terça-feira, 19 de abril de 2011

Rosinha de Valença



Rosinha de Valença (Maria Rosa Canelas) nasceu em Valença/RJ em 30 de Julho de 1941. Ainda criança começou a se interessar por violão, assistindo aos ensaios do conjunto regional de seu irmão Roberto. Estudou sozinha, ouvindo musicas de rádio, e aos 12 anos já tocava violão num regional que animava bailes e na Radio de Valença, acompanhando cantores.

Em 1960 abandonou os estudos para se dedicar a carreira musical, indo para o Rio de Janeiro/RJ em 1963. Através de Sérgio Porto, conheceu, na boate Au Bon Gourmet, o violonista Baden Powell e Aluísio de Oliveira, produtor da gravadora Elenco, que a contratou para gravar seu primeiro disco, Apresentando Rosinha de Valença.

De Conversa Em Conversa


Seu nome artístico foi criado por Sérgio Porto, que costumava dizer que ela tocava por uma cidade inteira.


Ainda em 1963, foi sucesso durante oito meses na boate carioca Bottle's. Seguiram-se apresentações em televisão, rádio, teatro e outras casas noturnas, e em maio de 1964 apresentou-se no show O fino da bossa, no Teatro Paramount, em São Paulo/SP.

Excursionou durante oito meses pelos EUA com o conjunto Brasil 65, de Sérgio Mendes, e gravou dois discos.



Viajou novamente no final de 1965, participando como solista de um grupo de musica brasileira, patrocinado pelo Itamaraty, que se apresentou em 24 países europeus.

ROSINHA DE VALENÇA - "Praça 11" (Herivelto Martins & Grande Otelo) 1965



Foi a violonista do espetáculo Comigo me desavim, de Maria Bethânia, em 1967, e no ano seguinte iniciou uma série de apresentações na ex-URSS(atual União Soviética), Israel, Suíça, Itália, Portugal e países africanos, voltando ao Brasil em 1971.


Trabalhou então com Martinho da Vila, participando de seus quatro LPs seguintes. Realizou depois novas tournées no exterior, e de volta, em 1974, organizou uma banda que teve varias formações e contou com a participação de artistas como o pianista João Donato, o flautista Copinha e as cantoras Ivone Lara e Miúcha.

Rosinha de Valença - Os Grilos São Astros


Um dos espetáculos da sua banda foi gravado pela Odeon, que lançou em 1975 o LP com o titulo Rosinha de Valença e banda. Tem ainda 11 LPs editados no Brasil, EUA, RFA. e França, em diversas marcas, entre as quais RCA, Odeon, Forma, Pacific Jazz e Barclay. Abandonou a carreira artística algum tempo depois, por motivos graves de saúde.



Rosinha faleceu em Valença/RJ, em 10 de junho de 2004.

"Coisas da Vida"
("Coisas da Vida", gravada em 1977 na Emi-Odeon e produzida por Egberto Gismonti. Autoria de Rosinha de Valença. A música também foi gravada na época pela atriz Norma Benguel.)

Eu não sei se comemoro agora
A despedida
Eu não sei se choro ou faço festa
Nesta partida
Eu não sei o que dizer do amor
Ando perdida
Dói meu coração de tanto amor
Coisas da vida

Nossos bons momentos foram tantos
Eu bem sabia
Já não sei o que dizer meu bem
Na despedida

Quem sabe, nova chance eu te daria
Se tempo houvesse
Mas, pensando bem, não vale a pena
Pois só me tem quem me merece
Coisas da vida
Coisas da vida...

FONTE

MPBnet

Nenhum comentário: