segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sertanília


Grupo Sertanília representará a Bahia em festival de música na Espanha - Sertanília é um grupo musical que faz uma música essencialmente brasileira inspirada na sonoridade das manifestações musicais do sertão.

Composto por Aiace Felix (vocalista), Leilane dos Santos (violoncelo), Anderson Cunha (viola), Diogo Flórez (percussão) e Tainnã Chagas (percussão) o grupo foi formado em 2010,  com a proposta de fazer uma música essencialmente brasileira, tendo o Sertão como tema; para tanto, recupera  canções, poesias sobre o sertão, além de construir um trabalho autoral que faz referência direta a esse lugar e à sua gente.



No dia 27 de abril/2011 - tem início a 8ª edição do Festival Tensamba na Espanha, o evento que tem como proposta de promover a cultura brasileira na Europa e ocorre simultaneamente em Madrid, Tenerife, Las Palmas e Avilés (cidades espanholas), com quase um mês de duração.

O Sertanília é o único grupo musical da Bahia na programação e se apresenta no dia 07 de maio ao lado de artistas como Fabiana Cozza (SP), Flávio Renegado (MG), Patrícia Polayne (SE) dentre outros na Praça de Fuencarral (próximo ao Mercado de Fuencarral, um dos cartões postais da cidade), a entrada é gratuita. Diogo Florez, um dos percussionistas do grupo, ministrará uma oficina de percussão para crianças no dia 6, no projeto Tensambinha.


Música: Eu

Poema da poetisa portuguesa Florbela Espanca, musicado pelo compositor Xangai com arranjos do Sertanília. Executada pelo Sertanília em homenagem a Portugal nas apresentações de Coimbra e Lisboa em setembro/2010.

Formação do grupo na época: Aiace Félix (vocal), Anderson Cunha (viola), Gugu Pinto (percussão), Duarte Velloso (violão) e Taís Dantas (violoncelo).

Segue abaixo o poema:

"Eu"

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!

Florbela Espanca

Música, cinema, gastronomia e mesas de debate completam a programação do maior evento de cultura brasileira na Europa. Antes de pisar em solo europeu no entanto, o grupo realiza duas apresentações em Vitória da Conquista (BA) no Viela Sebo Café nos dias 28 e 29 de abril, o ingresso custa R$5 e os eventos tem início às 19h.



O grupo realizou uma participação no longa-metragem “Tudo tem um tempo”, sobre a tradição dos ternos de reis da cidade de Caetité, no sertão baiano, executando o tema “Minha sabiá, minha zabelê” e apresentaram o espetáculo ”Tempo de Sereno” em Portugal, na Fnac - Coimbra e Fnac - Chiado (Lisboa), com apoio cultural da Universidade de Coimbra, da Universidade de Lisboa e apoio financeiro do Ministério da Cultura do Brasil.

Recentemente se apresentou no Festival Baianada, ao lado de artistas como Ronei Jorge e Lucas Santtana, com grande receptividade da mídia e do público presente. A banda se prepara para entrar em estúdio no primeiro semestre de 2011 para gravar o CD com o apoio do Conexão Vivo.

Um dos contemplados no Edital de Projetos do Conexão vivo, o grupo Sertanília de Salvador (BA),  inicia o ano de 2011 em estúdio para gravar seu primeiro CD. Todo o processo de gravação será relatado no portal lançado pelo próprio grupo em: http://www.sertanilia.com.br/ no qual todos os integrantes poderão dividir novidades, expectativas e o dia-a-dia da maratona de gravação.

O disco será produzido por Anderson Cunha e parte dele será gravado no Estúdio Attitude em Salvador. Serão 14 faixas, sendo 10 autorais e 4 regravações de artistas que, de alguma forma, influencia a música do grupo - Elomar Figueira Melo, Antônio Nóbrega e Lenine/Paulo César Pinheiro. Os convidados já confirmados são: Bule-Bule, Xangai e o Terno de Reis do Riacho da Vaca, do município de Caetité.

O grupo Sertanília (Aiace Felix - vocal; Anderson Cunha - violas; Augusto Pinto – percussão) participou, no dia 10 de novembro/2010, da abertura do XI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação (SEMPPG) e XXIX Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA (SEMEP), no auditório do PAF III.

O concerto Tempo de Sereno foi apresentado em Coimbra e em Lisboa, no mês de setembro/2010, por iniciativa da Profª. Simone Guerreiro, com financiamento da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura do Brasil e apoio cultural da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa.

Evento lítero-musical, narrado pela também escritora Simone Guerreiro, teve como convidados, ainda, os músicos Duarte Velloso (violão), Leilane dos Santos (violoncelo), Diogo Florez e Tainnã Chagas (percussão). Além da canção autoral que dá nome ao concerto, do compositor e diretor musical Anderson Cunha, o grupo Sertanília interpretou canções e poemas de Florbela Espanca, João Cabral de Mello Neto, Humberto Teixeira, Gilberto Gil, Elomar Figueira Mello e Lenine.

FONTE

G1

Conselho Cultural

UFBA

Nenhum comentário: