sexta-feira, 15 de abril de 2011

Adilson Ramos


Adilson Ramos de Ataíde (Campo Grande /Rio de Janeiro, 7 de abril de 1945) é um cantor e compositor brasileiro. De estilo romântico, sempre apresentou boa vendagem de discos, atuando em shows em todo o Brasil.


Aos nove anos de idade recebeu do pai, uma sanfona de quatro baixos e tocava todas as músicas ouvidas nas rádios. Seu pai, apostando no dom do filho, lhe deu uma acordem e o colocou numa escola de música.

Aos onze anos compôs sua primeira música e dedicou à sua mãe. Aos doze anos passou a fazer parte do Cast do "Clube do Guri" com mais três rapazes do bairro de Santa Cruz, RJ, com o qual, aos 15 anos, gravou seu primeiro disco "Olga", lançado em 10 de abril de 1960.


Adilson iniciou sua carreira de cantor e compositor antes da Jovem Guarda, inspirou-se no rock de Paul Anka e Neil Sedaka e nos brasileiros Cauby Peixoto e Orlando Dias. Antes de seguir carreira solo, fez parte do grupo Os Cometas.


Aos 18 anos gravou, já sozinho, outro disco e o lançou em 10 de abril de 1963, "Sonhar Contigo", composto em parceria com Armelindo Leandro, que vem atravessando gerações, regravada por inúmeros cantores, dentre eles: "Elimar Santos", "Agnaldo Timóteo", "Orlando Dias", "Tânia Alves", "Irmãs Galvão", "Bienvenito Granda", "Orquestra Namorados do Caribe", e outros. "Sonhar Contigo" também fez parte da trilha sonora do seriado novela da TV Globo "Hilda Furacão".


Após fazer os primeiros sucessos na MPB, afastou-se em 1967, retornando em 1972 para, em 1977 gravar o disco que até hoje está no catálogo, com vários sucessos: Sonhar contigo, Sonhei com você, Duas flores, O relógio (versão de Nely B. Pinto da composição El reloj, de Roberto Cantoral), Tão somente uma vez (outra versão, de Solamente una viez), etc.

Em 1972, compôs Fale baixinho, versão de The Godfather, de Nino Rota, que fez parte da trilha sonora do filme O poderoso chefão. Em 1977 compôs o que considerou o disco da sua vida, com sucessos ainda atuais.

Em 1982, mudou-se para o Recife, onde reside até hoje. Em 1984 o LP Em nome do amor pôs 8 faixas entre as mais tocadas. Em 1985, Só liguei porque te amo, versão de I just call to say I love you, de Stevie Wonder, foi outro sucesso.


Não te chamei pra perguntar
Se você pensa em mim, ou se eu posso voltar
Se tens alguém ou se está só
Se outro amor existe agora em meu lugar,

Não te chamei pra te falar, se estou triste
Ou sinto falta de você,
Nem pra dizer o que eu senti
Quando você partiu e me deixou aqui

Só liguei porque te amo
Eu não sei viver mais sem você!
Só liguei porque te amo

Para ouvir a tua voz mais uma vez.
Não te chamei pra te dizer que mesmo longe
Não consigo te esquecer,
nem pra contar que eu chorei
Nem quantas noites eu sozinho te esperei

Não te chamei pra te pedir que me perdoe
Por tudo aquilo que eu fiz.
Nem pra lembrar o que pessou nem quantas vezes
Ao teu lado fui feliz

Só liguei...

Em 1986 gravou o LP "O Iluminado", que teve como o maior sucesso à música "A Chuva me Lembrou Você". Na contra capa trazia um monólogo de autoria do próprio artista, o qual deu o título ao disco: "Sou um homem iluminado pela fé que tenho em Deus, nos homens e num amanhã sempre melhor, sou um homem iluminado pelas mensagens de amor, saudade e recordações que cantando, transmito aos meus irmãos, sou iluminado por ter tantos amigos".

Em 1989, já pela gravadora Continental, gravou o disco "O Carismático", este LP ficou marcado pela homenagem que prestou ao seu inesquecível amigo "Altemar Dutra", gravando um pout-pourrit com alguns de seus maiores sucessos: "Tudo de Mim", "Que Queres Tu de Mim", "Maria Helena" e "Sentimental".


Em abril de 1994 foi lançado pela BMG Ariola um CD que comemorou os 34 anos de carreira, intitulado de "Sempre Romântico". O CD é uma coletânea dos maiores sucessos de sua carreira, e é composto de 24 sucessos, dentre eles os originais, gravados no início da carreira, de "Sonhar Contigo", "Relógio", "Duas Flores" e "Sonhei com Você". Este CD é um absoluto sucesso de vendas que continua em catálogo.


Lançado em dezembro de 1994 pela Warner Continental, "Boleros e Boleros", outro excelente trabalho em sua carreira, no qual usou de toda a experiência adquirida ao longo de seus então, 35 anos de carreira. Esse LP, é totalmente voltado ao romantismo dos boleros, um estilo de música que sempre teve e sempre terá o seu lugar garantido, não sofrendo com o surgimento de novas tendências, pois segundo o próprio artista, o amor é um sentimento que existe em todos os corações humanos, e quem ama é por natureza romântico.

O repertório escolhido a dedo, traz sucessos imortais como: "Eu Vou Ter Sempre Você", "Brigas", "A Porta", "Contigo Aprendi", "Separação" e etc... E novos sucessos: "Você Ainda Mora em Mim", "24 Horas de Amor" e etc... O LP foi produzido pelo mesmo produtor que lançou Adilson Ramos, Paulo Rocco, falecido no início de 1995.


Em maio de 1996 foi lançado um CD com 20 faixas, intitulado "20 Super Sucessos de Adilson Ramos", com 36 músicas e vários de seus sucessos ao longo de seus 36 anos de carreira com novos arranjos, também alguns clássicos da música romântica brasileira como: "Quem é", "Negue", "Ninguém é de Ninguém", "Meu Nome é Ninguém", "Tortura de Amor", "Como Vai Você" e outros imortais sucessos internacionais como: "La Barca", "Unchained Melody", "Recuerdos de Ipacaray", selo "Polydisc", da "Sony Music".

Adilson Ramos, esse disco, se tornou mais um marco em sua carreira, com uma vendagem que o colocou como, o recordista de vendas dessa série, "20 Super Sucessos", tanto que foi convidado a fazer um outro: "20 Super Sucessos Volume 2".


Em Abril de 1998, lançou "20 Super Sucessos Volume 2", no qual, além de alguns sucessos de sua carreira, presta homenagens a vários colegas seus, que ainda hoje estão em plena atividade e sucesso como: "Reginaldo Rossi", "Jamelão", "Moacyr Franco", "Lulu Santos", "Renato e Seus Blue Caps", "Roupa Nova" e outros... Este é mais um sucesso de vendas na carreira de "Adilson Ramos".

Em Março de 1999 lançou seu primeiro CD ao vivo, "Eu e Vocês", gravado na Fun House, uma das maiores casas de shows do Brasil em Recife, PE.


Neste disco, além dos seus grandes sucessos ao longo destes seus 39 anos de carreira, como: "Olga", "Sonhar Contigo", "Sonhei com Você", "O Relógio", "Perfídia", "Lêda", "Solidão", "Só Liguei Porque Te Amo" e muitos outros, Adilson Ramos fez homenagem a alguns amigos de profissão como: Evaldo Braga, do qual ele interpreta o sucesso "Sorria Sorria", Paulo Diniz, com a canção "Pingos de Amor", Alexandre Pires com "Esta Tal Liberdade", seu amigo Altemar Dutra, do qual ele canta um pout-pourrit de sucesso com as músicas "Brigas", "Que Queres Tu de Mim" e "Sentimental Demais", Waldick Soriano, com a música "Tortura de Amor".


Tem também um pout-pourrit relembrando o movimento da "Jovem Guarda", onde Adilson interpreta as músicas: "Esqueça", "Pode Vir Quente" e "Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones". Ouvir este disco, é como se você estivesse participando do show. A última faixa do disco, porém, entrou como um "bônus", foi gravada em estúdio, e é uma música inédita, seu título "Saudade".



No mesmo ano, no mês de julho, é lançado um cd pela gravadora" Polygram Universal", na série "Millenniun", o que muito lhe honra, pois esta série se propõe a resgatar os grandes sucessos deste século. Agora em outubro a BMG Ariola lança outro CD da série "Grandes Sucessos" e reúne 20 grandes sucessos de Adilson Ramos (Coletânia).

Chegou 2000 e a comemoração dos 40 anos de carreira artística de Adilson Ramos. Como marco de data tão significativa, é lançado o CD "Pelo Amor de Uma Mulher" agora pela gravadora "Sony Music". Este CD foi elaborado com o cuidado e zelo de sempre porém com muito mais carinho e atenção.



Seis canções inéditas foram escolhidas: "Telefonema", "Coisas de Nós dois", "Debaixo dos Lençóis", "Vou Seguir Meu Coração", "Eu Me Encontrei em Você" e a canção que dá título ao CD "Pelo Amor de Uma Mulher" música cantada por Adilson e o compositor da mesma "Michael Sullivan".


Oito faixas mais compõe este extraordinário CD, são grandes hits da música popular romântica como:"Que Será" de Dalva de Oliveira, "Pensando em Ti" e "Onde Estás Agora" de Anísio Silva, "Aparências" de Márcio Greick, "Sombras" e "Beijo Gelado" de José Augusto grande sucesso na década de 60, "Verônica" de Maurício Reis e ainda "No Toca-fitas do Meu Carro" de Bartô Galeno, "Pelo Amor de Uma Mulher" mais um grande sucesso na iluminada e consagrada carreira do "Iluminado" Adilson Ramos. Também no ano de 2000 outro CD lançado pela Sony - Super Duelo.



Em janeiro de 2001 a BMG lança uma coleção histórica , relançando em CD os LPs do início da carreira de Adilson Ramos, "2 LPs em 1 CD". No Volume 1 os LPs "Sonhar Contigo" e "Sempre Contigo". No Volume 2 "Feliz por te amar" e "Vou Sair dos Lábios Teus". Este lançamento é realmente uma festa para colecionadores e para aqueles que realmente são fãns de Adilson Ramos.



Também em 2001 são lançadas duas coletâneas de sucessos, uma pela Warner Music intitulada "Popularidade - Adilson Ramos" e outra pela BMG intitulada "Quatro em um" onde canta ao lado de "Carlos Gonzaga/Márcio Greyck e Fernando Mendes". No Final do ano de 2001, foi lançada pela gravadora "Polymusic" uma Coletânea, intitulada "Adilson Ramos - Muito Romantico".


E no ano de 2002 em agosto foi lançado "O melhor de Adilson Ramos", coletânia da gravadora Paradox. Mais um lançamento desta vez independente em 2003. Em agosto o Cantor Adilson Ramos lançou o CD Corpo, Alma e Coração, com 15 músicas inéditas e 2 faixas interativas que você pode ter acesso pelo seu computador. Mais quem pensava que tinha acabado se enganou.

Em 2005 saiu o lançamento de seu DVD - 45 Anos de Aldison Ramos, é no ano seguinte o Cd extraído do DVD em Março de 2006, pela Polydisc, além de mais duas coletânias. A Série BRASIL POPULAR, lançado em Setembro de 2006 pela Sony é a coletânia 30 ANOS DE WARNER, também lançado em Setembro de 2006 pela Warner.


Em janeiro de 2007 outro DVD lançado pela Polydisc, 20 Super Sucessos - Show Romântico, que traz participações especiais de Elymar Santos e Agnaldo Timoteo, além dos shows do próprio Elymar Santos e Cauby Peixoto.

Adilson Ramos recebeu as condecorações de Cidadão Pernambucano e Cidadão Recifense.

Atualmente alterna sua atividade de cantor com a de industrial e comerciante.

Recordes de público



Em 1994 o show Anos dourados registrou um público de 45.000 pessoas.
Em 1999, no Festival da Seresta, promovido pela Prefeitura do Recife, seu show foi visto por 52.000 pessoas.
Em 2002, no Festival de inverno de Garanhuns, novamente arregimentou público de 52.000 pessoas.
Em 2006 o Festival da Seresta", 12ª edição, foi visto por 45.000 pessoas.



FONTE

WIKIPÉDIA

SITE OFICIAL

Nenhum comentário: