Nordeste, e depois, em circuito nacional, quando uma de suas musicas ‘Adocica’ fez parte da trilha sonora da novela ‘Sexo dos Anjos’, da Rede Globo.

Em seguida veio o sucesso ‘Preta’, também trilha de uma novela global. Começou a participar de vários programas nacionais de TV, Domingão do Faustão, Xou da Xuxa, Clube do Bolinha, Raul Gil entre outros, e, por tabela, a fazer shows por todo o Brasil.
O disco “Preta”, lançado em 1990, foi recorde de vendas e Beto era autor de todas as músicas.

Abriram-se as portas de casas como Canecão, Imperator e Olympia. Novos discos de sucesso seguiram-se, até que em 2001, Beto Barbosa fez uma turnê pelos Estados Unidos, realizando seis shows.

Foi indicado ao Prêmio Grammy, por seu trabalho ‘Forroneirando’. O 20º CD da carreira e 3º pela sua gravadora BB Record é o ‘Balada’. Em 12 faixas, misturava estilos e ampliava ainda mais o número de fãs.

Em 2005, Beto Barbosa gravou o CD ‘Overdose de Amor’", com grandes hits de sua carreira e presenteou seu fiel público com a inédita música que dá título ao CD, em parceria com Elias Muniz.


Beto Barbosa foi recorde de público, até hoje, em sua apresentação no Espaço Cultural, em João Pessoa.

No dia 8 de outubro de 2010, morreu sua filha Monique aos 28 anos, no Pará. Ela foi vítima de uma bactéria misteriosa que atacou seu pulmão. Estava internada e em coma há 28 dias. "...agradece a Deus com aplausos tua admirável existência por tantas alegrias que você na terra nos proporcionou.  Entre todas as perguntas não respondidas pela medicina, ficará o “se” que manterá o segredo irredutível de Deus diante da tua partida." (depoimento aqui)

Li sobre esta tragédia e sei que perder um filho é algo traumático. Uma dor que não cessa. Minha filha Danielly faleceu em 2005 - ficou apenas parte da manhã na UTI - me pareceu uma eternidade - teve falência múltipla dos órgãos em decorrência de LES (LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO), tinha apenas 12 anos... Fazer meus blogs é um modo de me ocupar de assuntos que gostavamos; e que se ela estivesse aqui seria minha maior incentivadora. Amo meus filhos. (Elizabeth Nogueira)

"Meu Amor Não Vá Embora" de Beto Barbosa
Composição : Paulo Debétio / Paulinho Rezende


Meu amor não vá embora não.
Fique mais uma estação.
Primavera faz verão.
No meu coração.

Primavera faz verão.
No meu coração.

Teu amor me acorrentou.
Nas correntezas d'um rio.
Me afogou e me levou.
Com seu olhar, tão macio.

Quando eu acreditei, que seria feliz.
Você vem e me diz,
Que seus olhos se vão. Oh meu Amor.
Vá embora não.

Meu amor não vá embora não.
Fique mais uma estação.
Primavera faz verão.
No meu coração.

Primavera faz verão.
No meu coração.

Me contou um beija-flor.
Que ouviu d'um vento vadio.
Que sem você minha flor.
Eu sou um vaso vazio.

Sou a sombra de mim.
Morro de solidão.
Não me parta assim.
Tenha mais compaixão. Oh meu Amor.
Vá embora não.

Meu amor não vá embora não.
Fique mais uma estação.
Primavera faz verão.
No meu coração.

Discografia

1985 - Atos e Fatos
1987 - Símbolo Perfeito
1988 - Adocica
1990 - Preta
1991 - Dona
1992 - Cigana do Amor
1993 - Neguinha
1994 - Ritmos
1995 - Navegar
1996 - Dança do Mel
1997 - Beijo Selvagem
1998 - Girando no Salão
1999 - Ao Vivo - Dance e Balance
2000 - Dance e Balance com o Beto Barbosa
2000 - Forroneirando
2001 - Claridade
2002 - Grandes Sucessos e Inéditas
2003 - Balada: Uma Explosão de Alegria
2005 - Overdose de Amor
2008 - Só as Melhores


FONTE

Wikipédia

BLOG

Cliquemusic

Nenhum comentário: