terça-feira, 19 de abril de 2011

Sérgio Ricardo


Sérgio Ricardo, nome artístico de João Lutfi, (Marília/SP, 18 de junho de 1932) é um cantor e compositor brasileiro, descendente de família libanesa.

Aos 8 anos, Sérgio Ricardo foi matriculado no Conservatório de Música de Marília para estudar piano e teoria musical.

Sérgio Ricardo mudou-se para São Paulo e foi locutor da rádio Cultura em São Vicente, litoral do estado.

Ao mudar para o Rio de Janeiro em 1952, Sérgio Ricardo conseguiu emprego como técnico de som e pianista, substituindo Tom Jobim. Familiarizado com a cidade, berço da bossa nova, passou a fazer parte do o primeiro núcleo de compositores desse movimento musical.



Sérgio Ricardo lançou no começo dos anos 60 os LPs Não Gosto Mais de Mim e A Bossa Romântica de Sérgio Ricardo.

Participou do Festival de Música Popular Brasileira transmitido pela TV Record, quando, num momento antológico, foi vaiado pelo público ao cantar Beto bom de bola, e nervoso, quebrou o violão e atirou-o contra a plateia.

Sergio Ricardo quebra o violão e o joga na plateia



(Em material extra do filme Uma Noite em 67, o compositor Sérgio Ricardo volta a cantar Beto Bom de Bola - 43 anos após ser interrompido no III Festival da Record, em 1967).


(Paulinho Machado de Carvalho, Sérgio Ricardo, Sérgio Cabral e Ferreira Gullar falam mais sobre o episódio em que Sérgio Ricardo quebrou o violão no III Festival da Tv Record, realizado em 1967).

Incentivado por Carlos Lyra, passou a inteirar-se de problemas políticos e sociais, o que o levou a compor canções retratando esses temas. Compôs o romance violado que originou a trilha e narração do filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha.

Sergio Ricardo - O Nosso Olhar
Em 2008, Sérgio Ricardo apresentou no auditório da Reitoria, o show Ponto de partida, com repertório que fez uma síntese de seus trabalhos musicais. A partir da década de 1960, Sérgio Ricardo engajou-se politicamente, compondo canções de cunho social como Zelão, Calabouço e Tocaia. Sérgio também dirigiu longas como Esse Mundo é Meu e Noite do Espantalho.


  • Discografia

Dançante nº 1 (1958)
A Bossa Romântica de S. Ricardo (1960)
Depois do Amor (1961)
Um SR. Talento (1963)
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
Esse Mundo é Meu (1964)
Grande Música de S. Ricardo (1967)
Arrebentação (1970)
Sérgio Ricardo (1973)
A Noite do Espantalho (1974)
Sérgio Ricardo / MPB Espetacular (1975)
Do Lago à Cachoeira (1979)
Flicts (1980)
Estória de João Joana (2000)
Quando Menos se Espera (2001)
Ponto de Partida (2008)




CURIOSIDADES
*A Ecad repassou quase R$ 130 mil para falsário MILTON COITINHO DOS SANTOS por autoria de trilhas sonoras; entre os lesados estão Sérgio Ricardo e Caetano Veloso. (Leia mais sobre esse assunto em ecad-repassou-quase-130-mil-para-falsario-por-autoria-de-trilhas-sonoras  © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.)

FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário: