sexta-feira, 15 de abril de 2011

Azulão


Francisco Bezerra Lima, mais conhecido como Azulão, passou de ex-vendedor de picolés para ícone do forró Nordestino. Na bagagem 16 LPs gravados e três CDs e um recém gravado DVD.
Cantor e compositor, Azulão nasceu a 15 de junho de 1942, no sítio Taquara de Cima, município de Caruaru. Ainda criança, foi, com a família, morar no centro da sua cidade. foi carregador de frete, vendedor de fósforo e picolé nos dias de feira. Começou cantar nos programas de calouros da extinta Rádio Difusora de Caruaru.

Cantador como os antigos mestres que viu quando criança, Azulão pode ser encontrado tanto nas melhores casas da região quanto no meio da feira. “Onde houver gente para ver, estou lá”, garante. Parceiro de Jacinto Silva e Jackson do Pandeiro, Azulão garante que é capaz de cantar em qualquer ritmo, da valsa ao rock’n’roll. “Poder eu posso, mas gosto mesmo é do forró”, comenta sorrindo.

Azulão - Amor Tenho Pra Lhe Dar

Teve como influência em sua carreira de compositor os ídolos Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O apelido Azulão teve origem em sua preferência em usar roupa de cor azul. Suas composições foram gravadas por grandes nomes da MBP, entre os quais Trio Nordestino, Marines, Genival Lacerda e Marinalva.

A crítica nacional lembrou bem do Azulão em comparação ao grande pássaro Azul. "Sua voz grave e médio-agudo se completam de maneira sublime, como o passarinho que nunca desafina", sendo assim podemos expressar Azulão = Cultura.

Retratando sua cidade natal e seus costumes em sua música ele nos faz viajar pelo passado e saber de contos e causos de um tempo que ficou pra trás. A religiosidade presente em "Caô cabeça e lé" até Caruaru do passado e Dona Teresa, merecem um espaço , pelo menos, nas rádios locais.

Azulão - Apanhadeira de café


Apanhadeira de Café
Adeus minha rosa, adeus meu amor
Até para o ano se nós vivos for
Adeus minha rosa, adeus meu amor X2
Até para o ano se nós vivos for

O café de Josué, apanhadeira apanhou
josué insatisfeito um festejo ele inventou X2
Deu comida a todo mundo, cachaçha ao tocador
Safoneiro animou,puxou o folé com fé
Todo mundo arrasta o pé, por que o forró começou
Adeus minha rosa, até para o ano se nós vivos for ...

Azulão

CURIOSIDADES

*Em 2010, Azulinho (Alexandre Lima - 25 anos ): o filho do Azulão, gravou o seu primeiro CD. Ainda na infância, Alexandre conta que seguia o pai nos shows, e por isso as pessoas passaram a chamá-lo de Azulinho. O apelido pegou, e com ele o destino musical. Desde os 11 anos ele acompanha o pai, fazendo backing vocal em seus shows ou organizando as atividades e compromissos de carreira. Tarefa que sempre dividiu com o irmão Adriano Lima. A paixão pela música e, sobretudo, pela trajetória do pai, o cantor Azulão, fez com que Alexandre Lima, o Azulinho, decidisse seguir carreira solo. Com 17 canções, o álbum intitulado "Azulinho: o filho do Azulão" começou a ser gravado em novembro/10 e conta com participações do próprio Azulão e de sua filha Renata Lima. Um trabalho em família, mas com composições assinadas por nomes como Jandhuy Finizola, Brito Lucena, Juarez Santiago, Totonho e até Onildo Almeida. Azulinho também mostra o seu lado compositor, com músicas próprias... (leia mais aqui)

Azulão - A Blusa Dela


FONTE

OVERMUNDO

Nenhum comentário: