domingo, 10 de abril de 2011

Alexandre Guerra


Amanhã vou fazer uma prova e quis fazer uma postagem com músicas perfeitas daquelas que trazem inspiração ao dia a dia, que transformam nossos sonhos em realidade; e que ao mesmo tempo que relaxam corpo e alma também nos trazem aquela sensação de que somos capazes de conquistar nossos objetivos, de realizar nossos projetos de vida... Então, lembrei de Alexandre Guerra.

Alexandre Guerra (38) é compositor e arranjador formado pelo Departamento de música para cinema da Berklee College of Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter.


Desde 1994, Alexandre se dedica à composição de trilhas sonoras para filmes e documentários, somando mais de 50 trabalhos realizados.

No cinema iniciou-se como instrumentista na trilha do longa norte-americano Pentathlon (Bruce Malmuth). Logo depois, atuou ao lado de experientes compositores, como Nelson Ayres e André Abujamra na orquestração dos longas Castelo Rá-Tim-Bum (Cao Hamburger) e Garotas do ABC(Carlos Reichenbach). Assinou ainda a composição das trilhas de Bodas de Papel (André Sturm) e Um Homem de Moral (Ricardo Dias).


Para TV produziu trilhas para séries e documentários. Alguns deles são: Brazil from Pré-History (Arte), Amyr Klink e o Continente Gelado (NAT GEO), Pelos Caminhos de Che (NAT GEO), Soluções para o Trânsito (Discovery), além de: Rio de Fevereiro (Paschoal Samora), Amantes do Cinema Brasileiro (Ricardo Dias), Monteiro Lobato (Roberto Elisabetsky), Julia Mann (Marcos Strecker) e Gambarê (José Carlos Lage).


Como arranjador estreou com a produção do CD “Girassol” pelo qual foi laureado com o Prêmio Sharp – na categoria arranjador instrumental. Produziu arranjos também para Carlinhos Brown & Orquestra Sinfônica da Bahia, Léo Gandelman e Banda Sinfônica de Natal e Luciana Mello.


Paralelo à atuação como produtor musical, Alexandre desenvolve seu trabalho autoral como compositor, tendo diversos álbuns lançados, com destaque para o segundo, Para Ouvir e Sonhar, que teve faixas incluídas na trilha sonora da novela Páginas da Vida e da minissérie Maysa, da Rede Globo.


("Na Ponta dos Pés" é parte da trilha instrumental de "Viver a Vida", e aparece geralmente junto a flashbacks. É uma composição de Alexandre Guerra, compositor recorrente das obras de Jayme Monjardim e Manoel Carlos.)


003842 – Alexandre Guerra Docemente (Alexandre Guerra) CD Album → Gestação – Música suave para Gestante 4 2002 05:10min

003866 – Alexandre Guerra Envolvidos pelo Pensamento (Alexandre Guerra) CD Album → Gestação – Música suave para Gestante 6 2002 03:16min

003810 – Alexandre Guerra Quando sopram os Anjos (Alexandre Guerra) CD Album → Gestação – Música suave para Gestante 3 2002 05:12min


Sobre a Orquestra Experimental de Repertório:

A Orquestra Experimental de Repertório (OER) acaba de completar 20 anos de existência. Para comemorar, a orquestra tem realizado no palco do Teatro Bradesco uma série de concertos com apresentações aos domingos, às 11h.

A OER foi criada no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, a partir de um projeto do Maestro Jamil Maluf. Ao longo desses vinte anos de existência, passaram pela orquestra mais de 600 jovens talentos, que dela saíram para ocupar postos em importantes orquestras sinfônicas do Brasil e do exterior. Sua criativa programação conquistou público e crítica, garantindo à OER um lugar especial no panorama da música sinfônica brasileira.


Sobre o Cinema em Concerto

A primeira edição do Cinema em Concerto ocorreu em novembro de 1994, no Teatro Municipal, com o filme Alexander Nevsky de S. Eisenstein, com música de S. Prokofiev. A partir dessa data foi realizada, com grande sucesso de público e crítica, uma edição a cada ano, com os mais variados temas e estilos de filmes e trilhas sonoras.

A série teve sua última edição em 2007 com um filme italiano dedicado às crianças: Músico de Musicis - A Descoberta da Música Clássica.
Em 2010, a Orquestra Experimental de Repertório comemorou vinte anos de existência. Centro de cultura e treinamento da música orquestral, nestes vinte anos, passaram pela OER mais de seiscentos jovens talentos, que dela partiram para ocupar postos em orquestras do Brasil e do exterior.

Com uma programação que vem conquistando público e crítica, é construída em grande parte sobre séries temáticas, que refletem a diversidade do repertório sinfônico de qualidade que hoje se faz presente nas diversas formas de expressão artística. Para esse ano comemorativo, a OER preparou uma programação especial de concertos e balé, que será desenvolvida no Teatro Bradesco.

Série “Cinema em Concerto” apresentou obras de Alexandre Guerra executadas pela Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de Jamil Maluf



Concerto foi realizado em 11 de abril, no Teatro Bradesco

Durante toda a apresentação serão exibidos trechos dos filmes, séries e documentários que tiveram a trilha assinada por Guerra

O compositor, arranjador e produtor Alexandre Guerra terá parte de seu repertório de trilhas para filmes executada pela Orquestra Experimental de Repertório (OER) dirigida por Jamil Maluf, regente titular, tendo o maestro Juliano Suzuki como regente do Cinema em Concerto. A duração será de cerca de uma hora e será aberta com a palestra “Música no Cinema”.


Guerra, autor de dezenas de trilhas sonoras – feitas para o cinema e para a televisão, para filmes de ficção, documentários e desenhos animados – pode ser ouvido atualmente no horário nobre da televisão. Parte da trilha tocada em Viver a Vida, novela da TV Globo, de Manoel Carlos, é de autoria dele.



Entendendo que as orquestras sinfônicas raramente fogem do repertório tradicional - e que quando o fazem, escolhem compositores contemporâneos internacionais de renome - considero um enorme presente ter minha música executada por uma orquestra sinfônica com o porte e a competência da Orquestra Experimental de Repertório”, afirma Alexandre Guerra.

O repertório foi escolhido entre as composições escritas originalmente para formações sinfônicas ou de câmara. Parte dessas músicas já havia sido gravada anteriormente por orquestras pequenas (cerca de 20 músicos). O material, portanto partirá do original. A outra parte foi criada originalmente para orquestra sinfônica, mas por razões orçamentárias foi produzida com samples e poucos instrumentos acústicos gravados. Por conta disso, foi necessária a transcrição de todo esse material para a orquestra. O arranjo original foi respeitado integralmente.

A apresentação de Alexandre Guerra, que acompanhou os ensaios para ajudar na interpretação e sincronismo das peças com trechos dos filmes que foram projetados, marcando a volta da série Cinema em Concerto, criada pelo maestro Jamil Maluf com o objetivo de mostrar a produtiva parceria da orquestra sinfônica com grandes cineastas e compositores. Após três anos de interrupção, o programa retornou com a execução, pela primeira vez, de um compositor brasileiro de trilhas sonoras.

Durante o concerto, foram exibidos trechos de onze filmes. Há desde imagens de Maysa - realizada e veiculada pela TV Globo no ano passado -, como também a série sobre Amry Klink produzida pela National Geographic e parte do documentário 23 Anos em 7 Segundos sobre o Corinthians.

Repertório:
  • 1. Medley Maysa - Série: Maysa
Direção: Jayme Monjardim
a. Lembrança Direção: Jayme Monjardim
b. Uma janela para o Entardecer / Produção: Globo
c. Na Trilha do Tempo
  • 2. Jobiniana - Filme: Mata Atlântica e os Ciclos da Vida
Direção: Fernão de Lara Mesquita
  • 3. Tema de Abertura - Filme: Um Homem de Moral
Direção: Ricardo Dias
  • 4. Adágio Amoroso Filme: Bodas de Papel
Direção: André Sturm
  • 5. Tema Julia Mann Filme: Julia Mann
Direção: Marcos Strecker
  • 7. Medley “Quem se importa?” - Filme: Quem se importa
Direção: Mara Mourão
a. Vencendo Obstáculos
b. Emocionando
c. Abandonados
d. Nascente
  • 8. Confronto - Filme: O Mistério do Poço Azul
Direção: Mauricio Dias e Túlio Schargel
  • 9. Incidental - Filme: Bugigangue (animação em 3D)
Direção: Alexandre Machado
  • 10. Medley 23 anos - Filme: 23 anos em 7 segundos
a. Apoteose Direção: Di Moretti e Julio Xavier
b. Emotiva Produção: Canal Azul
  • 11. Medley Amyr Klink - Filme: Amyr Klink e o Continente Gelado
Direção: Lawrence Wahba

Nenhum comentário: