sexta-feira, 29 de abril de 2011

Viola de Cocho: Arte e Cores do Paço


A Viola-de-Cocho é um instrumento musical encontrado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância.

Esse instrumento é feito da mesma maneira como se faz um cocho, objeto lavrado em um tronco maciço de árvore usado para colocar alimentos para animais na zona rural. Nesse "cocho" é afixado um tampo e as partes que caracterizam o instrumento, como o cavalete, o espelho, o rastilho e as cravelhas.

A Viola-de-Cocho foi reconhecida como patrimônio nacional, registrada no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro em dezembro de 2004.

O músico Thiago Quevedo, que estudou no Conservatório Brasileiro de Música, e foi aluno da professora Carmelita Reis, uma das mais renomadas musicistas brasileiras - apresenta “Araras da Cidade. Músicas do Mato” com viola de cocho, viola caipira, orquestra e uma belíssima exposição de fotos de araras.

Em versão orquestral são apresentadas obras escritas originalmente para viola de cocho e viola caipira que fazem parte da discografia que acompanha o livro “Araras da Cidade. Músicas do Mato" de Thiado Lopes Quevedo. A junção da fotografia com a música vem para destacar a integração das artes como elementos que agregam ao Meio Ambiente, o esforço pelo cuidado para com a natureza.

O Arte e Cores do Paço, realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS, por meio da Fundação Municipal de Cultura, do mês de maio faz uma integração entre música e imagem, arte e meio ambiente. A sensibilidade musical de Thiago Quevedo resgatou nuanças do som da viola de cocho, instrumento musical considerado um patrimônio cultural brasileiro e suas lentes captaram uma das mais representativas belezas naturais do Brasil, as araras. Espécie que escolheu recantos de Campo Grande para viver.

O trabalho fotográfico de Thiago começou de maneira despropositada, mas aos poucos a beleza das araras passaram a influenciar suas composições e, assim, nasceram músicas como Arara Híbrida e Arara Azul, entre outras obras que farão parte do CD livro com previsão para ser lançado ainda no primeiro semestre de 2011.

A junção da fotografia com a música destaca a integração das artes como elementos que agregam ao Meio Ambiente, o esforço pelo cuidado para com a natureza. O livro aborda a relação entre o quase desaparecimento da viola de cocho e a ameaça territorial sofrido pelas araras estabelecendo a ligação entre a necessidade do planejamento para equilibrar o desenvolvimento e a conservação dos patrimônios cultural e ambiental, levando à reflexão sobre o zelo e as obrigações humanas frente ao Meio Ambiente e a Cultura.

Foram os amigos que me chamaram a atenção para a qualidade das imagens e resolvi então uni-las para a edição de um livro acompanhado de CD, mas antes mesmo de sua edição já apresentei o trabalho em concertos e festivais”, declarou.

O último desafio de Thiago foi selecionar as imagens para a exposição no Paço Municipal, espaço criado por iniciativa do Executivo visando a valorização das artes e dos artistas locais. “Eram muitas e eu gosto de várias, mas consegui escolher as que mostram as araras da cidade e a exuberância dessas aves, que acabaram por influenciar a criação musical com esse peculiar instrumento de nosso mato, de nosso Mato Grosso do Sul”, comentou.

Em seus quadros aparece o contraste entre araras, prédios e fios elétricos e também ninhos que revelam o doce cotidiano dos casais, da reforma do ninho, passando pela espera do parceiro a momentos de carinho.

A apresentação musical que abre a exposição, no dia 02 de maio, às 9 horas, no Paço Municipal, terá como atração Thiago Quevedo (viola de cocho) e o quinteto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande com flauta, clarinete, violino, violoncello, viola e o violão nas mãos maestro Eduardo Martinelli.

A exposição recebe o apoio cultural da Câmara Municipal de Campo Grande, por sua importância para a conscientização ambiental e cultural e estará a mostra na Casa de Leis no mês de junho.

