segunda-feira, 25 de abril de 2011

Xangai


"Xangai, um cantor, um artista, um menestrel, um dos maiores poucos gatos pingados e tresloucados sonhadores-de-mãos-sangrentas-contrapontas-afiadas inimigas. Remanescentes que teima guardar a moribunda alma desta terra. Que também vai se atropelando contra a multidão de astros constelados que fulgurantes espargem luz negra dos céus dos que buscam a luz. Lá vai ele recalcitrante e contumás cavaleiro, perdulário da bem querência que deixa a índole dissoluta de um pobre povo que habita o espaço rico de uma pátria que ainda não nasceu(...)" Casa dos Carneiros, minguante de maio de 1991

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai (Itapebi, 20 de março de 1948) é um cantor, compositor e violeiro brasileiro. Nasceu às margens do Córrego do Jundiá, afluente do Rio Jequitinhonha, na zona rural do município de Itapebi, no extremo sul da Bahia. Filho e neto de sanfoneiro, ainda aos 18 anos fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. Xangai é descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, atualmente Vitória da Conquista.



Xangai lançou o primeiro disco em 1976, de lá para cá são 15 álbuns - todos autorais. Canta o semi-árido nordestino, suas belezas e agruras com a veracidade e poesia de quem nasceu no sertão. Xangai é neto de sanfoneiro, a música corre nas veias.

Viveu em Vitória da Conquista, na Bahia, de onde recebeu a influência que o tornou um cantor sertanejo. Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai na cidade de Nanuque, daí se originando o seu apelido e atual nome artístico.

Em 1976, gravou o seu primeiro disco, "Acontecivento", com destaque para as músicas: Asa Branca; Forró de Surubim; Pronde tu vai Luiz?; Me diga se tá certo e Esta Mata Serenou.

Acontecivento, foi o seu album de estréia, ainda usando o nome com Sch e Y e não Xangai como é hoje. Neste disco ele entrelaçou samba, baião e funk com fortes influências do nordeste e do canto cincopado do mestre “Jackson do Pandeiro”. E contou com as participações de Dominguinhos, Zé da Flauta e Mestre Marçal.


01. Acontecivento (Nanuke – Schangoya – Piteira)
02. Asa Branca (Nanuke – Schangoya)
03. Forró de Surubin (Antonio Barros – José Batista)
04. Bóia fria (Hélio Contreiras – Zé Fontoura)
05. Pronde tu vai Luiz? (Luiz Gonzaga – Zé Dantas) / Verde caninha (Filó) / Esta noite serenou (Hervê Cordovil)
06. Jogo “Peço e ela me dá” (Nanuke – Schangoya)
07. Cantiga de cego (Hélio Contreiras)
08. Tanto queima como atrasa (João do Vale – Helena Gonzaga) adaptação: Ascenso Ferreira
09. Posso falar e cantar (Zé Augusto Eletriko – Schangay)
10. Na volta da pá (Jonga – Schangoya)
11. Me diga se tá certo (Gordurinha)
12 . Marcha rancho (Nanuke – Schangoya)


Em 1999 foi convidado a participar do álbum de comemoração de 100 anos do Esporte Clube Vitória, time do seu coração.

Xangai apresenta na Rádio Educadora da Bahia o programa "Brasilerança", através do qual contribui para a divulgação da cultura musical da região nordestina brasileira.

"O Brasilerança mostra que a gente não está perdido, que sabemos qual caminho - verdadeiro - a trilhar na música". Desta forma, o cantor e compositor Xangai apresenta Brasilerança, o segundo em sua carreira no qual é acompanhado pelo Quinteto da Paraíba.

A proposta do projeto anterior, de 1998, foi unir vários compositores paraibanos. O resultado foi o CD Um Abraço Pra Ti, Pequenina , lançado pelo pequeno selo Acácia, que acabou sendo comprado pela Kuarup.

Lançado em 2001 pela Kuarup, Brasilerança traz releituras de sucessos de Xangai e músicas inéditas, dedicadas especialmente a ele - Utopia, de Chico César, e Pequenina, de Renato Teixeira. "O Renato compôs Pequenina em alusão ao nosso primeiro disco - o qual ele disse que ficou encantado ao ouvir", revela Xisto. Já Utopia tem participação do próprio Chico. "Conheço o Chico há mais de 20 anos. Ele gosta de dizer que tem a mim e Elomar como referenciais e que foi nossa postura musical que deu embasamento a ele. Mas não é nada disso... o talento dele é nato!", diz Xangai. Utopia não é a primeira música de Chico César gravada por Xangai: "O CD anterior tem Saudade Senhora Dona. Aí ele disse que fez esta nova música pensando em mim".

Brasilerança também traz as músicas: Kukukaia e O ABC do Preguiçoso (Ai D'eu Sodade). A primeira, de Cátia de França, e a segunda, anônimo adaptado por ele, foram registradas no primeiro Cantoria, disco que reunia Xangai, Elomar, Vital Farias e Geraldo Azevedo.


"Elas não fogem muito dos arranjos anteriores", opina Xangai. Brasilerança traz arranjos de Sérgio Galo, Xisto, Guerra Peixe, Adail Fernandes e João Omar (filho de Elomar).

Mesmo sendo guiado por uma formação camerística, o álbum é conduzido com instrumentos populares, como rabeca e triângulo. "Nós já executamos um repertório exclusivamente erudito e mesmo hoje nos apresentamos com diversas orquestras do Estado. Mas temos um trabalho forte em cima do Movimento Armorial e desenvolvemos muitas pesquisas dentro da cultura popular. Então por isso a sonoridade do Brasilerança é tão particular: podemos ter um baixo tocado como zabumba (zabumbaixo), um violão como berimbau e violinos como rabeca", exemplifica Xisto.

O Quinteto da Paraíba é formado por Xisto, Yerko Tabilo, Ronedilk Dantas, Samuel Espinoza e Nelson Videla, e é hoje reconhecido nacionalmente por seu trabalho na trilha sonora do filme Central do Brasil e pelas turnês com Xangai. "Nós fazemos uma música que, apesar de rebuscada, tem apelo popular e apresenta uma certa consciência. Só não temos mais espaço por sermos massacrados pelas micaretas, pela indústria do axé e do forró de baixa qualidade. Então, se não conseguimos o retorno ideal é por total falta de acesso às rádios e demais meios de comunicação", lamenta Xisto.

"Tenho evitado prestar atenção nesses movimentos, forró de teclados, universitário... é tudo rótulo para uma música ruim. Gosto de destacar mesmo dois nomes que são esquecidos mas que para mim são da maior importância na música brasileira atual: Maciel Melo, lírico e popular ao mesmo tempo, e Juraildes da Cruz, um dos maiores poetas do País", completou Xangai.

Brasilerança conta com as participações especiais de Chico César, Maciel Melo, Mariá, João Omar e Nailor Proveta.


Xangai é considerado como o melhor intérprete de Elomar, propiciando inclusive a facilitação do entendimento das composições deste compositor classificado como erudito por muitos.




Participou com o cantor Waldick Soriano dos últimos shows da carreira deste antigo nome da chamada música brega brasileira, inclusive na cidade natal de Waldick, Caetité, em 26 de maio de 2007.


Em 2009, o cantor e compositor pernambucano, Xangai, apresentou-se hoje, na noite de abertura do 2º Festival da Uva, em São João do Piauí. O artista tem uma longa caminhada na trilha musical. Grandes sucessos estão eternizados no cancioneiro nacional como "Kukukaia".


Pequenina [Renato Teixeira]

São tão claros os presságios
e os encontros dessa vida
Quando as partes combinadas
surgem numa mesma estrada
E na dimensão dos sonhos
sobre a sombra das palavras
É que eu mando um abraço pra ti
pequenina
Flor vermelha tão cheirosa,
tão bonita e amorosa
Onde a essência dessa estória
paira plena na memória
Não pergunte pelo tempo,
pois o tempo é agora
O futuro na luz da manhã
não demora.

Extraído do DVD "Estampas Eucalol"
Gravado na Sala Funarte (RJ) em março de 2005.

Xangai & Friends - Acoustic Live in London

"O que eu canto é a presença de minha própria realidade. Eu não me sinto muito confortável em cantar músicas de outros povos longe daqui, principalmente dos países ricos, tão em moda, tão apregoados, cantados e decantados por muitos brasileiros, inclusive. Eu acho muito melhor cantar músicas de Cartola, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, João do Valle, Jackson do Pandeiro do que dos Estados Unidos ou da Inglaterra. É muito bom para eles. Acho que eles também não ficam cantando Paulinho da Viola.

Para mim, é muito mais bacana cantar a minha própria língua, até porque dentro do Brasileirança eu tenho certeza "bussoluta", de bússola, que a língua mais rica é a portuguesa. Só não é mais rica que a língua brasileira, porque a brasileira é portuguesa e uma mistura da língua do índio, que é maravilhosa. Essa mistura deu a brasileirança, lingüisticamente falando. E eu sou um cantador da brasileirança." (Xangai)

Discografia

Acontecivento - 1976 - (Só em LP) Acontecivento; Asa Branca; Forró de Surubin; Bóia Fria; Pronde Tu Vai Luiz?; Verde Caninha; Esta Noite; Serenou; Jogo "Peço e Ela Me Dá"; Cantiga de Cego; Tanto Queima Como Atrasa; Posso Falar e Cantar; Na Volta da Pá; Me Diga Se Tá Certo; Marcha Rancho;

Qué Qui Tu Tem Canário - 1981 - Cantoria de Galo; Qué Qui Tu Tem Canário; Curvas do Rio; Pés de Milho; Galope à Beira-mar (Fragmentos Soletrados); Estampas Eucalol; Matança; Os Carneirinhos; Água; Esquindô de Zombaria; Mutirão da Vida - 1984; Cumeno Cum Cuentro; Fábula Ferida; Trabalhadores do Metrô; Gírias do Norte / De Quinze pra Trás / O Sapo no Saco; Ele Disse;Mutirão da Vida; O Pidido / Clariô; Alvoroço; Kukukaya

Xangai canta Cantigas, Incelenças, Puluxias e Tiranas de Elomar - 1986 - Gabriela; A Meu Deus um Canto Novo; O Rapto de Juana do Tarugo; História de Vaqueiros; Incelença pro Amor Retirante; Na Estrada das Areias de Ouro; A Pergunta; Puluxia das 7 Portas / Puluxia Estradeira; Dassanta.

Cantoria 1 - 1984 - Kuarup - Desafio do Auto da Catingueira; Novena; Sete Cantigas para Voar; Cantiga do Boi Incantado; Kukukaya(Jogo da Asa da Bruxa); Ai que Saudade de Ocê; Ai d'eu Sodade; Semente de Adão; Cantiga do Estradar; Violêro; Saga da Amazônia; Matança; Cantiga de Amigo.

Cantoria 2 - 1985 - Kuarup - Desafio do Auto da Catingueira; Repente; Novena; Era Casa, Era Jardim / Veja Margarida; Sabor Colorido; Moça Bonita; Na Quadrada das Águas Perdidas; Cantilena de Lua Cheia; Arrumação; Suite Correnteza; Baracarola do São Francisco; Talismã; Caravana; Estampas Eucalol; Saga de Severinin; Cantiga de Amigo.

Xangai - Eugênio Avelino (Lua Cheia-Lua Nova) - 1990 - Xote Mariá; Jundiá; Djaniras; Fé na Santa Sagrada Escritura; Venenoso Segredo; O Samba do Jurema; O Pulo do Gato; Corisco e Dadá (Cantiga de Cego); ...De Santana; Mistura; Punhos de Serpente; Fuzuê na Taboca; Estrela do Norte.

Dos Labutos - 1991 - Não Rio Mais; Bahia de Calça Curta; Chegando; Imbuzeiro dos Duendes; Tudo Aquilo que Flutua Feito Vaca com Cabeça Rabo e Refrão; Ana Raio; Pela Luz dos Dias; Dos Labutos; Suíte Doce Jabuticaba; Xodó de Motorista; O Quintal de Consuelo.

Aguaraterra (Ao Vivo com Renato Teixeira) - 1996 - Não Rio Mais; Olhos Profundos; Balanceando; Retinas; Era Casa Era Jardim; Meninos; Tirana do Vaquero Antenoro; Guardiões da Floresta; Fascinação; Porta do Sol; João Alegre; Nas Asas do Vento.

Cantoria de Festa - 1997 - Nóis é Jeca Mais é Jóia; Vou de Tutano; Serra da Borborema / Balanço da Sereia / Quem Casou, Casou!; Não é Brincadeira; Galope à Beira-mar (soletrado); Meu Cariri; Rei do Sertão; A Função; Clariô; Florzinha; Buxada com Aruá / Pisa Manero; Qué Qui Tu Tem Canário?; Catingueira; Ai Que Saudade de São João.

FONTE


Nenhum comentário: