quarta-feira, 20 de abril de 2011

Terry Winter


♪♫Pra mim esse é o Fernando Pessoa da Música Popular Brasileira. Digo isso pelo seus "heterônimos". Diferente dos pseudônimos, os heterônimos são personalidades completas: identidades que, em princípio falsas, se tornam verdadeiras através da sua manifestação artística própria e diversa da personalidade original... Ele nasceu  Thomas William Standen, e então começou cantando em português com o nome de Terry Winter. Surgiu na Jovem Guarda com o nome Tommy Standen. Depois reinventou-se como Terry Winter, cantando em inglês. E depois como Chico Valente gravando música sertaneja moderna, em português.

 Thomas William Standen (8 de maio de 1947 — 23 de setembro de 1998) começou a cantar ainda nos anos 60 em português. No início dos anos 70 adotou o pseudônimo de Terry Winter.

Cantor, compositor. Filho de Maria Thereza Standen e Charles Walter Standen, brasileiro, neto de ingleses. O avô materno era veterinário, a avó dona de casa e residiam no Brasil. A família de seu pai firmou-se na cidade de Penedo, subdistrito de Resende (RJ) onde passou grande parte de sua infância.

Seu pai tinha uma pequena fábrica e a família tinha uma fazenda em Penedo. Todos estudaram em colégio inglês, e mantinham as tradições e os costumes ingleses, além de falarem muito bem o português e inglês.

Cantor e compositor, surgiu na Jovem Guarda com o nome Tommy Standen, com canções gravadas por artistas como Nilton Cesar ("Ao Mundo Vou Contar", em 1966) e Ronnie Von ("Pequeno Príncipe", parceria com Fred Jorge, em 1967), paralelamente a seus próprios discos ("O Quente", RCA, 1966; "A Varanda", RCA, 1967).

Em 1972 reinventou-se como Terry Winter, aproveitando a onda de artistas que se faziam passar por estrangeiros; fez grande sucesso interpretando composiçõs próprias como "You'll Notice Me" e "Summer Holiday" até se revelar brasileiro no programa de Sílvio Santos, anunciando inclusive que mudaria novamente o nome artístico, para Thomas Williams, mudança esta que não ocorreu.


Terry Winter - Summer Holiday

Terry - You'lWinter l Notice Me


Winter/ Standen deixou de fazer sucesso como intérprete, mas ainda freqüentou as paradas musicais graças a mais uma metamorfose: como Chico Valente, assinou vários sucessos de música sertaneja moderna como "Sonho De Um Caminhoneiro", "Mãe De Leite" (ambas gravadas por Milionário e José Rico), "Convite De Casamento" (gravadas por Ataíde e Alexandre), "Meu Velho Amigo" (Tonico e Tinoco) e "Rei do Gado" (tema de abertura da telenovela homônima da Rede Globo) compostas em parceria com Nil Bernardes, o mesmo Neil Bernard co-autor de "Summer Holiday" e outras.


Almir Sater & Sérgio Reis - Rei do Gado
Num bar de Ribeirão Preto
eu vi com meus olhos essa passagem
Quando champanha corria a rodo,
nas altas rodas da granfinagem
E logo chegou um peão trazendo
na testa o pó da viagem
Pediu uma pinga para o garçom
Que era prá rebater a friagem
Levantou um almofadinha falou pro dono,
eu não tenho fé
Quando um caboclo que não se enxerga
num lugar desse vem por os pés
Senhor que é o dono da casa
não deixe entrar um homem qualquer
Principalmente nessa ocasião
Que esta presente o rei do café

Foi uma salva de palmas
gritaram viva pro fazendeiro
Que tem um milhão de pé de café,
por esse rico chão brasileiro
O seu nome é conhecido
lá no mercado dos estrangeiro
Portanto veja que esse ambiente
Não é prá qualquer tipo rampeiro
Num modo muito cortês
respondeu o peão prá rapaziada

Essa riqueza não me assusta,
topo em aposta qualquer parada
Cada pé do seu café
eu amarro um boi da minha boiada
Pra vocês todos eu garanto
Que ainda sobra boi na invernada

Foi um silêncio profundo
o peão deixou o povo mais pasmado
Pagando a pinga com mil cruzeiros
disse ao garçon prá guardar o trocado

Quem quiser saber meu nome
Que não se faça de arrogado
É só chegar lá em Andradina
E perguntar pelo rei do gado


Sonho De Um Caminhoneiro


Ataide e Alexandre - Convite de Casamento

Terry Winter trabalhou também como ator em algumas ocasiões, como na telenovela A viagem, de Ivani Ribeiro, produzida e exibida pela TV Tupi entre 1975 e 1976.


 Terry Winter - OUR LOVE DREAM (TRADUÇÃO)

Parceria com Orival Pessini

Da parceria de Terry Winter e Nil Bernardes, com Orival Pessini constam Singles como: "Guerra nas Estrelas.", "Eu Quero Ver." e "Mundo Novo." - Gravações em Long Play e Singles de Orival Pessini, assumindo sua personagem Fofão.

Foi no programa Balão Mágico (Rede Globo) que Orival Pessini criou os bonecos Fofão e Fofinho, sendo que o primeiro, cuja jardineira foi confeccionada por Ney Galvão, era interpretado por ele.

Fofão - Começou no programa infantil Balão Mágico, que teve exibição pela TV Globo no início da Década de 1980. Depois esta personagem se transferiu para a TV Bandeirantes em que ganhou um programa só para si: a TV Fofão.



Vida Pessoal

Foi casado com Mirian Baraboskin, e deixou quatro filhos, Shannon Mark, Shareene, Scott Sherman e Shane Morgan.

Faleceu no dia 22 de setembro de 1998, vítima de pneumonia. Foi sepultado no cemitério Campo Grande, no bairro de Interlagos.


Terry Winter & Silvia Massari- (our love),(lovely love)


FONTE

Wikipédia

Um comentário:

universo disse...

Sylvia Massari está com vírus HIV.