CURIOSIDADES

O músico Thiago Quevedo, que estudou no Conservatório Brasileiro de Música, tocou o violino de eucalipto e disse ter ficado impressionado com a qualidade do instrumento
*Em 2008, o músico Thiago Quevedo e a publicitária Josiane Guerra Niz, de Campo Grande/MS, e visita a Joinville, para buscar um violino, ao passarem por Ponta Grossa, decidiram pesquisar sobre violinos no Paraná e descobriram o Projeto Musicar – Oficina Escola de Lutheria e Orquestra Filarmônica, desenvolvido pelo acadêmico de Engenharia Química da Fateb, com o apoio da instituição e da Klabin. O projeto lhes interessou tanto que decidiram desviar o roteiro da viagem e passar por Telêmaco para conhecer a iniciativa inédita da construção de violinos com madeira de eucalipto....


Thiago mostrou a Wendel a viola de cocho, instrumento típico do pantanal sul-matogrossense. Wendel gostou tanto do instrumento que tirou imediatamente as medidas para produzir uma réplica.
*Thiago e Josiane, que também já estudou música, criaram o projeto MAC – Música, Arte e Cultura, que é desenvolvido na Escola Paulo Freire, em Campo Grande. O MAC tem como objetivo formar músicos, abrangendo não apenas os estudantes em situação de vulnerabilidade social, como também os da escola privada. A grade prevê 6 anos de preparo do aluno, para que possa adentrar numa faculdade de música, ou, ao menos, tornar-se um apreciador da música erudita.

O projeto envolve o aprendizado de violino, viola, violoncelo, violão e viola de cocho, um instrumento típico da região do pantanal sul-matogrossense. A metodologia de ensino, diz Josiane, é adaptada à região e os alunos têm aulas como parte da educação artística, ou seja, a disciplina de música integra o currículo escolar, não exigindo que para aprender música o estudante compareça a outro local, senão a escola na qual já está matriculado.

Thiago e Josiane contam que o projeto surgiu devido à necessidade detectada na região para a valorização da música erudita. “Nosso sonho é uma escola focada na formação do musicista. Nosso foco é preparar a base, com a criança e o adolescente. E a partir disso desenvolver um processo metodológico da formação continuada. Nosso objetivo é divulgar a música erudita, criar a afinidade, trazer o prazer para este estilo também porque não só a música popular é valorosa. Nós valorizamos a música erudita e a cultura regional, foi por isso que o projeto do Wendel nos interessou tanto, pois faz um produto de qualidade com matéria-prima local”, revela a publicitária.

Wendel mostrou aos visitantes seu violino de eucalipto. “A primeira reação de quando pegam o violino é a desconfiança. O que eu sempre falo que vai ser mais difícil de vencer é o tradicionalismo da construção de violinos apenas com madeira importada”, disse a eles. Mas logo em seguida Thiago tocou o instrumento e avaliou: “É um instrumento que me impressionou muito. Achei muito inteligente! Ele está com uma espessura e um verniz que não são ideais e ainda assim está com um som melhor que o de muitos instrumentos por aí. Como este é o primeiro, tenho certeza que ele pode evoluir ainda cerca de 50%. Você está de parabéns! Eu vou querer um”.

Pela faculdade, nós ficamos feliz em ver que tem interesse em incentivar um projeto como este. Para nós é fantástico, porque sabemos que ainda há uma resistência muito grande para conseguir parcerias. É impressionante ver que na região há parceiros que compreendem e apóiam este projeto”, salienta Josiane.

Wendel contou a eles sobre a sua pesquisa com a madeira, o verniz e a fabricação dos instrumentos. Os músicos tinham no carro, além do violino que foram buscar em Joinville, uma viola de cocho, a qual Wendel não perdeu a oportunidade de conhecer. O instrumento pantaneiro interessou tanto ao músico telemacoborbense, que logo ele tirou suas medidas para construir uma réplica. Além de intercambiarem conhecimentos sobre os projetos, Wendel, Thiago e Josiane trocaram dicas sobre lutheria, instrumentos, literatura e música, deixando para avaliação uma proposta de parceria para estudo do comportamento do violino de eucalipto produzido em Telêmaco Borba.
 
FONTE

Capital News

Fateb

Wikipédia

Nenhum comentário: