sábado, 30 de abril de 2011

Nenhum de Nós

Sexta-feira cochichou com o sábado: "Amanhã é dia de reflexão..."

Logo pela manhã me lembrei da música "Eu e Você Sempre" que na releitura de Nenhum de Nós parece transportar um flashback onírico, já na voz de Jorge Aragão soa mais como um desabafo apaixonado, tipo gota d'água. Sabe?! No entanto, o interessante é notar que qualquer uma delas apenas pegam carona em dois dos vários meios interpretativos que esta composição de Flávio Cardoso e Jorge Aragão oferece.



Logo logo assim que puder
Vou telefonar
Por enquanto tá doendo
E quando a saudade quiser
Me deixar cantar
Vão saber que andei sofrendo

E agora longe de mim
Você possa enfim, ter felicidade
Nem que faça um tempo ruim
Não se sinta assim,
Só pela metade

Ontem demorei pra dormir
Tava assim sei lá
Meio passional por dentro
Se eu tivesse o dom de fugir
Pra qualquer lugar. Ia feito um pé de vento

Sem pensar no que aconteceu
Nada mais é meu, nem o pensamento
Por falar em nada que é meu,
Encontrei o anel, que você esqueceu

Aí foi que o barraco desabou
Nessa que meu barco se perdeu
Nele estava gravado só você e eu

A banda gaúcha Nenhum de Nós, há 25 anos na estrada, lança o álbum Contos de Água e Fogo, o 14º da carreira, só com músicas inéditas. O disco chega depois de um hiato de seis anos sem novidades...

O último álbum com novas composições foi Pequeno Universo, de 2005. Depois disso, em 2007, a banda gravou A Céu Aberto, ao vivo, em comemoração aos 20 anos de carreira. "Demoramos tanto tempo por uma questão logística. Nossa programação era lançar o disco em 2007, antes do ao vivo", diz o vocalista Thedy Corrêa. "Não temos essa ansiedade de fazer um trabalho atrás do outro. Acreditamos na consistência artística de cada projeto", completa o músico.

No caso de Contos de Água e Fogo, essa consistência começa já no título do disco. "Traçamos um perfil do que queremos lançar em termos de letra e conteúdo. Sempre buscamos um conceito. E no caso desse álbum, é um relato do contraditório", explica Thedy. "Falamos do positivo e do negativo. Do alívio e da dor. A própria canção Água e Fogo fala disso. E a questão do Contos é porque nossas letras trazem esse aspecto literário narrativo".

A faixa que abre o disco, Correntes, remete ao ano de 1986, quando a banda fez sucesso em todo o País com Camila, Camila. A canção tem uma pegada mais pesada, como esse hit, e coloca as guitarras em evidência. O lado mais roqueiro do grupo foi exposto propositalmente e de forma natural. E esse mesmo peso também é encontrado em Outono Outubro.

Mas o disco também traz também composições inspiradas na folk-music, como em Pequena, com arranjos de viola e bandolim. Os gaúchos ainda contaram com a parceria do carioca Leoni (ex-Kid Abelha) em Melhor e Diferente. "A colaboração de parceiros externos traz uma diversidade ao projeto e enriquece nossa história", garante Thedy. Além de Leoni, participaram o roqueiro baiano Fábio Cascadura, o uruguaio Socio e o argentino Pablo Uranga. Gravado de forma independente, o disco foi lançado pelo selo Imã Records, com distribuição da Radar. "Nos comportamos como uma banda independente desde 1994", diz Thedy. "Dessa forma fazemos nosso trabalho sem nenhuma interferência", explica o vocalista.

(Clipe da música O Astronauta de Mármore, de 1989. Versão da música Starman, de David Bowie feita por Sady Hömirich, Thedy Corrêa e Carlos Stein. Álbum: Cardume).

A banda de rock brasileira Nenhum de Nós, do Rio Grande do Sul, surgiu em 1986. Sady Homrich e Carlos Stein se conheceram nos tempos da primeira série escolar, mais tarde, na quinta série, conhecem Thedy Corrêa. Tudo isso no colégio lasallista Nossa Senhora das Dores, na rua Riachuelo em Porto Alegre. Ali, bem perto do Theatro São Pedro, onde os garotos nem imaginavam, viveriam momentos importantes da futura carreira.

Thedy ganhou um violão aos quatorze anos, foi aluno de violão clássico do professor Afrânio. Carlos, com quinze anos, comprou sua primeira guitarra , juntamente com seu irmão, Thedy e outro amigo em comum formam um grupo folk batizado de Quarteto Jererê.

Na faculdade, Carlão foi um dos fundadores do grupo Engenheiros do Hawaii. Depois de dois shows, saiu para formar uma banda com os amigos Thedy e Sady, sendo que este tinha na faculdade um grupo de samba-de-raiz chamado "Grupo do Fadinho". Após decidirem formar a banda, Sady começou a ter aulas de bateria com o professor Thabba.

O "bat-local" do ensaio era a garagem da namorada de Thedy e contava com: uma bateria improvisada, uma caixa emprestada, um violão convertido fazendo a vez de contra-baixo e uma guitarra (sim, a guitarra era de verdade, o que não evitava as pedras jogadas pelos vizinhos). Depois de algum tempo, ensaiavam quase todas as tardes no bar Bangalô, onde Sady trabalhava como músico.

O espetáculo de lançamento do trio com o nome Nenhum de Nós foi no mesmo bar com um público de umas 80 pessoas entre amigos e parentes. Precisavam de um nome para a apresentação. Eles buscavam um nome que provocasse curiosidade e que denotasse algo em comum entre os três: Nenhum de Nós enxerga direito; Nenhum de Nós rodou na escola; Nenhum de Nós foi para o quartel" etc. De tanto se repetir ficou este o nome: NENHUM DE NÓS.


Por que você não disse que viria?
Logo agora que eu tinha
Me curado das feridas
Que você abriu quando se foi
Por que chegou sem avisar?
Eu queria tempo pra me preparar
Com a roupa limpa, a casa em ordem
E um sorriso falso pra enganar

Eu não entendo a sua volta
Eu não entendo a sua indecisão
Num dia sou o seu grande amor
No outro dia não, não, não

Por que a surpresa da sua volta?
Justo quando eu tento vida nova
Você vem pra perguntar
Se tudo que eu sentia acabou
Você até parece um vício
Que largar é quase impossível
Exige muito sacrifício
E quando eu me considerava limpo
Vem você pra me oferecer mais
Vem você pra me oferecer mais,mais, mais!

Eu não entendo a sua volta
Eu não entendo a sua indecisão
Num dia sou o seu grande amor
no outro dia não...

  • Thedy Corrêa: casado e tem uma filha, Stella. O vocalista tem projetos paralelos ao Nenhum de Nós. Exemplos disso são o CD solo Loopcinio, onde faz uma homenagem ao cantor gaúcho, Lupicínio Rodrigues e o livro Bruto que acaba de lançar.

  • Veco Marques: formado em Publicidade e Propaganda pela Unisinos. Toca violão e, para o Nenhum de Nós Acústico 2, mandou trazer uma sitar da Índia.

  • Carlos Stein: costumam dizer que Carlão é "o cara", pois além de tocar em uma das grandes bandas do rock brasileiro, ajudou a fundar os Engenheiros do Hawaii.

  • Sady Homrich: este "abominável homem da bateria" já nasceu com as baquetas na mão. Formado em Engenharia Química pela PUCRS, diz que na estante não faltam livros de química e de metafísica. Sady usa baterias e peles RMV, baquetas Pro-Star e pratos Orion.

  • João Vicenti: o mais novo integrante da banda nasceu em 11 de agosto de 1965. Foi o último músico a se juntar ao Nenhum de Nós. Cursou faculdade de Educação Física, na FUNBA.

Discografia

Álbum de estúdio

Nenhum de Nós - o primeiro disco da banda, lançado em 1987, contém dez faixas, entre elas a música que depois se tornaria um clássico, Camila, Camila, uma música que tornou-se um hino contra a violência à mulher.
Cardume - o disco, lançado em 1989, tem onze faixas, e agora entre elas uma versão. A música escolhida é Starman, do David Bowie, que pela voz de Thedy Corrêa, virou Astronauta de mármore.
Extraño - novamente com onze faixas, o Nenhum de Nós lançou seu terceiro disco em 1990.
Nenhum de Nós - lançado em 1992, o disco traz quatorze músicas, das quais alguns vídeoclipes levaram o Nenhum de Nós ao topo do Top 20 Brasil.
Mundo Diablo - disco de 1996, que trazia oficialmente um novo componente na capa, João Vicenti.
Paz e Amor - o sétimo disco do Nenhum de Nós foi lançado em 1998, e é bastante voltado às emoções. A quarta faixa, que dá nome ao CD, conta uma linda história de amor...
Onde Você Estava em 93? - o disco foi gravado em 1993, porém só foi lançado em 2000. A capa do CD foi inspirada na capa do disco Yellow Submarine, dos Beatles.
Histórias Reais, Seres Imaginários - o CD, de 2001, caracteriza-se por falar de coisas simples, vidas simples.
Pequeno Universo - o décimo primeiro álbum do Nenhum de Nós foi lançado em 2005, tendo sido gravado entre 21 de fevereiro e 21 de abril do mesmo ano. O CD, com suas treze faixas, leva a esse pequeno universo em que vivemos dia após dia.
Contos de Água e Fogo - lançado em abril de 2011 pela Radar Records.

Álbuns ao vivo
Acústico ao Vivo - gravado no dia 30 de março de 1994, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Acústico ao Vivo 2 - gravado em dezembro de 2002, foi lançado em 2003 e traz quatorze músicas, registradas em CD e DVD.
A Céu Aberto - gravado ao vivo em março de 2007, em Porto Alegre, em comemoração tardia dos 20 anos da banda.
Paz e Amor Acústico - gravado ao vivo em 2000, em Porto Alegre, lançado em 2009 com 3 faixas inéditas como bônus.

Coletâneas
Acervo Especial - Nenhum de Nós (1993)
Série Gold ao Vivo - Shows do Século XX - Nenhum De Nós (1999)
Série Focus - O Essencial de Nenhum de Nós (1999)
RCA - 100 anos de música Nenhum de Nós - CD duplo (2001)

Curiosidades

Já animando alguns bailezinhos de carnaval por aí, se preparavam para abrir um espetáculo do DeFalla na Sociedade de Amigos da Praia do Imbé (SAPI) e, devido a um imprevisto, se atrasaram. Isto fez com que o DeFalla iniciasse seu show e os meninos do Nenhum tocassem depois. O produtor e a banda, que acabou tocando antes, foram obrigados a esperar o show do Nenhum acabar pois eles utilizariam o mesmo equipamento de som. Antônio Meira, o produtor, gostou da música dos jovens e pediu uma "fitinha" demo, que enviou às gravadoras. E, com a imensa bagagem de uns seis shows, foram para a cidade de São Paulo para gravar seu primeiro disco, em junho de 1987.

DVD

Nenhum de Nós ao vivo Acústico 2 Theatro São Pedro 2002. Gravado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre este é o primeiro registro em vídeo da banda. O DVD lembra os maiores sucessos da banda, no segundo Acústico do Nenhum de Nós.

Nenhum de Nós à céu aberto 2007. O novo trabalho conta com a participação especial da cantora colombiana Ivone Gusmán, na faixa Igual a Ti (versão de Igual a você, do disco Pequeno Universo) . Gravado em Porto Alegre, o repertório mostra as músicas que mais marcaram a trajetória do Nenhum de Nós, em comemoração aos 20 anos da banda gaúcha.


Eu sei que nós dois éramos bons amigos
Você conhecia meus medos escondidos
Eu guardava segredos proibidos
Estávamos ligados, comprometidos

Algumas vezes menti pra te proteger
Você me fez fugir quando o melhor era mesmo correr
Eu fazia vc sorrir na hora exata de chorar
Você me ensinou a pedir quando eu insistia em mandar

Agora você tem novos amigos
Normal que um dia isso fosse acontecer
Só não me faça te odiar
Não me peça para esquecer
Não espere que eu seja igual a você
Igual a você

Algumas vezes menti pra te fazer correr
Você me fez fugir só pra me proteger
Eu fazia você sorrir quando insistia em mandar
Você me ensinou a pedir na hora exata de chorar.

FONTE

Estadão

Site

Wikipédia


Nenhum comentário: