segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tony Campelo


Sérgio Beneli Campelo (São Paulo, 24 de fevereiro de 1936), mais conhecido como Tony Campelo, é um cantor e produtor musical brasileiro. Juntamente com sua irmã Celly Campello (já falecida), Tony Campello é considerado precursor da Jovem Guarda. Celly ficou conhecida pelos hits Estúpido Cupido, Banho de Lua e Laços Cor-de-rosa, entre outras.

A dupla gravou Canário, entre tantas canções que viraram hits da juventude. Juntos ou separados, eles faziam muito sucesso nos anos 60.


Tony fez sucesso com: "Lobo Mau" e "Boogie do Bebê", Tony e Celly lançaram seu primeiro compacto em 1958, que tinha as faixas "Perdoa-me" e "Belo Rapaz".

Nos anos 50, Tony Campelo integrou algumas bandas no interior de São Paulo, tendo participado de programas de rádio e televisão.

Tony e Celly Campello

 Em 1958 gravou um compacto com a irmã Celly Campelo ("Forgive Me"/Handsome Boy"), e em seguida passou a apresentar junto com ela o programa Celly e Tony em Hi-Fi, na TV Record de São Paulo.

Seus maiores sucessos foram "Boogie do Bebê", "Pertinho do Mar" e "Canário".

("Vamos dançar o twist", interpretada por Tony Campello, é uma composição de Baby Santiago, um dos primeiros compositores de música voltada ao público jovem no Brasil. A música foi o lado B do disco de 78 rpm lançado em março de 1962 pela Odeon, acoplado no lado A pela canção "Balada de Roy Rogers", uma versão de Benil Santos para o tema de Roy Rogers.)

Confira a letra de "Vamos dançar o Twist":

Hey, eu agora vou cantar um twist
E vocês aproveitam pro twist dançar
Joga o corpo pra cá, os braços pra lá
Cuidado para não cansar
Hey, vem comigo o twist dançar!

Hey, eu agora vou cantar um Twist
E vocês aproveitam pro twist dançar
Joga o corpo pra cá, os braços pra lá
Cuidado para não cansar
Hey, vem comigo o twist dançar!

Se você tiver no peito, a dor de uma agonia
Vem sentir nesse twist, toda sua alegria!

Hey, eu agora vou cantar um twist
E vocês aproveitam pro twist dançar
Joga o corpo pra cá, os braços pra lá
Cuidado para não cansar
Hey, vem comigo o twist dançar!

Hey, eu agora vou cantar um twist
E vocês aproveitam pro twist dançar
Joga o corpo pra cá, os braços pra lá
Cuidado para não cansar
Hey, vem comigo o twist dançar!
Hey... hey, vem comigo o twist dançar!
Hey... hey... hey... hey... vem comigo o twist dançar!

Nos anos seguintes, Tony Campelo continuou gravando e começou também a atuar como produtor de discos de rock'n'roll, lançando discos de Deny e Dino, Silvinha, Sérgio Reis Os Incríveis e outros.

Tony Campello é o nome artístico de Sérgio Benelli Campello. Quando ele foi assinar seu primeiro contrato com a gravadora, alguém sugeriu que deveria trocar de nome e sugeriram “Tony”. Isso porque havia uma máxima no meio artístico de que funcionavam melhor nomes de artistas com até 5 sílabas e “To-ny-Cam-pe-llo” não fugiria à regra. “Eram mais sonoros”, (entrevista).

(A Rainha do rock nos anos 50 com seu irmão Tony Campello no filme de Mazzarope "Jeca tatu" de 1959. Eles paraticipam com a música "Tenho tempo para amar".)

(Tirado do Filme "Zé do Piriquito" do Mazzarope em 1961, esta música é um marco na hitória do rock! Celly Campello(Rainha do Rock), Tony Campello e George Freedman - Gostoso é namorar.)
FONTE

Wikipédia

Cliquemusic

2 comentários:

Unknown disse...

SOU TÃO FÃ DE CELLY CAMPELLO Q NA BARRIGA MINHA MAE Q A OUVIA EU JA DANÇAVA. QUE VOZ MEIGA! QUE FIGURA ERA ELA E SEU IRMÃO TONY!
INFELIZMENTE A VIDA É MESMO ASSIM: TUDO TEM COMEÇO MEIO E FIM.
MAS A LEMBRANÇA JAMAIS FENECE,DESSES 2 IRMÃOS TALENTOSOS E DE VOZ AGRADAVEL.
SIM ME IDENTIFICO COMO MARMUD
ELAMIL: ZORDINAFA@HOTMAIL.COM

Unknown disse...

MARMUD HABUDA