quarta-feira, 20 de abril de 2011

Luiz Melodia

Esse canta heim!!!

Luiz Carlos dos Santos (Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1951), mais conhecido como Luiz Melodia, é um cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico. Tomou gosto pela música vendo o pai tocando em casa: "fui pegando a viola dele, tirando uns acordes, observando. Ele não deixava pegar a viola de quatro cordas, que era uma relíquia, muito bonita, onde aprendi a tocar umas coisas". Cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio.

"Juventude Transviada" - Cassia Eller e Luiz melodia

Apesar da precoce afinidade com a música, Luiz acabou contrariando seu pai, que sonhava vê-lo um "Doutor" formado: "ele não apoiava, não dava muita força. Mas não adiantou coisíssima alguma, até porque as coisas foram acontecendo. E depois ele veio a curtir pra caramba. Quando ele faleceu, perdi um grande fã", revela.

Luiz Melodia foi muito influenciado pela Jovem Guarda, sobretudo Roberto Carlos.

Começou sua carreira musical em 1963 com o cantor Mizinho, ao mesmo tempo em que trabalhava como tipógrafo, vendedor, caixeiro e músico em bares noturnos.

Em 1964, Luiz formou o conjunto musical Os Instantâneos, com Manoel, Nazareno e Mizinho.

Depois de abandonar o ginásio, Melodia passou a adolescência compondo e tocando sucessos da Jovem Guarda e Bossa Nova, com o grupo "Instantâneos", formado com amigos. Esta experiência, juntamente com a atmosfera em que vivia - do tradicional samba dos morros cariocas -, resultaram em uma mescla de influências que renderam a Luiz Melodia um estilo único.

Logo, acabou por chamar a atenção de um assíduo frequentador do Morro do Estácio, o poeta Wally Salomão, e de Torquato Neto. E através de Wally, Gal Costa acabou conhecendo um de seus compositores prediletos, resultando na gravação de "Pérola Negra", no disco "Gal a Todo Vapor", de 1972. Pouco depois era a vez de "Estácio Holly Estácio", ganhar sua interpretação na voz de Maria Bethânia.



Foi nesta época que o artista assumiu então o nome Luiz Melodia - apropriando o sobrenome artístico de seu pai Oswaldo -, e lançou no ano seguinte (1973) seu primeiro e antológico disco "Pérola Negra".



Sua postura porém, mantinha a mesma irreverência e inquietude da do garoto que tocava iê-iê-iê nos berços do samba carioca, o que lhe rendeu um estilo e identidade musical inconfundíveis, assim como críticas que o consideravam um artista "maldito", ao lado de nomes como Fagner e João Bosco, por exemplo. "Não éramos pessoas que obedeciam. Burlávamos, pode-se dizer assim, todas as ordens da casa, da gravadora; rompíamos com situações que não nos convinham. Sempre acreditei naquilo que fiz e faço", afirma Luiz.

No "Festival Abertura", competição musical da Rede Globo, Luiz Melodia consegue chegar à final com sua canção "Ébano".

Sua carreira acabou por consolidar-se no disco seguinte, "Maravilhas Contemporâneas" (1976), popularizado pela canção "Mico de Circo" (1978), que seria gravado no seu retorno ao Rio.


(Luiz Melodia canta "Presente cotidiano" (Luiz Melodia) num clipe do Fantástico de 1979, da TV Globo).

Já conhecido do público e tendo alcançado seu espaço no cenário da MPB, Luiz Melodia lança "Nós" em 1980, incluindo "Codinome Beija-flor".



Em 1987 apresenta-se em Chateauvallon, na França e em Berna, Suíça.

Luiz Melodia participa em 1992 do "III Festival de Música de Folcalquier", na França. Nas décadas seguintes Melodia lança diversos álbuns e realiza shows, inclusive internacionais.

O disco seguinte, "Relíquias" (1995), faz uma releitura com novos arranjos para sucessos como "Ébano" e "Sub-anormal".


Chama atenção com o registro intimista e intenso de "Acústico - Ao Vivo" (1999), em que Melodia passeia novamente por sua obra, agora através da espontaneidade de um disco gravado ao vivo durante sua turnê nacional, considerada sucesso de público e crítica
Luiz Melodia atualmente está trabalhando nas composições de seu novo trabalho, e colabora com o documentário sobre sua vida, com direção de Karla Sabah, do qual foram extraídos os vídeo depoimentos disponíveis em seu site oficial.



  • Discografia

1973 Pérola Negra
1976 Maravilhas Contemporâneas
1978 Mico de Circo
1980 Nós
1983 Felino
1987 Decisão
1988 Claro
1991 Pintando o Sete
1995 Relíquias
1997 14 Quilates
1999 Acústico ao Vivo
2001 Retrato do Artista Quando Coisa
2003 Luiz Melodia Convida
2007 Estação Melodia
2008 Especial MTV - Estação Melodia Ao Vivo
2010 Românticos do Rio

Luiz Melodia e Seu Jorge - Diz que eu fui por aí

FONTE

Wikipédia

Biscoito Fino

Nenhum comentário: